Projeto prevê unificação das alíquotas de ICMS

Do Valor

Planalto elege três projetos para reunião com governadores

Por Caio Junqueira

BRASÍLIA – A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anunciou aos líderes da base aliada da Câmara dos Deputados nesta terça-feira as três propostas que o governo aceita negociar sobre a revisão do pacto federativo.

Para cada um deles já foi escolhido um relator. Todos devem se reunir na semana que vem com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para avaliar o conteúdo e a tramitação mais rápida desses projetos no Congresso.

O primeiro projeto é a resolução que unifica as alíquotas de ICMS no país, cujo relator será o senador Delcídio Amaral (PT-MS). O segundo é a Medida Provisória 599, que traz as regras para a compensação federal de perdas futuras dos governos estaduais com a unificação das alíquotas do ICMS. A MP também cria o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR). Seu relator será o senador Valter Pinheiro (PT-BA).

O terceiro é o Projeto de Lei 238 de 2013, que será relatado pelo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). O projeto altera critérios de indexação aplicáveis aos contratos de refinanciamento das dívidas de Estados e municípios com a União.

“Na semana que vem, reuniremos todos os relatores com o ministro Mantega e também os presidentes das comissões onde os projetos tramitam para avançarmos”, disse Ideli. Para ela, “essa é a posição que o governo já encaminhou ao Congresso” sobre o pacto federativo. A ideia é que os projetos sejam aprovados concomitantemente.

A ministra mencionou outros projetos relacionados ao assunto. Um deles trata da proposta de emenda constitucional (PEC) que altera a cobrança de tributos sobre o comércio eletrônico.

Lideranças governistas no Congresso Nacional colocarão essas propostas na mesa nesta quarta-feira, quando haverá uma reunião com governadores em Brasília. “Queremos fazer um ajuste no pacto federativo”, disse o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

(Caio Junqueira | Valor)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador