Os quatro cavaleiros de gestão que abraçam o segundo governo Dilma

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Dilma Rousseff vai alinhavando sua equipe. O iG trouxe matéria colocando os que são considerados de inteira confiança no atual mandato e que devem marcar presença no próximo, não só por capacidade técnica, mas também pela prontidão em assumir pastas em caso de crise. São relações de confiança que devem dar um respiro para um momento conturbado vivido pelo governo. Leia a matéria do iG.

Sugestão de BRAGA-BH

do iG – Último Segundo

Dilma busca postos estratégicos para coringas no novo governo

Por Luciana Lima – iG Brasília

Entre nomes certos para gerir áreas importantes do governo, estão técnicos que gerem os principais projetos do governo e que estão de prontidão para assumirem pasta em caso de crise

Se há espaço definido na equipe da presidente Dilma Rousseff para o segundo mandato são os cargos de gestão de quatro homens, considerados da inteira confiança da presidente, prontos para o trabalho técnico de tocar os projetos do governo e, quando necessário, assumir a titularidade das pastas nas quais atuam.

As cartas da manga de Dilma são o engenheiro Mário Zimmermann, atual secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia; o contador Carlos Eduardo Gabas, atual ministro interino da Previdência; o economista Paulo Sérgio Passos, atual ministro dos Transportes; e o atual ministro da Educação, José Henrique Paim.

Para a presidente, que precisa montar o governo repartindo com aliados cada pasta do governo, os quatro gestores ganharam fama de coringa, podendo, inclusive, em meio a conflitos de interesses ou mesmo crise envolvendo os titulares, assumir o comando.

A relação de confiança de Dilma com o catarinense Márcio Zimmermann vem desde 2005, quando ele ainda era ministro de Minas e Energia e passou a ocupar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético da pasta, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Zimmermann chegou a assumir o comando da pasta em março de 2010, com a saída de Edison Lobão‎ para disputar eleições. Com a volta de Lobão ao comando da pasta, passou para o cargo executivo da pasta e atuar como interino do ministro.

Filiado ao PMDB desde 2012, Zimmermann adota um ar discreto, bastante valorizado pela presidente. No ano passado, ganhou pontos ao garantir a presidente Dilma que não havia risco de um apagão elétrico como a oposição defendia.

Se o assunto é discrição e eficiência, o atual ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, conta com a admiração de Dilma. Apaixonado por motocicleta, ele chegou a ficar conhecido por ter levado a presidente para um passeio de moto pelas ruas de Brasília, sem que ninguém soubesse.

Mas não são as habilidades de piloto que encantam a presidente. Sua capacidade de gestão e fidelidade fez inclusive que ele fosse cotado para assumir a Casa Civil, quando a senadora Gleisi Hoffmann (PT-SC) decidiu sair para disputar o governo de seu Estado.

No Planalto, interlocutores da presidente chegam a dizer que independentemente do ministro que esteja na pasta, Dilma não abre mão de ter Gabas como garantia de controle.

Já o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, carrega ainda mais a fama de coringa dos governos petistas. Passos representa uma segurança do governo na gestão da pasta em casos de crises, denúncias, brigas entre partidos e toda sorte de eventos que podem tirar ministros do cargo.

Somando todas as crises enfrentadas na área desde o governo do ex-presidente Lula, ele já assumiu como titular da pasta por quatro vezes, substituindo por três vezes o ex-ministro Alfredo Nascimento e, da última vez, o ex-ministro Cesar Borges, transferido para a Secretaria dos Portos.

Filiado ao PR, Passos também ocupou o cargo de diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), responsável por firmar as parcerias com o setor privado para projetos de criação de infraestrutura logística no país por meio de obras em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

O atual ministro da Educação sempre atuou no comando dos principais projetos educacionais implantados nos governos petistas, mas sem impedir o protagonismo dos ministros. Ele assumiu ao comando da pasta no início deste ano, quando Aloizio Mercadante deixou o Ministério da Educação para assumir a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann.

A escolha de seu nome ocorreu pelo fato de ele conhecer como ninguém cada projeto da área, devido sua gestão, desde 2004, na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução de políticas educacionais do governo.

Paim é visto por Dilma como o responsável por ter conseguido “apagar incêndios” surgidos na resistência aos projetos na área da educação, como as constantes e sucessivas tentativas de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde 2006, ele ocupava o cargo de secretário-executivo, na gestão de Fernando Haddad, hoje prefeito de São Paulo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chioro

    Sei nao hein ,quando a midia profetizou, durante as eleiçoes, que estavamos sob uma epidemia de ébola, Chioro deu show , mostrando que é tao bom quanto Padilha ,detalhando procedimentos que estavam sendo tomados e demonstrando uma segurança que desmontou o factóide ,sobre a # fragilidade de nossas fronteiras sanitárias # ficara ele de fora ? 

  2. E a política?

    Claro que a montagem do novo governo é fundamental. Mas considero este trabalho “interna corporis”. E a ação externa? O governo precisa mostrar ação, enfrentamento político, enfim, governar. Estudar e apresentar um pacote de ações para garantir e ampliar as conquistas da Classe C. Reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul, o apoio popular será tão forte que acaba esse golpismo que está no ar e a base política reduz as cobranças estridentes. Na série de textos abaixo há uma reflexão neste sentido. O que a Classe C precisa? Recomendo a leitura.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

     

  3. Dilma.

    A presidenta precisa de pessoas desse nível no governo, ela ainda não se recuperou da eleição, anda com uma aparência cansada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador