As enchentes fatais dos último anos

Por alex

RIO: QUER INFORMAÇÃO CONFIÁVEL?

Da BBC Brasil

Enchente no Rio está entre as mais fatais dos últimos 12 meses no mundo

As enchentes desta semana no Rio de Janeiro já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Já nos últimos 12 meses, a inundação no Rio está entre as quatro mais fatais do mundo.

Segundo o último boletim do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, divulgado às 14h, 113 pessoas teriam morrido em decorrência das chuvas que tiveram início na última segunda-feira. O número de pessoas desaparecidas não foi divulgado.

Segundo levantamentos preliminares do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred, na sigla em inglês), feitos a pedido da BBC Brasil, as outras três enchentes que mais mataram pessoas nos últimos 12 meses aconteceram na Índia e na Arábia Saudita.

O Cred, sediado na Bélgica, coleta dados sobre catástrofes há 30 anos e fornece estatísticas para pesquisadores de todo o mundo.

O pior incidente aconteceu na Índia, onde as chuvas de monções em julho do ano passado em diversas partes do país deixaram 992 pessoas mortas. Em setembro, outras 300 pessoas morreram, também em inundações na Índia.

A lista é seguida por inundações na Arábia Saudita, em novembro, com 163 mortos. O Rio fica à frente de Serra Leoa, onde 103 pessoas morreram devido a enchentes em agosto.

Pobreza

Outra enchente no Brasil – que inclui as inundações no litoral do Rio e São Paulo, em janeiro – era até esta semana a mais fatal no mundo em 2010. Naquela ocasião, 74 pessoas morreram, segundo o instituto belga.

As piores enchentes

Nos últimos 12 meses:

Índia, em julho: 992 mortes

Índia, em setembro: 300

Arábia Saudita, em nov.: 163

Rio de Janeiro, em abril: 113*

Serra Leoa, em agosto: 103

Em 2010 (dados preliminares):

Rio de Janeiro, em abril: 113*

Brasil (RJ e SP), em janeiro: 74

França, em fevereiro: 45

Em Portugal, em fevereiro: 42

No México, em janeiro: 41

No Cazaquistão, em março: 37

* dado do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Fonte: Cred

As outras enchentes mais fatais registradas neste ano pelo Cred foram em Madeira, em Portugal (42 mortos em fevereiro), no Cazaquistão (37 mortos em março), no México (41 mortos em janeiro) e na França (45 mortos em fevereiro e março). Os dados deste ano ainda são preliminares e estão sendo revisados pelo centro.

No Rio de Janeiro, a maior parte das mortes foi causada por deslizamentos em Niterói e na capital.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador