Alckmin emplaca presidente e relator da CPI dos Pedágios

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) respira aliviado após a eleição da presidência e relatoria da CPI dos Pedágios — a primeira que a oposição conseguiu emplacar contra o tucano em quatro anos. Até então, segundo o PT, mais de 70 CPIs foram engavetadas com manobras da base governista.

A comissão se reuniu pela primeira vez nesta terça (6) e elegeu o deputado estadual Bruno Covas (PSDB), neto do ex-governador Mário Covas, como presidente da CPI. Davi Zaia (PPS) será o autor do relatório final e Antonio Mentor (PT) é o vice-presidente. Tanto Bruno Covas quanto Davi Zaia são ex-secretários de Alckmin. Recentemente, os dois abriram mão das pastas de Meio Ambiente e Gestão Pública, respectivamente, para disputar a próxima eleição.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, a exemplo de outros parlamentos, há a tradição de que o autor do pedido de CPI utomaticamente seja conduzido à presidência da investigação, em uma espécie de acordo entre cavalheiros. Mas, dessa vez, a tradição foi rompida para favorecer o governo Alckmin. O tucano busca o terceiro mandato no Estado em outubro, em meio a uma crise de abastecimento de água em função do colapso do Sistema Cantareira.  

A relação dos membros da CPI foi publicada no Diário Oficial no dia 25 de abril. Os deputados que apoiam Alckmin têm sete das nove cadeiras e, entre eles, também está um terceiro ex-secretário estadual: Edson Giriboni, de Saneamento e Recursos Hídricos. O líder da bancada do PSDB na Assembleia, Cauê Macris, também compõe a comissão do lado governista, assim como Aldo Demarchi (DEM), Orlando Bolçone (PSB) e Campos Machado (PTB).

 Edson Giriboni Davi Zaia Cauê Macris Aldo Demarchi Orlando BolçoneCampos Machado

Além de Antonio Mentor, autor do pedido de CPI, o deputado Gerson Bittencourt é membro efetivo pelo PT. Os petistas criticaram a eleição de Bruno Covas para presidente, já que seu avô, o ex-governador Mário Covas, é visto pela oposição como o mentor da privatização das rodovias e, diante disso, teria sua administração investigada na CPI dos Pedágios.

Antonio Mentor Gerson Bittencourt

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como sempre os tucanos

    Como sempre os tucanos paulistas inovam.

    Acabou essa história boba da raposa tomando conta do galinheiro.

    Agora, em São Paulo, é assim:

    a raposa toma conta da raposa !

  2. Exemplo de comportamento que

    Exemplo de comportamento que o PSDB, em Brasília, detesta. Só em Brasília!

    O que Gilmar Mendes dirá da gestão tucana em São Paulo. k k k k k k

  3. Contam com o pig

    Quem conta com o pig não tem problemas. Ninguem vai ficar sabendo dos podres desta cpi. psdb é um partido blindado e contra ele nada. O pig não vai tomar conhecimento nem da seca em sp.

    O neto do Covas conheceu aquele Covas chutado, encostado, esquecido no canto, despresado, pelo fhc/psdb/pig da época que ele era governador?

  4. Senador do PSDB-SP agride jornalista

    Senador do PSDB-SP agride jornalista por não concordar com as perguntas.

    O PSDB-SP adora investigação…na casa dos outros !!!

    Quando é para investigar o próprio PSDB…aí eles partem para a agressão.

    Veja o vídeo da agressão: http://www.youtube.com/watch?v=yuO6wPidF7I

    Este senador do PSDB-SP está envolvido com o cartel de empresas que desviou recursos do metrô de SP.

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/alem-de-serra-e-kassab-esquema.html

  5. Nassif, cadê o vídeo do

    Nassif, cadê o vídeo do senador Aloysio Nunes mandando pra PQP o entrevistador que perguntou sobre o trensalão?

  6. Quantas Alckmin já engavetou?

    Quantas Alckmin já engavetou? Quantas ainda vai engavetar?

    A farra do pedagiômetro continuará grassando nas 500 praças de pedágio dos 30% de lucro e superfaturamento.

    Mas os paulistas acham que “têm as melhores rodovias do país” (pausa para gargalhadas).

  7. Jacobinos ?

    Ja na CPI politiqueira da Petrobras, o pig (depois nao gostam de assim serem chamados), colocara toda sua força junto a essa oposição ai. 

  8. O filho do Mario Covas

    O filho do Mario Covas presidente da CPI? Brindadeira…….Vale um “catilinária” do Jabor, não?

    Nunca vi uma blindagem dessa no história recente do país. Esses tucanos, diriam os gaiatos cearenses, são uns “cagados” mesmo; nada pega contra eles.

    Doaram, quer dizer, “venderam” parte do patrimònio do Estado, portanto nosso, a preço de banana em fim de feira; compraram a reeleição de FHC; patrocinaram dezenas de escândalos, alguns deles, para lá de cabeludos. Isso e mais uma pletora de mal feitos no nível federativo. Nos estados, deus te arreda! Em todos eles há histórico de falcatruas. 

    Fechando com chave de ouro há agora a maior desídia em termos de gestão pública de toda a história do Brasil: a falta d’água na região metropolitana, menos por culpa dos céus e mais pela incúria deles , tucanos. 

    O resultado? Elegem e reelegem governadores em estados impotantes, escapam de processos, a imprensa faz vistas gro$$as, e os revoltados do país “Tão nem aí” para eles. Ministério Público? ZZZZZZ

  9. Não é a toa que a

    Não é a toa que a participação de São Paulo no PIB brasileiro só tem declinado. Cá o governador sorridente tem o hábito de mandar ladrões ao galinheiro para investigar quem roubou os ovos de ouro.

  10. Uma maçã do amor para quem

    Uma maçã do amor para quem encontrar qualquer matéria indignada na grande Imprensa… Business as usual! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador