CPI do aeroporto de Cláudio precisa apenas de uma assinatura, diz deputado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado estadual petista Rogério Correia informou essa semana que falta apenas uma assinatura para conseguir fazer avançar na Assembleia de Minas Gerais um requerimento solicitando a instrauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a construção do aeroporto de Cláudio pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB).

Segundo o deputado, a transferência da administração do aeroporto para a Prefeitura local chamou a atenção das autoridades e pode empurrar a CPI para a frente. O equipamento ficou pronto em 2010, e custou mais de R$ 14 milhões aos cofres do governo estadual. A notícia surgiu apenas no meio da eleição presidencial, quando Aécio teve de justificar a construção de uma obra desse custo em uma cidade de apenas 25 mil habitantes. 

A Assembleia Mineira conserva maioria governista e já engavetou diversos pedidos de investigação contra as gestões do PSDB no Estado. 

Falta uma assinatura para a instalação da CPI do Aecioporto em MG

Da Carta Maior

De acordo com o vice-líder do PT na AL-MG, deputado Rogério Correia, 25 dos 77 deputados da casa já assinaram o pedido de instalação da CPI. “Só precisamos de mais um voto e, por isso, acreditamos que, com este fato novo, conseguiremos atingir os 26 necessários”, esclarece.

A transferência da administração do aeroporto de Cláudio (MG) do governo do estado para a prefeitura do município – assinada em 24/6 e divulgada no Diário Oficial somente agora, em 21/11, após o fim do processo eleitoral – pode ser o elemento que faltava para que a Assembleia Estadual de Minas Gerais aprove a instalação da “CPI do Aecioporto”.

Ele afirma que o objetivo da comissão é investigar possíveis irregularidades na construção do aeroporto pelo então governador Aécio Neves (PSDB) nas terras de seu tio-avó, que foi indenizado com dinheiro público e, até junho, controlava o acesso à pista não reconhecida pela Agência Nacional de Aviação (Anac).

Terra de Risoleta Neves, a esposa do ex-presidente Tancredo Neves, avô do senador Aécio, Cláudio é um pequeno município de 27 mil habitantes que já conta dois aeroportos nas redondezas: um a 52 Km, em Divinópolis, e outro a 44 Km, em Oliveira.

Na semana passada, há 40 dias do PT assumir o governo de Minas, o atual governador, Alberto Coelho (PP), transferiu, por meio de convênio, o aeroporto para Cláudio, administrada por José Rodrigues de Araújo, conhecido como “Zezinho do Zé do Juquinha”. Ambos pertencem ao grupo político de apoio a Aécio. “O que parece é que estão tentando apagar as digitais para que as falcatruas não venham à tona”, aposta Correia. 

Ele sabe, porém, que o caminho até a CPI será árduo na assembleia majoritariamente tucana. Como exemplo, cita uma outra comissão barrada pela casa. “Já conseguimos 27 votos pela instalação da CPI do Mineirão, mas o presidente da AL-MG, Dinis Pinheiro, que também foi o candidato à vice-governador pelo PSDB, simplesmente não lê o requerimento em plenário. E como a imprensa de Minas não noticia nada que prejudique o PSDB, tememos que esta denúncia também seja engavetada”, denuncia.

O deputado, por isso, mira também em outras frentes. Nesta segunda (24), encaminhou representação ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF) cobrando investigações sobre possíveis irregularidades cometidas na construção do aeroporto e o cancelamento do contrato que transfere sua administração à prefeitura de Cláudio. 

Correia também questiona eventuais responsabilidades dos envolvidos pelo misterioso incêndio ocorrido em parte do prédio da prefeitura, em 11/8, dois meses após as denúncias virem a público, que pode ter destruído documentos relativos ao caso. 

“São muitas as coisas estranhas que acontecem em Cláudio. Além da construção deste aeroporto em terras da família do governador, houve o caso do helicóptero flagrado com 500 quilos de cocaína, que partiu das proximidades da área da pista. Ocorreu o incêndio na prefeitura e também foi levantado que, nas terras de Aécio, ali nas proximidades, já foi encontrada até uma ossada humana. Tudo isso precisa ser investigado”, acrescenta o deputado.

Na solicitação encaminhada à Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da AL-MG, Correia solicita a realização da uma audiência pública para debater os investimentos do governo de Minas no aeroporto de Cláudio. Entre os convidados sugeridos contam o senador Aécio Neves, o atual governador do Estado, além de representantes do MPE, MPF, Anac e Infraero, dentro outros.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A questão maior que envolve o

    A questão maior que envolve o aeroporto de Cláudio não é a pavimentação,  nem as histórias que correm a seu respeito, mas os fatos antecedentes, que estão paralisados na justiça. 

    .Quando Tancredo Neves foi governador, para construção de um aeroporto na cidade de Cláudio,  foi repassada um verba para a Prefeitura o Município, cujo prefeito era tio da esposa do governador, portanto tio-avô de Aécio Neves.  

    Do valor total da verba, parte se destinava à compra do terreno. Acontece que o prefeito construiu o aeroporto em terreno de sua propriedade, embolsou toda a verba, sem fazer a transferência do terreno para o Estado, nem fazer a prestação de contas. Por este motivo, o MP ingressou com uma ação na justica contra o prefeito para ressarcimento do valor recebido do tesouro do Estado, cujos bens do prefeito, incluindo a fazenda onde foi construído o aeroporto, foram colocados em indisponibilidade para garantir uma futura execução. 

    Aécio afirmou que desapropriou o terreno de seu tio-avô. Então,  o que se discute nesta questão é: como Aécio desapropria um imóvel que está indisponível?  Esta é a grande maracutaia em torno deste aeroporto. 

    NOTA: o processo contra o tio-avô de Aécio desapareceu e ninguém sabe onde está. Com certeza deve ter sido consumido no “incêndio” da prefeitura de Cláudio. 

     

     

    1. Não Gilson. A questão maior

      Não Gilson. A questão maior que envolve esse aeroporto é O TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS. Ou você acredita que o cadáver encontrado na fazenda, a rota de popópteros, o laboratóriao de refino de cocaína nas proximidades, o incêndio em galpão da Prefeirura, a tentativa de apagar vestígios de crimes ao transferir a gerência do aeroporto, etc, etc, etc…É APENAS COINCIDÊNCIA? Para mim há um Cartel de Claudio atuando no país. è bom lembrar que o avião do atual governador de Minas foi aprendido transportando drogas, em um episódio bem nebuloso.

       

  2. Aécio Neves e sua identidade com a CIA

    Aécio Neves e sua identidade com a CIA

     

    Tucano comete ato falho ao comentar ida de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda 

    Jornal do Brasil

     

    A declaração do candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, de que a escolha de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda é como “um grande quadro da CIA ser convidado para assumir o comando da KGB” – numa referência aos serviços secretos dos Estados Unidos e da ex-União Soviética – mostra que o grupo que Aécio representa defende realmente os interesses dos Estados Unidos.

    O ato falho do tucano, que associa Joaquim Levy – a quem elogiou afirmando que o economista é seu amigo há muitos anos – ao serviço secreto americano, é como uma homenagem à própria central de inteligência, feito por um político que foi candidato à Presidência do Brasil.

    Aécio Neves

     

    Homenagem à mesma central de inteligência que atuou no Iraque, que derrubou Jango, Getúlio Vargas e seu próprio avô, Tancredo Neves. CIA que também atuou no país durante a ditadura e as práticas de tortura.

    Aécio quis dizer que Joaquim Levy é bom como a caguetagem, a delação, o dedo-duro? O tom de ironia do tucano mostra que a oposição não quer pessoas qualificadas no governo. Na verdade, joga contra os interesses do país.

    Aécio tem toda a razão: Joaquim Levy é muito bom. As manifestações contrárias dentro do PT tem um cunho ideológico.

    Uma observação: Joaquim Levy foi nomeado secretário do Tesouro Nacional pelo presidente Lula, em 2003.

  3. O cara que prometeu “oposição implacável”

    No entanto, está submergido, caladinho…

    Algum dos eleitores dele (muuuuitos frequentam aqui o blog e vão logo se acusar, Tucano não sabe ficar quieto…) pode me explicar o motivo desse silêncio que atordoa?

    1. Sei não nao corre o risco d


      A cidade de Claudio tem 60 milhoes de TONELADAS de areia produzidas pelo processo industrial e que estão estocadas nos patios das fundiçoes Ali perto tem para de Minas onde pai e filho mexem com pinto desde 1910,todo mundo tem uma granja. Oliveira tem  o observatorio Sonear que ja descobriu dois cometas e um asteroide. Outras cidades proximas produzem ceramica.Fonte :ana.diniz@vbcomunicaçao.com.br revista viver Minas.

  4. Anotem, esse trem irá até o

    Anotem, esse trem irá até o ponto em que o senador ficar sem força para disputar as eleições presidenciais vindouras, depois, globs globs globs a coisa arrefece.

    Outra coisa, está acontecendo uma coisa imprecionante aqui em BH… Os jornais – fora o O Tempo, esse que já vinha fazendo uma certa pressão – voltaram a fazer críticas. Os jornalistas estão com um furor!!!!

    Piada, né mesmo, a de dizer que em minas tem jornal.

  5. Alguem sabe me dizer se na

    Alguem sabe me dizer se na próxima Assembléia, a atual situação tb terá maioria? Pq nesta não vejo luz nenhuma no fim do túnel. Só dar uma cutucada no Aécio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador