Alckmin anuncia multa de 30% para quem gastar mais água

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem (21) uma multa de 30% a mais na conta dos moradores da Grande São Paulo que gastarem mais água do que a média dos últimos meses. A medida passa a valer já no próximo mês.

A medida do governador de São Paulo foi anunciada durante uma visita a cidade de Franca, no interior do estado. Hoje (22), o sistema que abastece a capital paulista, Cantareira, registrou a marca de 11,9% do volume útil disponível nas represas, a mais baixa da história.

A conta para a escassez de água vai para o bolso da população. Em fevereiro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já havia iniciado uma campanha para a economia de água, oferecendo um desconto de 30% na conta de quem economizar 20% da média mensal. Nesse período, cerca de 75% dos consumidores conseguiu reduzir o consumo de água e quase metade conseguiu os 30% de bônus, segundo divulgação do secretário Mauro Arce à rádio CBN.

Outra medida de Alckmin anunciada é a interligação do sistema Cantareira com um braço da represa Billings, que abastece parte da região do ABC paulista, com a intenção de aumentar a oferta de água. Segundo o governador, a operação deverá ter início nos próximos meses.

Geraldo Alckmin não especificou quanto de consumo a mais gerará a multa de 30% na conta de água.

Com informações do Portal Vermelho e G1 Ribeirão e Franca.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROJETO: PARA SP ECONOMIZAR ÁGUA

    Mandei um projeto para o Governo de SP, mas os caras fazem tudo errado! Multar não é a solução! 

    Rio de Janeiro, 12 de março de 2014 Governo de São Paulo: Geraldo AlckminAssunto: PROJETO PARA ECONOMIZAR ÁGUA (SP) Prezado governador, fico preocupado os meus irmãos paulistanos de sofrerem bastante, com a falta de água, pois sem ela, muita gente, infelizmente vai sofrer, como, as crianças, idosos, animais, etc. Por isso, gostaria de sugerir um projeto, para que o povo paulistano, se esforce para economizar água, após o desconto na conta, o governo paulista, poderia criar uma promoção, loteria, ou uma raspadinha, e premiar quem conseguir economizar água, pois com mais essa novidade, o povo, pode ficar mais animado e consciente, para colaborar com esse momento tão difícil, para todos os paulistanos. Governador todo mundo tem, que entrar nessa luta, e todas as armas nessa batalha, tem que ser usadas, para contar com a ajuda do povo.

  2. Tiraram o desperdício e

    Tiraram o desperdício e colocaram “gastar”.  Não há nada de errado em cobrar de quem desperdiça, na minha visão. Talvez esse seja um bom momento para nó refletimos sobre isso. A água pode acabar sim. Tem erro de gestão? Claro, mas tbm ignorar

    1. A globo news que já fez

      A globo news que já fez alguns programas sobre “possível apagão”, resultado da má gestão do PT claro, ontem só mostrava uma legenda na tela falando de descontos e multas , mas não explicava por quais motivos.

  3. Incrivel

    O assunto da midia é a má gestão do sistema telebrás e da Petrobrás ,como já foi dito aqui ,está na boca do povo o aincrivel,a maior cidade da AL está prestes a ficar sem agua e não há culpados,há apenas gastadores de agua que serão multados, bandidos põem fogo em 20% da frota de uma empresa em Osasco e todo mundo sabe quem são esses bandidos menos a imprensa e policia de SP,acabou o feriado e volta as panes da malha ferroviaria e ninguem mais noticia ,temos de seguir no twiter dos usuarios.

    O que aconteceu na adiministração publica do estado de SP ?

  4. Atitude cretina

    Nassif,

    Sobre o nível dosreservatórios de água, o desgovernador fez cara de paisagem durante todo o seu governo, período em que a principal preocupação da Sabesp foi distribuir o lucro entre os seus acionistas, deixando inteiramente de lado o investimento $$$ que mitigaria a vergonhosa situação de agora.

    Prá tentar escapar do rodízio, eufemismo tirado da cartola pelo desgovernador para evitar pronunciar o termo certo, RACIONAMENTO, a solução mágica é típica de um tucano, paulada segura $$$ naqueles que tem menos prá gastar, porque os abonados, abonados são.

    Isto de agora me faz lembrar a atuação deste mesmo desgoverno “amigo do pooovo” no lamentável caso Pinherinho – recusou a ajuda oferecida pelo governo federal prá, mais adiante, baixar o porrete sem dó nem piedade naquela população pobre.

    Quanto à tal multa de 30% –  E se o fulano ficou, por motivo justificado, fora da cidade nos últimos dois ou mais meses, como fica ? É, a vida já esteve melhor pro lado dos paulistas da Grande São Paulo. 

  5. Bom, agora que foram

    Bom, agora que foram descobertos os culpados (os moradores, esses insensíveis), está configurado definitivamente que vivemos um racionamento de água em São Paulo. Ou não? Continuarão a ser usados malabarismos gramaticais pra evitar a palavra maldita, especialmente na mídia amiga?

    E por falar nela, nada de cobranças ao governador sobre a sua “gestão” nesse caso? Nem um editorialzinho? E depois vem uns e outros na cara dura acusar o Nassif de ser chapa-branca…

  6. Tá certíssimo!
    Premia quem

    Tá certíssimo!

    Premia quem economiza e multa quem desperdiça.

    Comparar abastecimento de água com eletricidade é ridículo…

    Existem fontes de energia alternativas, como termelétricas, solares, eólica.

    Qual a fonte de água alternativa?

    Se o governo federal não fosse populista, já que já errou ao deixar de fazer linhas de transmissão que forneceriam anergia de fontes já instaladas, lançaria uma campanha de esclarecimento, mas a única campanha que interessa é a eleitoral.

    Se o Brasil tivesse crescido 50% do que o governo acreditava já estariamos em racionamento.

    O PIBinho tem suas vantagens!

     

     

    1. Só agora?!?!?

      Um pouco tarde a ação do Governo de SP. Se fosse sério, ou populista, como queira, isso seria uma pplítica perene da SABESP e não uma medida paliativa.

    2. Concordaria se…

      …esse governo não estivesse 20 anos “fazendo gestão em SP”,hoje SP é um estado inerte as estradas foram privatizadas ,há uma linha de metro privatizada em que as estações nunca foram entregues,tudo que os tucanos fizeram em SP foi privatizar,na imprensa eles pairam sobre os problemas como se fossem deuses no olimpo ,a situação em SP está cada dia pior!

       

       

    3. Eu não li isso…

      “Premia quem economiza e multa quem desperdiça…” rsrsrs

      Em primeiro lugar, quem economizar não vai ser premiado com nada, só evitará uma multa. E quem não economizar, simplesmente vai pagar uma multa… adivinhe qual classe está pouco se lixando para uma multa em suas contas??

      E seu parágrafo sobre linhas de transmissão… bem, a crise é de água, não de energia elétrica. Enfiou o governo federal no seu comentário sem necessidade.

      Como bem disse outro comentarista: o pobre vai economizar para o rico continuar gastando água à vontade.

      1. A maldade é muito maior.

        A maldade é muito maior. Fizeram a turma e economizar dando um descontozinho e fazendo a média abaixar, Agora que está bem baixinho o consumo, vem a MULTA de 30% para quem exceder o limit médio. Vai ser fácil, fácil.

  7. A Indústria das multas dos

    A Indústria das multas dos Tucanos nas estradas paulistas agora também vai para a água… Enquanto isso, os diretores da SABESP estão ansiosos para saber o tamanho do bônus que receberão referentes aos lucros do 1o Trimestre de 2014. Abusam da nossa inteligência a mais não poder… E a nossa grande Imprensa paulista nem aí. 

  8. O governador e seus

    O governador e seus secretários são incompetentes e nós contribuintes pagamos a multa.

    Parece que a lição do apagão de 2001, versão fhc não foi aprendida pelos tucanos.

    Alckmin está a tempo suficinete no governo (10 anos ou 4 + 6 anos ou 2011-2014 + 2000-2006) para ter melhorado o sistema cantareira e ter feito muita coisa em São Paulo.

    Acho que outubro de 2014 é finalmente o ano de demitir um gestor incompetente, Alckmin, de um partido inerte, o psdb, também conhecido como o partido do apagão (da luz, da água, do transporte público, da educação, da saúde, …)

    1. Há quase 10 anos!

      Há quase 10 anos os tucanos souberam desse possível caos. Incompetentes, nada fizeram e agora sobra o sofrimento para o povo paulista. Talvez eles tivessem assuntos mais “sérios” para se preocupar. Como temos conhecimento…

  9. Traduzindo a decisão elitista e segregadora do Alckmin

     

    Rico pode gastar água a vontade, pois paga os 30% a mais dando risada. Pobre não pode pagar os 30% então vai ter que racionar para não faltar água para os ricos. É isso simplesmente.

    1. Perfeito Eduardo Pereira! É

      Perfeito Eduardo Pereira! É exatamente isto que o picolé de xuxu (derretendo) pretende! Explicando melhor: manter os votos da classe média alta e dos ricos, que irão gastar a água que quizerem e ferrar o resto da população.

      Será que eles fizeram a conta certinho? Será que os votos dos abastados (abestados) serão suficientes para ganhar a eleição? Creio que o ódio disseminado nesta trapalhação (trapalhada decisão) discriminatória germinará em frutos de fel nas eleições de outubro em São Paulo. O governo de SP deveria ter sido honesto e duro com a população, como um todo, e talvez pudesse colher melhor resultado do que se avizinha no horizonte…

  10. Devia haver uma multa

    Devia haver uma multa progressiva. Quem consome o mínimo não pagaria nenhuma multa, agora quem tem piscina em casa ou prédio, por exemplo, deveria pagar percentuais maiores. Algo assim, porque senão, fica igual ao apagão, tinha gente que já consumia o mínimo possível e ficou à luz de velas. 

  11. Caro Nassif e demais
    Paga os

    Caro Nassif e demais

    Paga os 30%, depois entra com algum recurso, de algum amigo tucano, além da restituição, ainda ganham um extra por algum motivo que acharão.

    Saudações

  12. por qualquer critério de avaliação…

    todo curral eleitoral é proibido……………..

    mas aí um tucano inventa um curral eleitoral aquático para ricos e fica por isso mesmo, para o povo em geral

  13. Sabesp perde 50% da agua

    A mais e 10 anos atrás um amigo meu, gerente de uma área da Sabesp disse-me que a perda de agua nas tubulações é acima de 50%, e que nada estava sendo feito. Confirmou-me outro dia que continuaran a não fazer nenhum plano de reparos importante e que as perdas devem ser ainda maiores. Em suma os governos do pSDB, neste último 20 anons, não fizer nenhum reparo importante nas tubulações (o preço da agua era dado pelo consumo, adicionando-se o lucro desejado), não fizeram nenhum  estudo de novos suprimentos, para uma cidade em crescimento explosivo (ainda) e avisados a mais de um ano que as reservas eram baixas e a que a entrada de agua era muito menor do que a saída e aí por diante, não fez nenhuma previsão de catastrofe  e agora quer multar 30% (não sei sobre o que?) e acha que isto resolve o problema.

    A estação sêca (outono / inverno) está chegando e mesmo sendo ela for normal, a falta de agua será fatal. Se o inverno for mais seco, vai haver muito pouca agua. AGORA SE SOMAR UM INVERNO SÊCO, COM UM NOVO VERÃO TAMBEM SÊCO  a região mais populosa e importante do país vai acabar!

    Este governo estadual é uma lerda mesmo! 

  14. Pra água não gastar

    Atenção

    Se pretendia  casar ou juntar, nem tente.

    Se tiver parente que esteve fora e que voltar, não deixe

    Se tem casa vazia, e ia alugar, esquece.

    Se ia fazer um puxadinho, repense.

    Se vem aí um filhote, não sei como, mas adie.

    Pois  se sonsumo aumenta, voce ganha do Alkimin,

    uma multa de presente.

     

     

     

     

     

     

  15. ou seja….marido chega em

    ou seja….marido chega em casa, pega esposa no sofá com outro homem……decidi vender o sofá!!!   Investir, que é bom…nadica de nada.  Sabesp indo para o ralo!!!

  16. Este canalha aumentou o gasto

    Este canalha aumentou o gasto de água no Palácio dos Bandeirantes durante a crise de abastecimento. Ele será multado na forma da Lei? Se ele não for multado vou rasgar a multa quando recebê-la. Direi que estou seguindo o exemplo do governador paulista.

  17. Deixar a rede com vazamentos

    Deixar a rede com vazamentos de água da ordem de 37% (TRINTA E SETE PORCENTO) do volume produzido não é desperdício? quem vai cobrar a SABESP?

  18. O nome disso é Racionamento.

    Na época do apagão de FFHH o consumidor podia consumir um valor príoximo à média dos últimos 12 (doze) meses para não pagar um sobrepreço na tarifa.

    A média era a base para a ração de energia mensal que estava disponível para a residência – e tinha acabado de compra o imóvel novo, que maravilha, não!

    Essa multa sobre a média do consumo de água é justamente a ração mensal de água. Uma distribuição controlada da água para os consumidores.

    Vamos acabar com o eufemismo.  O Governador acabou de instituir o racionamento. Só não chamou o sujeito pelo nome, pois, pra o Governador, o nome do filho dele é feio.

  19. KKKKKKKKKKK

    Para o Governo do “mais preparados”, minha idéia para economizar água.

    Criar o Bolsa Turista, para a população viajar nos finais de semana e tomar banho somente aos sábados nas casas dos parentes e hoteis do interior.

  20. Pôxa…
    Eu esperava, faltar

    Pôxa…

    Eu esperava, faltar aeroporto, estradas, estádios, banda larga com muita bagunça….

    Mas, será que SP vai deixar faltar água na copa?

    Essa eu não esperava….

  21. Numa das grandes metrópoles

    Numa das grandes metrópoles onde mais chove no planeta (Los Angeles está em um semi deserto, Nova York tem chuvas à metade de São Paulo, Moscow na Rússia quase um terço das chuvas em São Paulo e mesmo no Rio de Janeiro chove menos que aqui…), o Governador, depois de mentir sem parar com a ajuda da mídia amiga e irresponsável anuncia o inevitável, o racionamento de água. Mas é um racionamento que ele jocosamente, junto com a mídia sua parceira, chama de multa para quem gastar mais água. Durante dois meses o Governador Alckmin lançou campanha dando descontos a quem economizasse. Houve economia e colaboração da população baixando o consumo em 20/30%. Espertamente agora disfarça o racionamento impondo multa a quem ultrapassar a média dos últimos meses já baixa pelos descontos que ofereceu. Se isso não é um estelionato (o 171 do código penal) e uma ação prá lá de ilegal, não sei mais em que mundo vivemos aqui na Província de São Paulo de Piratininga. Com a palavra o MP Paulista (kkkkkkk) e o MP/Federal que em tese têm a função de defender a população dos desmandos públicos e privados.

    Quanto a SABESP teve de uma administração pública (o governo estadual dispõe do seu controle acionário)  temerária, irresponsável ao não fazer os investimentos em captação, redução de disperdícios e mais, quanto distribuiu de dividendos aos seus acionistas em prejuízo à sua verdadeira finalidade pública é o que deve o MP/SP e o MPF pesarem em sua ação em prol da defesa do interesse público. Neste caso a inação do MP/SP ou seu silêncio não serão mais toleráveis sob pena desta instituição perder o pouco que lhe resta de credibilidade no Estado de São Paulo.

  22. Qual a novidade ?
    Qual a novidade se tratando de um governo tucano ? quem sempre paga a conta pela incompetência e descaso deles não é o povo não foi isso que FH fez por ocasião do apagão elétrico que provocou o racionamento de energia em todo país aumentou as contas de energias em vários dígitos.

  23. A falta de água em Sampa deve

    A falta de água em Sampa deve ser por causa da tubulação que Serra fez até Sergipe,kkkkkkkkkk. E agora, como é que fica a massa cheirosa? Fedorenta?

  24. Qual a novidade ?

    Qual a novidade se tratando de um governo tucano ? quem sempre paga a conta pela incompetência e descaso deles não é o povo não foi isso que FH fez por ocasião do apagão elétrico que provocou o racionamento de energia em todo país aumentou as contas de energias em vários dígitos.

  25. Absurdo

    Fico imaginando! Quer que nós paguemos o custo da ineficiência do planejamento. Já economizo pois reúso parte da água da chuva simplesmente retirando os condutores (que entupiam com as folhas) e deixando a água cair em latões tampados por telas (impedir mosquito da dengue de se instalar). Lavo roupa duas vezes por mês, quintal com a agua que guardei da chuva. meu consumo é o mínimo 10m³ por mês. Se receber visitas, os filhos que estão estudando fora…vou ultrapassar minha média. É justo pagar mais? Que política pública é esta? Deixa gastar como quer pois não há educação para a economia… só na época em que os reservatórios estão baixos…..meus vizinhos varrem a calçada com água e agora podem economizar e pagar menos. eu, que sempre economizei, provavelmente vou ser penalizada. Que lógica é esta? mesmo por que os maiores consumidores são a agricultura (70%), industria e comércio. O Governador sabe disto?

    1. Tem toda razão, Malu.

      Tem toda razão, Malu. Infelizmente é assim mesmo que as coisas funcionam no Brasil. Basta lembra a tragédia (há muito anunciada) das chuvas no Rio, que há alguns anos matou mais de mil pessoas. O que foi feito pra prevenir uma nova tragédia como aquela, que nem mesmo foi a primeira do gênero? Praticamente nada. E de lá pra cá já ocorreu o mesmo em SC, em MG, em outros lugares. Como eu já disse, temos sorte de não ter de lidar com nevascas nem com terremotos nem com tsunamis nem com grandes inundações como as que ocorrem no sudeste asiático… os os mortos se contariam em centenas de milhares.

      Isso de dona de casa lavando calçada todo dia e outras formas de desperdício de água é algo que realmente me incomoda. Água tratada é um bem escasso e, como tal, não pode ser barato como é no Brasil. Entendo que o consumo de água deveria ser tarifado com escala exponencial.

  26. Mesmo partido, mesmo objetivo $$$

    O triste é ver tanto esforço para economizarmos água, o Brasil em uma das poucas vezes se conscientizou… Infelizmente o capitalismo está acima de todos os interesses, acima da vida.Emoticon frown
    ajuda para divulgar o que acontece na nossa cidade e para as devidas providências, enquanto o mundo economiza, Sumaré incentiva o gasto $$$

    O MESMO PARTIDO, COM O MESMO OBJETIVO… ELES NÃO LIGAM OU INCETIVAM O GASTO OU A ECONOMIA, ELES QUEREM RETORNO FINANCEIRO!
    http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/moradores-reclamam-do-aumento-do-consumo-minimo-de-agua-em-sumare-sp/4288013/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador