Rossetto substituirá Gilberto Carvalho na Secretaria Geral da Presidência

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto deve substituir Gilberto Carvalho na Secretaria Geral da Presidência a partir de 2015. Segundo informações da Carta Maior, o convite foi feito a Rossetto por Dilma Rousseff ainda durante a disputa presidencial. 

Rossetto confirmado na Secretaria Geral da Presidência

Da Carta Maior

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, 54 anos, está confirmado como o novo Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. O convite, que já havia sido feito pela presidenta Dilma Roussef durante a campanha, foi confirmado nesta quinta-feira (11). Rossetto foi ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e da Presidenta eleita. Neste último, deixou o cargo para fazer parte da coordenação da campanha.

Gaúcho de São Leopoldo, Miguel Rossetto iniciou sua trajetória política dos anos 70, no Sindicato dos Metalúrgicos do município. Participou do movimento de fundação do Partido dos Trabalhadores e fez parte da primeira executiva estadual do partido, no Rio Grande do Sul. Além disso, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Polo Petroquímico de Triunfo, de 1986 a 1992, integrando também a executiva estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e da CUT Nacional.

Em 1996 elegeu-se deputado federal e em 1998, foi eleito vice-governador do rio Grande do Sul, na chapa encabeçada por Olívio Dutra. Formado em Ciências sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rossetto foi responsável direto pela realização do Fórum Mundial Social na cidade de Porto Alegre, que teve a sua primeira edição em 2001.

Posteriormente, em 2003, foi nomeado Ministro do Desenvolvimento Agrário pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2009 a 2014, Rossetto dirigiu a Petrobras Biocombustíveis.

O novo titular da Secretaria Geral da Presidência deverá desempenhar um importante papel na articulação política do governo e na abertura de um espaço permanente de diálogo com movimentos sociais, sindicatos e outros setores da sociedade.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é promoçao ou retrocesso?

    De ministro a secretário… E quem será o ministro do desenvolvimento agrário a fazer frente a Kátia Abreu? 

  2. Finalmente um petista de

    Finalmente um petista de gabarito num cargo tão importante. Os ministros petistas de sp e pr de sp nunca prestaram a não ser para atrasar o governo Dilma. O zé cardoso deve aproveitar a enchente  ou seca de sp (nunca por lá e nada certo ou definido) e se filiar ao serrote.

  3. Excelente escolha

    Gilberto Carvalho podia até ser bem intencionado, mas era muito ingênuo para o cargo que ocupava.

    Carvalho era um Zé Eduardo Cardozo melhorado.

  4. gilberto carvalhof oi

    gilberto carvalhof oi fundamnetal no diálogo com os movimentos

    sociais neste longo período do governo progressista.

    mas creio que rosseto dará conta do recado,nesse trabalho de  intrermediação com a sociedade.

  5. É o primeiro passo  a caminho

    É o primeiro passo  a caminho do Palácio Piratini,Com certeza muito merecida  esta indicação. è da estirpe do companheiro OLIVIO DUTRA, do qual foi vice governador. Uma escolha da Presidenta Dilma inquestionável e um aliado de total confiança. Sucesso ao futuro Ministro e até ao Piratini em 2018.

  6. Bem, com o Rossetto, prevê-se

    Bem, com o Rossetto, prevê-se que a Dilma irá fazer outras importantes trocas: os zésministrosinjustiçados deverão ser defenestrados. Ou o Rossetto mudou (muito), ou terminou o uso de luvas de pelica. Pau é pau, pedra é pedra.

  7. Poxa, que pena.
    Quando

    Poxa, que pena.

    Quando assumiu a PBio, eu jurava que este seria o homem que levaria o biocombustível brasileiro para todo o mundo, como preconizou Lula em 2005 e 2006.

     

      1. O biocombustível…

        Rosseto não pode fazer milagres. O biocombustível, saudado como solução para o mundo no pico da histeria do aquecimento global entre 2005 e 2009, acabou por perder apoio dos próprios promotores do “scare”. Não eram solução. Ao contrário, revelou-se uma ameaça aos biomas e um vetor da fome mundial. Os próprios radicais verdes europeus tiraram seu apoio à “solução” para o “fim-do-mundo-é-hoje-a-noite” por que é notório que ele mais atrapalha do que ajuda.

        Nos EUA a festança do etanol de milho não deve durar. É só retirar os subsídios e adeus.

        Portanto, crítica injusta ao Rosseto.

  8. Excelente escolha

    Rosseto é competente, discreto, trabalhador e idòneo. Esta foi a melhor indicação da Dilma até agora, sem menosprezar os demais. Esperemos que as futuras indicações sigam este padrão. 

  9. Nossa, anarquista lúcida! Eu

    Nossa, anarquista lúcida! Eu não tinha pensado nisso. O Rosseto é excelente na área de desenvolvimento agrário! Bom, aguardemos que Dilma escolha para esse ministério um tão capacitado e idôneo como Rosseto.

    1. é bem possível

      Um excelente ministro na área de desenvolvimento agrário é muito promissor. É um assunto complexo. Mexe com ideologias, interesses e estruturas seculares. Estruturas que remontam ao descobrimento. Promover a reforma agrária é uma tarefa de alta complexidade política. Promover uma reforma agrária com  desenvolvimento torna-se uma tarefa a ser levada a cabo, sem conflitos, que exige qualidades específicas e raras.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador