Bolsonaro diz que terá parceria com Israel para dessalinizar água no Nordeste

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, disse hoje (25) que fará parcerias com Israel para beneficiar o Nordeste com projetos de dessalinização de água. Por meio de seu perfil no Twitter, Bolsonaro afirmou que o futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitará em janeiro instalações de dessalinização, plantações e o escritório de patentes no país do Oriente Médio.

Ainda em janeiro, espera-se que seja implantada no Nordeste brasileiro uma instalação piloto para tirar água salobra de poços, dessalinizar, armazenar e distribuir para a agricultura familiar da região.

“Também estudamos junto ao embaixador de Israel e empresa especializada testar tecnologia que produz água a partir da umidade do ar em escolas e hospitais da região. Poderemos, inclusive, negociar a instalação de fábrica no Nordeste para venda desses equipamentos”, escreveu no Twitter.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. obter água de desumidificadores de ar?

    obter 0,003ou4 gotas de litro condensadas por hora?

    se nem no sul funcionou a ponto de compensar os custos, imagina no nordeste

     

    Brasil será saqueado de todas as formas, com governo deixando de lado o que já funciona muito bem e naturalmente e, como se não bastasse, ainda pagando para ser enganado(?) por estrangeiros.

  2. O país que tem a maior reserva hídrica do mundo pagando …..

    O país que tem a maior reserva hídrica do mundo pagando royalties para ter água!

    Tem alguma vantagem de se ter um presidente Burro? Além das piadas que ele vai gerar enquanto estiver no poder, nenhuma!

    Pois a primeira grande piada é a dessalinização como solução para a falta de água no Nordeste, uma ótima piada, porém uma piada de tremendo mal gosto, pois pela primeira vez no mundo o país que de longe possui a maior reserva hídrica do mundo poderá começar a pagar royalties para outro país que o déficit hídrico é imenso.

    Pois Bolsonaro, encantado pelas soluções maravilhosas da grande tecnologia do Estado de Israel em dessalinizar água do mar para o consumo de um é simplesmente uma questão de vida e morte pois o país na realidade não tem água.

    O processo empregado em Israel, de osmose reversa, é um processo foi concebido por Jean-Antoine Nollet em 1748, e vem sendo pesquisado em processos industriais desde 1950 nas Universidades da Califórnia em Los Angeles e na Universidade da Flórida. Quem começa a utilizar a nível industrial foi a cidade de Cape Coral, Flórida em 1977 e atualmente produz mais de 56.000 m³ de água por dia. Atualmente Israel possui as maiores plantas de dessalinização do mundo, a planta de dessalinização da empresa Sorek produz um volume de 624.000m³/dia, que resulta numa vazão de 7,22 m³/s.

    Mas o mais importante seria a comparação entre o custo do metro cúbico da água do adicional que a transposição implica nos custos da água em comparação com a água dessalinizada.

    Supondo que o preço da água do projeto do Projeto da empresa Sorek israelense, fosse transferido para o Brasil, sem levar em conta os custos de royalties e lucro da própria empresa, em Israel, com todos os subsídios governamentais, com taxas de juros muito mais baixas que são cobradas em Israel (algo significativo para projetos de longo prazo) e sem outros problemas cambiais, o custo em Israel é de 0,5EUR/m³ (dado European Investment Bank), se fizermos as mesmas considerações que foram feitas Controladoria Geral da República, de uma inadimplência de 50%, impostos de 25% e perdas de energia elétrica, somando a isto uma perda de água de no mínimo 30%, praticamente inexistente em Israel, teríamos um custo por metro cúbico de água para a Paraíba (onde o custo é mais alto) de 1,625EUR/m³, ou seja, na taxa de hoje (25/12/2018) de R$7,23 por m³, como na Paraíba a água é cobrada R$2,98, significa que sem mesmo considerar outros custos, que denominaremos custo Brasil, a mais barata água dessalinizada do mundo é no mínimo duas vezes e meia mais cara do que a água convencional e cara brasileira.

    Porém há ainda algo mais sério, a total ignorância que o futuro governante brasileiro e seu ministro astronauta tem do que já ocorre no nosso país. A consultora técnica norte-americana, Dow Water Solutions, que simplesmente ajuda a expansão das redes de dessalinização para regiões longe do mar, já ajudou a instalar nada menos nada mais de 508 unidades dessalinizadoras para estados do Nordeste e Minas Gerais para água salobra (que tem um custo muito mais baixo do que água salgada do mar). Já a cidade de Fortaleza está num estágio avançado na composição de uma PPP para e instalação até 2020 uma unidade de dessalinização com a capacidade de 1m³/s.

    O nosso bobo alegre presidente, junto com seu ministro astronauta, parece que nem sabem a onde é o nordeste, e numa pirotecnia que pode custar muito caro ao país, ficam encantados com as promessas de seu novo aliado mais chegado, o governo de Israel, que simplesmente deve ter falado qualquer coisa, para quem não entende nada de nada, que eles tem a solução miraculosa, e chegam a aplicar a imensa mentira que esta água serviria para a agricultura, algo que na realidade produziria hortifrutigranjeiros com um preço no mínimo dez vezes os preços em qualquer banca de verduras em qualquer parte do Brasil.

    Para quem não sabe as vantagens de ter um presidente burro, já vou avisando, exceto as piadas, nenhuma, porém as desvantagens são milhares e cada uma custando ao bolso dos brasileiros.

    PS: Até me esqueci, para esta água israelense, pagaremos royalties pelo o uso de suas membranas para a osmose inversa.

     

    1. Obrigado pelos comentários

      Obrigado pelos comentários informativos. Foi a primeira referência técnica que encontrei na Internet sobre qual tecnologia nos está sendo oferecida, agora já sei que é osmose reversa, e portanto já posso julgar um pouco o processo (por exemplo, exigirá bombas que geram mais de 40 atm de pressão se for dessanilizar uma água com salinidade próxima à do mar e gerará uma água ainda com uma salinidade residual alta, cerca de 500 ppm), mas gostaria de saber agora qual o princípio da tecnologia desenvolvida pela Embrapa, você tem essas informações ou saberia me indicar onde encontrar? Sou um curioso e gosto de me manter atualizado sobre essas tecnologias.

       

  3. Mais barato captar Água do
    Mais barato captar Água do Aqüífero Guarany.

    Quer ser popular como Lula. Lavando roupa, para passar imagem de pessoa simple, e levando água ao povo do Nordeste.

    Putz ! Tudo nesse cara é falso

  4. burrice e o maior dos pesadelos…

    quando um governante se recusa a basear suas decisões na inteligência dos outros

     

    no fascismo a autoridade maior sempre foi baseada na ignorância

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador