TCU diz que fará auditorias em agências reguladoras

Sugerido por Assis Ribeiro

Da Agência Brasil

TCU diz que agências reguladoras não fazem dever de casa

Danilo Macedo e Sabrina Craide
 
Brasília – O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, disse hoje (5) que o trabalho das principais agências reguladoras está aquém do desejável, e o tribunal fará, no próximo ano, auditorias em várias delas. A decisão foi tomada depois de uma auditoria, feita para verificar a execução de obras da segunda etapa de concessões de rodovias federais. O trabalho concluiu que 80% delas não foram feitas como era previsto. As obras deveriam ser fiscalizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), chamando a atenção do TCU para que auditorias semelhantes sejam feitas nas demais agências reguladoras.

 
“Nós estamos encontrando muitas inconsistências nos trabalhos das nossas agências reguladoras. Nós vamos fazer seis auditorias no próximo ano. A qualidade dos trabalhos está muito aquém”, disse Nardes. Segundo ele, é preciso desenvolver a boa governança nas agências reguladoras, para que prestem o melhor serviço à sociedade.
 
“Muitas vezes o tribunal entra no debate que cabe muito mais às agências fazer, mas como elas não fazem, nós estamos regulando as agências para que elas façam o seu dever de casa. Infelizmente, muitas vezes, não fazem o dever de casa”, disse. No relatório da auditoria feita no contrato de concessão das rodovias BR-101 e BR-116/376, o TCU informou que há “significativa deficiência dos procedimentos de fiscalização da execução contratual, por parte na ANTT”.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O TCU já faz isso há pelo menos 10 anos

    O TCU já faz isso há pelo menos 10 anos. É só entrar no página do TCU na internet e pesquisar por “acórdão” e o nome da Agência Reguladora.

    Aqui um recente, Acórdão 3405/2013, auditoria na Anac, ANP, Anatel e Aneel.

    http://www.tcu.gov.br/Consultas/Juris/Docs/judoc/Acord/20131206/AC_3405_48_13_P.doc

     

    Em geral o TCU faz auditorias periódicas, digamos de 3 em três anos. Auditam, relatam as “não conformidades”, e apresentam uma lista de recomendações do que deve ser “corrgido”. Daí uns 3 anos depois fazem nova rodada de auditorias para ver se as recomendações foram atendidas ou não. E assim caminha a humanidade.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador