PMDB contabiliza ao menos 6 ministérios no segundo governo Dilma

Jornal GGN – Peemedebistas informam na tarde desta terça-iferia (23) que após negociação intensa entre Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer na noite anterior, o partido deve ficar com seis ministérios a partir de 2015. O cenário traçado inclui a confirmação de Kátia Abreu no primeiro escalão e a entrega do Ministério da Previdência pelo PMDB.

Até o momento, o quadro é o seguinte: além de Kátia Abreu na Agricultura, o PMDB terá o Ministério de Minas e Energia, que será comandado pelo senador Eduardo Braga (AM); Aviação Civil, com o deputado Eliseu Padilha (RS); Pesca, com Helder Barbalho, derrotado para o governo do Pará e filho de Jader Barbalho; Portos com o deputado Edinho Araújo (SP); e Turismo deve permanecer com Vinícius Lages no comando.

Dilma ainda ainda ofereceu o Ministério da Integração Nacional ao PP, mas o presidente do partido, Ciro Nogueira, respondeu que a sigla gostaria de manter o Ministério das Cidades. O plano era oferecer Cidades ao ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD). O impasse permanece e está relacionado, neste caso, à última eleição presidencial. O PP no Nordeste ajudou Dilma, mas no Sul e Sudeste endossou a campanha de Aécio Neves (PSDB).

Esporte

O ministro do Esporte Aldo Rebelo foi deslocado para a pasta de Ciência e Tecnologia, segundo informa o colunista Ilimar Franco. “Um ministro do Planalto, ao dar esta informação, explicou que o PCdoB tinha perdido cadeiras na Câmara e no Senado e não poderia manter a pasta, que ficou muito importante em decorrência das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.” O PCdoB elegeu apenas 10 deputados e ficou com apenas um senador. Além disso, suas pasta é pretendida pelo PT e pelo PMDB do Rio.

Educação, Comunicações, Defesa

Segundo informações do Estadão, até o momento a expectativa é de que Cid Gomes (PROS) fique com o ministério da Educação. A Folha cravou que o anúncio sai ainda nesta terça-feira (23).

Já O Globo informa que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), irá para o Ministério da Defesa, no lugar do embaixador Celso Amorim; e Ricardo Berzoini (PT), atualmente na Secretaria de Relações Institucionais, assumirá o Ministério das Comunicações, substituindo Paulo Bernardo (PT). 

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2014-12-24 12:41:44

O pragmatismo é a praga da

O pragmatismo é a praga da política. Dilma Rousseff precisa "enlouquecer" um pouco para que o país recupere sua sanidade. A senilidade do PMDB é tão evidente quando a ao PSDB, mas infelizmente o partido do vice segue sendo considerado um elemento chave da governabilidade. Quando chegou ao poder em São Paulo durante a ditadura, o MDB não tratou a Arena como se ela fosse essencial à governabilidade. Isto explica o rompimento dentro da legalidade que permitiu a São Paulo dar um salto adiante sob o comando de Montoro. Esta é uma lição que o PT não aprendeu e se recusa a aprender. 

evandro condé de lima

- 2014-12-24 11:24:12

Mas afinal, pode ou não pode?
Mas afinal, pode ou não pode?

altamiro souza

- 2014-12-24 04:15:03

acho que dilma acerta na

acho que dilma acerta na maioria das indicações.

nosde

- 2014-12-23 22:49:52

CARA, TU FEZ DE SACANAGEM NÉ

CARA, TU FEZ DE SACANAGEM NÉ . . . .   "Será que um país não pode ser governado por aqueles que são mais capazes e honestos, idependentes de partidos?"  . . . . . é exatamente o texto com que o Bonner tentou sufocar a Dilma na Bancada do JN nesta eleição . . . . .  a voz no fundo deve ser a do Kamel . . . se cuide, começa assim, ouvindo vozes, e logo logo tá fazendo aeroporto no terreno do tio ou virando um Lobão . . . . . 

Anarquista Lúcida

- 2014-12-23 22:38:28

Nao só Educaçao nao vale nada, Ciência e Tecnologia tb nao...

Arre, 2 políticos sem nada a ver com essas áreas? Assim nao dá... 

Nira

- 2014-12-23 20:55:43

Maravilha ! Só de saber que o

Maravilha ! Só de saber que o filho do Jader Barbalho será ministro como prêmio de consolação pela derrota e homenagem aos relevantes serviços do pai, meu peito se aquece de júbilo e renovada esperança.

Arre égua, agora vamos, sai da frente.

evandro condé de lima

- 2014-12-23 20:41:24

Particularmente gostaria que
Particularmente gostaria que fossem mais capazes, mais preparados, mais educados, etc. para quem sabe promover o crescimento moral, intelectual, ético, etc..

junior50

- 2014-12-23 19:45:09

Realidade

   Dura, dificil, muitas vezes incompreensivel, na qual as vezes, muitas vezes, ganhar os cargos majoritários (executivo ) em eleições livres e democráticas, pouco resolve, pois a necessidade de "fatiar' o poder, em beneficio da governabilidade, é a regra do jogo - goste-se ou não.

junior50

- 2014-12-23 19:40:14

Celsinho retorna, Wagner ótima escolha

  É caro santista, razoavel cineasta,  bom diplomata, ótimo MInDefesa, Paris ou Genebra não dá ( > 69 anos ), e pelo menos na "Casa de Rio Branco", vc. voltará a fazer o que já fez e sabe bem fazer, um "algodão entre cristais", como foi com Marco Aurélio e Lula, no Itamaraty, como foi na Defesa, com De Nardi, Pery e Saito - franceses, europeus, israelenses e americanos - antes tivessemos mais servidores publicos como V.Excelencia, portanto não negue mais este serviço.

   Já Jacques Wagner na Defesa - um bom amigo da Marinha - figura relevante do petismo,  próximo a Presidenta (algo importante para militares  - proximidade hierarquica ), é uma nomeação estratégica, pois pouco terá o que fazer no Ministério ( funciona "redondo"), portanto poderá ser liberado para auxiliar na coordenação politica, e como temos relações estreitas na area tecnológica - militar, com empresas israelenses ( Elbit/AEL, IAI, SOLTAM, RAFAEL e outras ), nada melhor que um judeu, que se não fala hebraico, pelo menos entende.

    Celsinho, volta para casa, pelo menos por um ano...... 2015 será dificil, Dilma o respeita, Lula o respeita, a midia gosta de vc..

DanielQuireza

- 2014-12-23 19:02:20

Os Governantes refletem a

Os Governantes refletem a população do País, este é o princípio. Não adianta querer fugir muito disso.

anarquista sério

- 2014-12-23 18:39:50

Estava lendo essa matéria no

Estava lendo essa matéria no UOL. E pensei:

  Será que um país não pode ser governado por aqueles que são mais capazes e honestos, idependentes de partidos?

        Uma voz no fundo respondeu:É a governabilidade, estúpido.

             E eu respondi:

          Mas que governabilidade é essa quando as pessoas são duvidosas de princípios,caráter e honradez? Será que pra governar é preciso se juntar a escroques?

            Assim sendo, pode até ''governar'',mas será sempre refém do atraso,incompetência e roubo.

                Até quando,heim?

Augusto Diniz

- 2014-12-23 18:27:32

E o Ministério da Justiça?

Cardozo fica? Pelamor...

Catharina Rassi Jorge

- 2014-12-23 18:21:43

Perdendo a fé

Minas e Enegia? O PMDB ainda manda e desmanda?  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador