Contratar o Einstein é Custo ou Investimento?

André Rocha – Analista

O post de hoje exige uma dose de fantasia do leitor. Imagine que você fosse dono de uma empresa de alta tecnologia e surgisse a oportunidade de contratar Einstein. Você não leu errado. Ele mesmo, Albert Einstein, quem desenvolveu a teoria da relatividade e ganhou o prêmio Nobel de Física de 1921. Mas você é adepto de uma operação enxuta. Ao se reunir com seu contador, é informado que essa aquisição deverá ser contabilizada como custo (supondo que o físico trabalhasse na operação e não na área administrativa, pois, dessa forma, o dispêndio seria classificado como despesa). Em resumo, essa contratação irá impactar negativamente e de imediato o resultado apesar da provável melhora no médio prazo fruto da contribuição do Nobel. Esse exemplo surrealista demonstra como a contabilidade não está preparada para dar conta da Nova Economia do conhecimento.

Em 2011, o Brasil adotou as regras contábeis internacionais do IFRS (International Financial Reporting Standards). Sob esse novo padrão, os ativos e passivos devem ter uma apuração mais fidedigna, tornando os balanços mais realistas. Contudo a contabilização de ativos intangíveis, marca da economia do conhecimento, continua imprecisa.

Leia o texto Completo do Blog O Estrategista. Vale a pena a leitura.

José Carlos

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Antes do Nobel, que ele

      Antes do Nobel, que ele recebeu, não por causa da Teoria da Relatividade, mas por causa das suas pesquisas sobre o efeito fotoelétrico, Einstein não seria contratado nem para tocar um carrinho de cachorro quente. Ele estava sempre divagando, fora de órbita, tinha um enorme déficit de atenção, pelo menos para as coisas triviais.

      Alias, muitos gênios teriam sérias dificuldades de se adequarem ao ambiente empresarial de hoje. Isaac Newton, por exemplo, tinha um temperamento extremamente dificil. Trabalhar em equipe com ele seria quase impossível.

      Nicola Tesla era outro que possivelmente teria problemas para ser contratado.

      1. Tesla não deve constar de
        Tesla não deve constar de nenhuma.lista pois foi contratado e deu lucro.
        E trabalhou em equipe. Essa sua visão não corresponde a realidade.
        Trabalhavam sozinhos porque é assim que se faz neste ramo.
        Essa é uma visão romântica da ciência. A realidade é bem distinta.

  1. Ainda que seja investimento,

    Ainda que seja investimento, hoje entra como custo.

    Qualquer investimento é um custo hoje que pode ou não gerar retorno (alto ou baixo), no futuro.

    Muitas empresas quebram por investir demais, sem ter certeza que esses investimentos vão gerar retorno adequado. Sem falar no desbalanço do fluxo de caixa de curto e médio prazo.

    1. Não Daniel, investimento NÃO
      Não Daniel, investimento NÃO é custo.
      Nenhuma empresa quebra por investir demais. Quebram porque seus investimentos não dão certo, atrasam…etc.

      Sua estranheza nse deve ao fato de que o exemplo não é bom.
      Contratar Einstein não da garantia de retorno.

      Precisamos de outro exemplo.

      1. Como distinguir um investidor

        Como distinguir um investidor de um especulador? E dar-lhes tratamento igualitário? O que aplica o seu próprio dinheiro pode ser considerado um investidor. No caso do Eike, empresários como ele de que forma poderiam ser caracterizados? E a contabilidade que não pode dar tratamento diferente aos desiguais?

      2. Há, sim, a quebra por

        Há, sim, a quebra por investir demais, especialmente se sobrevierem mudanças no mercado que impactem negativamente as receitas.

        Um exemplo real foi a Fairchild Dornier, empresa quase centenária, originalmente americana e depois adquirida por um grupo alemão. Essa empresa estava reinvestindo grande parte do faturamento no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, o 728JET, que pela performance dos protótipos e contatos que a empresa conquistou tinha potencial para dominar a venda de aeronaves para 50 a 120 passageiros. Infelizmente para eles, e felizmente para a Embraer, os atentados de 11 de setembro fizeram com que a receita que eles tinham com a venda de outros modelos de aeronaves reduzisse drasticamente; com a maior parte dos recursos alocados no desenvolvimento da nova aeronave, incluindo vários protótipos que não poderiam ser vendidos por ainda estarem em processo de certificação, a empresa foi incapaz de reagir à mudança de mercado e encerrou as operações.

        Embraer e Bombardier, que à época também estavam desenvolvendo novas aeronaves para esse mesmo segmento, sobreviveram a esse abalo do mercado porque tinham uma parcela menor de seus recursos investidos em novos produtos.

      3. Se é definido como custo ou

        Se é definido como custo ou não, não importa. A questao é que todo investimento requer dispendio de recursos. E pode sim, haver empresas que quebram por investir demais  e este investimento não gerar o retorno esperado. 

        Uma empresa vai investir em aumento de produção. Entao ela aluga outra imóvel, compra outras máquinas e contrata mais trabalhadores, ou seja, para que todo esse investimento fosse realizado foi despendido recursos. Se eles não derem o retorno esperado, a empresa pode se dar muito mal e até quebrar. 

  2. Em contabilidade existe o

    Em contabilidade existe o princípio do conservadorismo, que sempre deve ser aplicado.

    Quem garante que um suposto ativo intangível hoje renderá retorno amanha ? E quanto retorno renderá ?

    É muito complicado isso.

  3. Ué, essas teorias foram

    Ué, essas teorias foram criadas por empresários mineiros? Por aqui, tudo é despesa. Menos o faturamento deles, é claro. 

  4. Um advogado abordando sobre

    Um advogado abordando sobre contabilidade demonstra mais uma vez a importância que esse profissional vem adquirindo em todos os setores e áreas. Pena que as reformas políticas e propostas outras não os percebam como protagonistas que são. Quanto mais pessoas ou profissionais de todas as áreas se informarem ou compreenderem a contabilidade, melhor. Quem não sabe fazer contas, dificilmente saberá fazer justiça. Pena a contabilidade deixar de ser uma ciência e sofrer todos os tipos de influências e interesses que outras ciências não aceitam. Ligar um dreno direto dos cofres públicos para os agiotas internacionais e suas bancas, ostentando o título de nova ou moderna, sob forte estardalhaço para desviar a atenção, não deixa de ser o cúmulo da vassalagem.

    Dificilmente hoje Eistein seria contratado. Currículo pobre e ainda por cima teria sido reprovado em matemática.

  5. Numa raciocínio bem simples,

    Numa raciocínio bem simples, seria investimento, pois com o cohecimento do físico a empresa poderia lucrar muito.

    Inclusive lançando no mercado novos produtos.

  6. Não entendi esse lenga-lenga.

    Não entendi esse lenga-lenga. Investimento e custo são de natureza distinta. O primeiro desponta no Balanço Patrimonioal o segundo nas Contas de Resultados. 

    Por mais que Einstein seja super habilitado, traga diferencial para a empresa, ele compõe a mão-de-obra da empresa.(poderia ser direta ou indireta, isso não importa). E esse custo de aquisição ou de manutenção(salário, o que for) tem que ser apropriado.

    O que o articulista queria fazer como contra-partida? 

    A Contabilidade já prevê rubricas para os “produtos” e as movimentações nessa alegada Nova Economia do Conhecimento. Software, por exemplo, é um Ativo Intangível, sub-rubrica Investimento(Balanço) cuja aquisição incorreu num custo(Contas de Resultados). 

    Pode ser na Nova, Novíssima, Hiper Nova Economia do Conhecimento, não faz diferença; 
     

    1. ERRADO

      ERRADO .

      Tanto custo quanto investimento refletem no balanço patrimonial e posteriormente impactam a demonstração de resultado.

      CUSTO por registrar a formação do ESTOQUE (balanço patrimonial) , e posteriormente integrar o CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS (resultado) .

      INVESTIMENTO (balanço patrimonial)  via DEPRECIAÇÃO (resultado).

      Se EINSTEIN participasse de um projeto específico de desenvolvimento de produto , seria INVESTIMENTO  ou INTANGIVEL , dependendo dos detalhes do projeto .

      Se fosse um empregado ordinário , que batesse cartão de ponto e cumprisse horário , por prazo indeterminado , poderia ser CUSTO ou DESPESA , dependendo de suas funções .

      Definições do Comitê de Pronunciamentos contábeis :

      INVESTIMENTOS : – Referem-se a gastos realizados com bens ou serviços (recursos) que

      geram benefícios no futuro, que são consumidos no futuro.

      CUSTOS : – Referem-se a recursos utilizados no processo de produção

      Ativo Intangível gere benefícios futuros e,  claramente, sua utilidade seja na atuação incorpórea.

       

  7. Salário em termos contábeis

    Salário em termos contábeis será sempre custo ou despesa para apurar o resultado econômico da organização, se for custo seu valor estará apropriado ao produto final seja ele um bem ou um software.

    Mas esse tratamento dado pela contabilidade aos encargos salariais para apurar resultados no tempo – regra geral em um ano – não impediria que o trabalho do  Einstein no desnvolvimento do produto diferenciado se incorporasse, ao longo do tempo, na marca do produto patenteado pela empresa resultando em acréscimo patrimonial e lucros futuros para a mesma, ai teríamos de forma indireta a contribuição do “gênio” reconhecida em termos econômicos e expressa pela contabilidade nos balanços.

     

    Assim, não se pode considerar que os resultados da Apple, por exemplo,  sejam apenas decorrentes dos produtos que ela fabrica de forma isolada, mas sem dúvida Steve Jobs contribuiu de maneira fundamental para que essa empresa tenha o satatus que tem no mundo tecnológico resultando em mais vendas, mais valor patrimonial e mais lucros, mas o salário do Sr. Jobs não poderia ser contabilizado como investimento por esta razão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador