Cai aprovação de Bolsonaro e metade quer renúncia ou impeachment, mostra Datafolha

Jornal GGN – Quase a metade dos brasileiros ouvidos pelo Instituto Datafolha acreditam que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro. Para 45% deles, o mandatário deveria ser alvo de um processo de derrubada do governo.

Porcentagem similar (48%) é a que se posiciona contra um impeachment contra Bolsonaro. E somente 6% afirmaram não saber responder.

O Instituto Datafolha ouviu 1.503 pessoas, em levantamento feito por telefone, e divulgou os resultados nesta terça (23), com a possibilidade de margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ainda, para 46% dos brasileiros, Jair Bolsonaro deveria renunciar, depois das acusações feitas pelo ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, na última sexta-feira (24), de que o mandatário está interferindo politicamente na Polícia Federal (PF).

Os que se opõem a um pedido de renúncia do presidente são 50%. 5% responderam que “não sabe”.

E, por fim, se restassem dúvidas de que as acusações e recentes polêmicas do popular ex-juiz da Lava Jato contra o presidente, até então ambos obtendo apoio como aliados, a pesquisa Datafolha mostrou que o episódio afetou negativamente na imagem do mandatário, uma vez que 38% agora avalia o governo Bolsonaro como “ruim ou péssimo”.

Mesmo com a margem de erro, essa avaliação é superior aos que consideram o atual governo como “ótimo ou bom”, que representam 33%, e entre os que avaliam como “regular”, que são 26%.

A pesquisa ainda mostrou que mesmo entre o setor que apoia Jair Bolsonaro, seu eleitorado não está satisfeito com as políticas adotadas frente ao coronavírus.

Isso porque 45% dos entrevistados categorizaram como “ruim ou péssima” a gestão de Bolsonaro para lidar com a pandemia. Somente 27% entende como “ótimo ou bom” e 25% como neutros.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Esse foi o instituto que disse que a Dilma tinha só 13% de apoio antes do impeachment? Pesquisas "Datafolha" não servem nem para limpar a bunda, de tão isentas que são... A imprensa é um partido político, parte interessada. Essas pesquisas são uma arma política para manipular a opinião pública, e não um "estudo científico".

  • Todos que apoiavam Bolsonaro, apoiavam também o Sérgio Moro. Com o racha entre Moro e Bolsonaro, muitos Bolsonaristas ficaram contra o $érgio Moro. Por outro lado, muitos Moristas ficolaram contra o Bolsonaro. Assim, ambos saíram perdendo com o arranca-rabo entre eles.

Recent Posts

Climatempo: Nova onda de calor atinge o país até 2 de maio

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as áreas mais afetadas; no MS, MT, SP e…

7 horas ago

CNPq responde ao artigo ‘A estranha política para fomento de pesquisa’

CNPq explica alguns pontos do artigo de Fábio Neves, que critica o edital para repatriação…

8 horas ago

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores…

8 horas ago

Lula manda recado para apaziguar crise no Congresso: “Política é conviver na diversidade”

Presidente questionou ainda o porquê das críticas em relação aos gastos do governo, tema recorrente…

8 horas ago

Adriana Pivato assume chefia da PRF do Distrito Federal

Há 18 anos na Polícia Rodoviária Federal, ela é a primeira mulher selecionada para assumir…

9 horas ago

Acusado de assassinar Neurice Torres, agricultora e militante do MST, será julgado em Minaçu

Tribunal do Júri sobre o feminicídio que vitimou militante do MST será amanhã, terça-feira, dia…

10 horas ago