Brasil do crescimento ou da estabilidade estática?

Estava vendo alguns dados sobre os 8 anos do FHC e até o ano de 2008, parei quando vi os dados da educação universidades novas 10 a 0 para o Lula(goleada de futebol), extensões universitárias 45 a 0 para o Lula(imaginei um time profissional de basquete contar um amador, isso só no primeiro quarto), cheguei então em escolas técnicas 214 a 0 para o Lula( isso seria que placar? Pensei em um time profissional de basquete contra um sub 15(será que o sub 15 pode ser tão ruim?)).

Falam que o FHC criou a estabilidade com um plano econômico que pôde gerar toda essa bonança que temos hoje. Mas, o plano real surge a partir do Programa de Ação Imediata – foi um conjunto de medidas econômicas elaborado em julho de 1993 ainda no governo Itamar Franco em FHC era o seu ministro da fazenda.

Então praticamente tivemos de 1994 até dezembro de 2002, sem que se pudesse construir uma universidade? Será que poderia quebrar o país? Venderam (ou doaram) Vale, Embraer, etc, etc, etc… Acabaram com as ferrovias dentre tantas outras coisas, por conta da tal estabilidade, com isso construir uma escola técnica nem pensar!

Tinha crise no México e o Brasil quebrava e no dia seguinte tava com o pires na mão em frente ao FMI, crise na Rússia lá íamos nós de novo com outro pires, se especulassem que ia ter uma crise lá íamos nós para o buraco, mas afinal sortudo é esse tal de Lula só navega em mar calmo, então como praga de gente que não gosta de ver as coisas indo bem, veio a pior crise desde 1924 e pior nos EUA a maior economia do mundo, logo se esperava lá vai o Brasil para o tal buraco novamente. O presidente “O cara” os que muitos chamam pejorativamente e preconceituosamente de “Analfabeto” disse que seria uma marolinha, foi humilhado por muitos nobres senadores que passaram 8 anos dourados da estabilidade e sem crédito para comprar uma caixa de fósforo no exterior, lembram que no horário eleitoral gratuito desses partidos passava a tal da marolinha toda hora.

E não é que foi uma marolinha mesmo, alguém pediu desculpas pelos desaforos ditos? Acho que o silêncio falou muito.

Pois bem 8 anos de estabilidade e nem uma extensão universitária, iria abalar a dita estabilidade, afinal foi nessa estabilidade que o “sortudo” Lula navegou e prosperou, tem gente que tem muita sorte e competência nenhuma. Penso que é o caso daquele técnico de futebol que passou anos no mesmo clube sem ganhar nada, como não ganhou nada, entra outro em seu lugar, não é aquele técnico formado nas melhores escolas, não é aquele técnico com nível superior, é uma técnico que aprendeu na luta e de repente esse novo técnico, muda os jogadores, esquema tático e começa ganhar tudo, “SORTUDO” esse tal técnico.

Imaginar que mudar a história de um país em 8 anos, isso em termos de história de mais de 500 anos, o que significa? Como se fosse um minuto em uma hora. E agora esse técnico vai passar o cargo e que seu auxiliar técnico e que ele confia e que vai seguir o seu trabalho, mas esse é um clube democrático e vai ter eleição para o cargo de técnico, e como principal adversário temos aquele grupo dos 8 anos de estabilidade, sem universidades, sem extensões universitárias e sem escolas técnicas, também sem indústria naval e sem tantas outras coisas, mas com estabilidade e sem mobilidade social, com estabilidade e com o salário mínimo bem mínimo.

Está na hora de decidir se queremos aqueles da estabilidade estática e imóvel ou vamos continuar crescendo para ser o grande país para todos e todas.

Agora é Dilma 13!

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador