CNI-Ibope: cresce popularidade de Dilma e 52% aprovam governo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que Dilma Rousseff (PT) chega ao final do primeiro mandato como presidente da República com 52% de aprovação. Segundo o estudo, subiu quatro pontos o número de pessoas que aprovar a maneira que a petista governo o País. Em setembro, este índice era de 48%. O percentual dos que desaprovam baixou de 46% para 41%.

Neste intervalo de tempo, os que consideram o governo ótimo ou bom cresceu pouco, de 38% para 40%, e aqueles que acham o governo ruim ou péssimo baixou de 28% para 27%, ambos dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

Entre os entrevistados, 51% disseram que confiam na presidente, seis pontos percentuais  acima dos 45% registrados em setembro, um mês antes de Dilma ser reeleita para o segundo mandato em uma das eleições mais disputadas da história. A confiança na petista aumentou principalmente entre as pessoas que moram na periferia, onde alcançou 56%. Nas capitais, mesmo com o crescimento de oito pontos percentuais frente a setembro, o número dos que confiam na presidente, que é de 45%, é inferior aos 48% que não confiam.

Melhora performance no Sudeste

A pesquisa revela ainda que a  avaliação positiva do governo melhorou sobretudo na região Sudeste, onde o número dos que consideram o governo ótimo ou bom cresceu oito pontos percentuais entre setembro e dezembro.

A aprovação da maneira de governar da presidente recuou 13 pontos percentuais nos municípios com até 20 mil habitantes e ficou em 56%. Nas cidades com mais de cem mil habitantes, esse número aumentou 8 pontos percentuais e alcançou 45%.

Segundo o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, apesar da melhora da popularidade no terceiro trimestre, o governo ainda não recuperou os níveis de aprovação anteriores aos protestos de julho de 2013. 

Antes das manifestações populares, o percentual de pessoas que considerava o governo ótimo ou bom oscilou entre 48% (julho de 2011) e 63% (março de 2013). Depois dos protestos, variou de 32% em julho de 2013 a 40% em dezembro deste ano. A aprovação da maneira de governar da maneira de governar da presidente, que oscilava  de 67% (julho de 2011) a 79% (março de 2013) recuou para os atuais 52%.

Combate à pobreza é o ponto forte

Nesta edição, a pesquisa também sondou junto aos entrevistados os pontos positivos e negativos do primeiro mandato de Dilma. 

“A percepção da população é que o governo tem uma atenção especial com a questão social e com a assistência aos mais pobres”, avalia Renato da Fonseca. “O combate à fome e à pobreza é considerado, espontaneamente, o principal aspecto positivo do primeiro mandato, citado como um dos três principais por 24% da população”, afirma o levantamento. 

Em segundo lugar, com 17%, aparecem os investimentos em programas sociais. Depois, com 15%, a população elegeu o investimento na área de educação.

Entre os aspectos negativos, destaca-se o item poucos investimentos na área da saúde, citado, espontaneamente, por 30% dos entrevistados. Em seguida, com 26%, aparece o não combate à corrupção, e, com 21%, o baixo investimento em segurança pública.

As áreas com pior avaliação

As áreas de atuação do governo com as piores avaliações em dezembro deste ano são: impostos, saúde, segurança pública, combate à inflação e juros. Entre os entrevistados, 71% desaprovam a ação do governo na área de saúde, o mesmo percentual dos que reprovam o trabalho na área de segurança pública. Entre os entrevistados, 69% desaprovam a atuação no combate à inflação.

“Com relação a setembro, o percentual da população que aprova as ações relativas a impostos aumentou de 20% para 24%, mas esta continua sendo a área com menor percentual de aprovação”, diz a pesquisa.  Entre os entrevistados 72% reprovam a atuação do governo com os impostos.

A pesquisa CNI-Ibope de dezembro foi feita entre 5 e 8 de dezembro com 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações da gerência de Jornalismo da CNI

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma

    Nassif

    Antes dos aplausos, veja o que está no Relatório Reservado RR 5022.

    O golpe paraguaio antecedido pela desobediência civil.

    Acorda Dilma! Acorda Lula!

  2. AVANTE!…

    É….isso é bom; mas o PT e demais Partidos de esquerda precisam se mexerem.O diagnóstico de posição indica que o campo de esquerda está em descenso e o campo da direita em ascenso. A vaga que eclodiu nas manifestações de junho de 2013, capitaneada e capitalizada pela direita, apesar de retesada, continua a avançar.  O campo de esquerda não perdeu a eleição porque o território ocupado anteriormente era muito grande e não deu tempo, em função do calendário eleitoral, pra direita ocupá-lo totalmente. Urge, portanto, um Plano de Ação para o curto, médio e longo prazos, a fim de empurrar a direita de volta para o seu território, de onde, aliás, por culpa das esquerda, que baixaram a guarda, nunca deveria ter saído.

  3. Agora vão vim aqueles

    Agora vão vim aqueles defenderem o silêncio do Governo já que as pesquisas, elas mesmas são sempre elas, indicam que apesar todos os ataques do PIG, Dilma tem 52% de aprovação. Vão dizer que a estratégia do Governo de ignorar os ataques está correta. Esquecem que durante um bom tempo da campanha eleitoral deste ano, Dilma permaneceu bem na frente de seus adversários, com diferença confortável a seu favor de 10 a 14 pontos sobre o seu mais próximo oponente. Com a proximidade do pleito essa diferença foi caindo até a presidenta ser ultrapassada para mais adiante recuperar parte desta perda que culminou com sua vitória apertada de pouco mais de 3 pontos, ela correu o risco real de perder a eleição. Então devemos esperar perder para depois reagir.

  4. Assim não dá

    Nassif,

    Com todo este tiroteio que não sossega, é Lava Jato, é Kátia Abreu, são os inúmeros pedidos de casação de mandato, para não permitir a sua posse, é o noticiário diário de jornal e televisão contrário ao governo federal e ao PT, algumas vezes a partir de notórias mentiras, o caso do triplex de araque de Lula, é passeata a pedir pelo seu impedimento, e com toda esta saraivada de balas, não é que DRousseff  ainda consegue ganhar 4 pontos em sua popularidade. Assim não dá.

  5. A melhoria na popularidade da

    A melhoria na popularidade da Presidenta e a aprovação das contas de campanha. Os dois fatos vem ajudar a restabelecer o brilho da vitoria nas eleições que foi ofuscado pela direita golpista.

  6. Desemprego em alta.Na mídia.

     A mídia, assim como a oposição não tem credibilidade.Os fatos ,as fantasias criadas,tem no seu lançamento o que qualquer modismo produz; o delírio geral. Passado o choque, rápidamente vem a realidade dos fatos, os questionamentos e dai a verdade. Farsas,arranjos,sabotagens tem vida passageira e célere. Não conseguem entregar ao patrão a ¨encomenda¨, e o patrão já anda desconfiado. Dai as demissões em massa dos sabujos jornaleiros.

  7. Compromisso Solene

    Declaro perante todos os leitores e comentaristas deste blog: a partir de hoje nunca mais irei sequer mencionar os nomes de Jorge Rebolla, Alex Sotto, Zanchetta e Leonidas. Igualmente, nunca mais comentarei nada que essas pessoas tenham escrito.

    MOTIVO: é pura perda de tempo, e enquanto eles continuarem a agir como sempre agiram o PT se manterá no poder. A continuidade do projeto de poder do PT é garantida muito mais pelos erros dos oposicionistas do que por qualquer outra variável.

    Fato.

    1. valeu Alan

      valeu Alan………………….parabéns……………………..ah…………vc esqueceu de mais um :  o Anarquista sério, que no fundo não tem nada de anarquista………..e nada de seriedade…………..abraço

  8. Certos grupos e até partidos

    Certos grupos e até partidos se esquecem que o Brasil mudou. Pouco ainda, mas o suficiente para eles perderem 3 eleições consecutivas.  Os golpinhos que a mídia pratica diariamente em seus jornais e TV,  seja omitindo informações ruins dos seus parceiros, seja dando um destaque exagerado até para um caso como o da morte do ex prefeito de Sto. André, tanto tempo depois, já não entram e são digeridos como anos atrás. Os “mal informados” sabem e muito bem os benefícios trazidos a eles pelos governos do PT e não abrem mão disso. Afinal jamais tiveram tanto acesso a alimentos, saúde e oportunidade de cursarem uma universidade. “Deixa que digam, que pensem, que falem…” E os bem informados, morrem de sede, mas não arredam o pé de seus “ídolos” e ainda citam como seita o petismo.

  9. De fato… um flato.

    Tem o Brazil das passeatas, do lobão, do gilmar, do impeachment, do xingamento nos estádios durante a copa, dos Jardins paulistanos, dos donos da mídia, dos colunistas rola bosta, dos blogueiros de esgoto, dos coxinhas e dos cheirosos… O Brazil que nunca mereceu o Brasil, como diz a letra do Aldir Blanc. Esse brazil que tem o ruído amplificado e reverberado pela mídia é menos um fato do que um tímido flato.

    O que vale, o que conta no fim das contas é o Brasil dos Brasileiros de fato. O outro é apenas “Uma história contada por um idiota, plena de som e fúria e significando nada”, como vaticinava o genial Bardo inglês.

     

  10. fica provado então…

    que povo não é como uma torcida fanática que só vai ao jogo para ver o time vencer ou quebrar o adversário

    povo gosta mesmo é do espetáculo, no caso, ótimo governo

  11. Salve!

    Em apoio irrestrito ao Compromisso Solene do Alan – apenas aumentaria um pouquinho mais a lista – e muito contente com a notícia, reafirmo o que disse quando fui admitida como membro:  aqui pode-se respirar, pensar, aprender.  Hoje foram dois artigos sobre a Petrobras que me ensinaram mais de AFO do que podia me lembrar de meus estudos de graduação  (ok, faz tempo mas eu estudei depois de me formar em outras ocasiões … rs). 

    Fico agradecida não somente ao Nassif e ao Diogo Costa, autores, mas aos membros que comentaram, escrevendo novos e densos artigos, numa contribuição sem freios e nitidamente com o intuito de agregar e contribuir para que os leitores compreendam o que se passa numa conjuntura tão crítica.

    Um outro membro escreveu em algum lugar que este é o melhor Blog do Brasil.  Não sei se é: isto é muito relativo, mas realmente é possível encontrar aqui uma turma de qualidade.

    Sensacional!  Vlw!

     

     

  12. o govern progressista parece

    o govern progressista parece sempre uma fenix rediviva…

    parece um milagre que mantenha o poder por tanto tempo

    com uma direita cruel e golpista em conluio com tucanos

    e piguentos em geral,

    sempre com o seu cattrofismo cotidiano a nos

    amedrontar, aterrorizar.

    uma direita escravocrata, patrimonilaista e o  escambau.

    se somarmos  ótimoe bom e regular,

    dá mais de 70 por cento de aprovação a dilma.

  13. Agora entendi pq o JN veio com a carga toda prá cima de Dilma

    Agora entendi pq o JN veio com  a carga toda prá cima de Dilma. Encontrava-me dentro de um supermercardo fazendo compras e tive a impressão que todo o JN foi sobre a Lava Jato,  e nada de citar tucanos, outra coisa que me chamou a atenção foi o fato da República Tucana do Paraná, o Tucanistão, ter retirado a Odebrech do rolo, talvez pq a empreiteira tenha dado altas somas de dinheiro para os tucanos, houve um acerto entre a empreteira e Aécio, bom demais ser tucano: Se quiser roubar só assinar a ficha de filiação ao PSDB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador