Secretário de Transportes culpa usuários por tumulto em Metrô

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Jornal GGN – O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acusou vândalos por provocar a confusão com a pane na Linha-3 do metrô, em São Paulo, ontem (05). O secretário deu entrevista ao Jornal da Globo, ignorando a sequência de falhas de segurança nos trens.

O cenário presenciado pelos paulistanos começou às 18h20 e só foi solucionado 5 horas depois, às 23h20. Um problema nas portas de um dos trens causou a paralisação em 10 estações da linha Vermelha do Metrô. Usuários passaram mal com o calor e a espera. Tumulto, pânico e o tempo aguardado dentro dos trens lotados, sem ar condicionado ou circulação de ar, de 20 a 40 minutos, fizeram os usuários acionarem os botões de emergência para a abertura de portas em sete carros.

Muitos choravam, houve depredação de placas e vidros quebrados. Na estação Sé, seguranças da empresa tentaram restabelecer a paz no local, ordenando que as pessoas voltassem novamente ao trem. Os passageiros negaram, gerando brigas e mais tumultos.

O Metrô foi questionado pela Folha de S.Paulo e afirmou que o problema se resolveu em 8 minutos, mas que a paralisação havia ocorrido porque os usuários permaneceram nas passarelas. O discurso tanto na resposta à Folha, quanto na nota emitida ontem a noite pelo Metrô, é o mesmo do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

“O que fui inusitado hoje é que esta falha gerou uma reação em cadeia de um vandalismo inusitado. Esse botão de emergência é acionado quando você tem uma pessoa doente, a pessoa passando mal, alguma situação que o metrô tem que parar. Agora 7 vezes em menos de 40 minutos em pontos distintos da linha 3 por coincidência, mesma linha, esse botão ser acionado é algo inusitado.”

Em seguida, o repórter do Jornal da Globo perguntou se o governo já apurou se foi vandalismo, de fato, em um ato orquestrado. E Jurandir Fernandes respondeu: “Não há dúvida, não há dúvida, nós temos depoimentos, temos câmaras, as imagens mostram isso, que grupos organizados davam palavras, gritavam palavras de ordem, incitavam a população a pular na linha. E nós temos as passarelas, você não precisa andar pela linha”.

As imagens gravadas e fotografias mostram que não havia possibilidades de circulação dos usuários pelas passarelas. Com as estações completamente lotadas, muitas pessoas foram obrigadas a sair do metrô e tomar outras providências para chegar às suas casas.

O sindicato dos Metroviários emitiu nota avaliando que não é a primeira vez que ocorrem falhas de segurança nas composições da frota K. O trem que provocou a pane é o veículo K-07, da composição de trens que foram reformados, de 2008 a 2010, durante os governos de Serra e Alckmin, pelas empresas investigadas de envolvimento em cartel: o chamado Propinoduto Tucano.

Esses contratos foram suspensos nesta segunda-feira (03) pelo Ministério Público Estadual, que constatou que as licitações previam um gasto inicial de R$ 1,6 bilhão e que a assinatura incluía outros contratos somados a esse, gerando um total de R$ 2,5 bilhões.

Durante as investigações, o promotor Marcelo Milani havia exemplificado a dimensão do dinheiro assinado: “Nova York comprou 300 vagões em 2013 por R$ 600 milhões, enquanto o Metrô gastou 4 vezes mais para reformar 98 composições. É um prejuízo absurdo para os cofres públicos”.

A nota do sindicato dos Metroviários informa que depois da divulgação das consecutivas panes nos veículos, o “Metrô dificultou o acesso de seus trabalhadores ao sistema de registro de falhas dos trens, conhecido como S-GUT”, com restrições. O programa mencionado registra todas as falhas das composições em operação na malha metroviária da cidade, sendo possível identificar a quantidade e tipos de panes.

“Dificultar o acesso a informações não resolverá as falhas. O que o Metrô está fazendo é esconder as informações, acobertando os indícios de corrupção que afetam diretamente a população. É mais fácil fingir que as falhas não existem e as vidas dos usuários e metroviários não estão em risco”, afirmou o sindicato.

Sistema S-GUT de registro de falhas nos trens
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

28 Comentários

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  1. Passaram mal com o calor?

    Pois é, estava lendo que os passageiros passaram mal devido ao calor, se há mais de 10 anos a gente já sofria no metro na linha leste-oeste, suava desgraçadamente, imagino nesses dias infernais. Se foi orquestrado ou não, ainda saberemos, mas que essas coisas ajudam a deixar “p” da vida, ajudam.

  2. A turma do psdb gostaria de trocar de povo

    Este aí não serve, ele faz questão de usar o metro e o trem, e as pessoas de bem/bens/benz bem sabem que metro e trem só servem para alimentar contas na Suíça.

    Cê dá um pouco de grana para eles, roubando do pagamentos sagrados de juros sagrados, e este povo faz questão de ir para o aeroporto, e não para ficar olhando decolagens e aterrissagens, mas sim para voar nos aviões.

    Assim não dá.

  3. a coisa é muito simples
    Os

    a coisa é muito simples

    Os FDP nao dao satifaçao NENHUMA para quem esta preso na droga do vagao

    Os FDP compram vagoes ( cientes do historico de falhas ) sem BASCULANTE !!!!!!!!!

    Quando a linha é desligada aquilo vira um forno em clima ameno, no verao ficam insuportavel permanecer dentro

    Eu cheguei em casa ontem as 22:45 para pegar o buzao no Pq D Pedro II com destino a Inacio Monteiro havia um tumulto generalizado e mesmo cientes que o metro tinha parado os governos tanto estadual como municipal nao mandaram policiamento para o terminal …

    é inacredtivel o grau de AMADORISMO nas esferas estaduais e municipais para lidar com situaçoes altamente previsiveis e que ja deveriam haver um plano de contigenciamento para evitar tumultos em lugares como o terminal PQ D Pedro

    Nao havia um unico guarda municipal lá ou PM só ja depois de muito tarde apareceu uma viatura por lá

    Ridiculo para dizer o minimo, depois da tese da ” super blusa ” que parou o metro de s paulo , temos outra teoria da conspiraçao …

    1.   Peraí, Leonidas.
        Concordo

        Peraí, Leonidas.

        Concordo com quase tudo o que você disse, mas cadê a responsabilidade da Prefeitura? Além do mais, isso é fruto DIRETO do ROUBO ligado ao metrô e praticado por membros do governo do ESTADO.

      1. Andre a prefeitura tem que

        Andre a prefeitura tem que ter plano de gestao para situaçoes como essa ou seja.

        Alem dos onibus é necessario garantir a ordem, existem  5 000 homens na guarda municipal que nao vejo nas escolas da periferia e nem nas ruas e no centro a funçao deles esta a cargo da PM na infame operaçao delegada

        È obvia a responsabilidade do poder publico ligado diretamente ao transporte ( estado e municipio ) ja nao haver plano de açao coordenada em casos assim é ridiculo…

      2. trolls e coxinhas, feitos um para o outro.

        André LB, liga não, o leonidas é de exttrema direita, mais um coxinha que culpa a Dilma pelas filas nos postos de saúde municipais, que culpa a Dilma pelo congestionamento em SP (“isentou os carros de IPI, todo mundo comprou carro, aumentou o congestioamento”). Essa é a lógica pervertida da geração coxinha. O Sindicato dos Metroviários informou que no ano passado em um um único mês houve 700 ocorrências com esses trens reformados. Claro, ocorrência é qualquer irregularidade, leve ou grave, mas isso dá a dimensão da qualidade dos trens reformados. São Paulo é a única cidade do mundo que reformou trens de metrô. Todas as demais os transformam em sucata e vendem os lotes em disputadíssimas licitações. Na Rua Oscar Freire está paralisada a construção da estação de metrô da linha 4 (amarela). Faz apenas TREZE ANOS que estão construindo essa estação e jamais conseguem terminar. Por que será?

  4. trilhando caminhos

    E portanto o idiota deveria concluir que a culpa do desligamento da rede elétrica é do alto consumo dos usuarios. É assim que sp resolve!

  5. Não sei como o PSDB vai lidar

    Não sei como o PSDB vai lidar com isso, o que mais se ouvia ontem eram frases do tipo:

     “além de ruim é super faturado”, ou seja a população tá bem informada sobre os desmandos.

    As vezes a mudança parece ser lenta..só parece.

  6. Alguem me explique.
    As

    Alguem me explique.

    As freadas bruscas que esses trens novos(?) tem dado? Já vi mulher com

    criança de colo levantar vôo, marmanjo cair sobre quem esta sentado , idoso

    então. O que esta acontecendo?

  7. É por isso que a polarização

    É por isso que a polarização PT vs PSDB tem que acabar. 

    O Secretário não disse com todas as letras, mas tá implícito no seu discurso algo como “boicote petista”. Só consigo enxergar uma exploração competente do antipetismo histérico, por parte dos tucanos, para o paulistano/paulista referendar tantas vezes este governo desastroso.

    Não é a toa que Maluf por tanto tempo angariou votos em SP, com o bordão cravado no imaginário popular do “rouba, mas faz”, já que, com os tucanos, além de não inaugurarem estações de metrô, há ainda este rolo todo da Alstom/Siemens.

    Para o eleitor da Grande SP, além da segurança, o metrô/CPTM é o grande cacanhar de aquiles dos tucanos. Se alguém da oposição (seja Padilha, seja Skaf) se comprometesse com um programa massivo de construção de estações de trens e metrô, conseguiriam conquistar grande parte dos usuários que já se cansaram de ser tratados igual gado.

    Não dá para considerar como sério um país em que a sua maior metrópole, com população duas vezes maior que a Suécia, tem este sistema de transporte sobre trilhos tão defasado e tão ruim. Só o que os tucanos fizeram com o Estado de SP deveria banir eles para sempre do mapa político.

  8. Gostaria que o sr. secretário

    Gostaria que o sr. secretário Jurandir respondesse algumas coisinhas:

    – Quais são as provas, de fato, de que isso foi uma sabotagem e um ato orquestrado? E quais são estes “grupos organizados”, os black blocs, a Cosa Nostra, a Gaviões da Fiel?

    – Porque o novo sistema de controle de trens, o CBTC, ainda não está funcionando? http://noticias.r7.com/sao-paulo/sistema-que-reduz-lotacao-do-metro-vai-demorar-mais-um-ano-para-funcionar-10092013

    – E porque raios o monotrilho da linha 15 está com TRÊS anos de atraso? http://www.folhavp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1447:governo-adia-entrega-das-estacoes-vila-prudente-e-oratorio-do-monotrilho&catid=46:acontece-na-regiao&Itemid=125

  9. Demissão do Secretario sem noção

    Quer dizer que para o Secretario de Transportes/SP o botão de emergência do metrô não pode ser usado quando ha, justamente, emergência! O povo passando mal dentro do metrô, assando e sem ar, mas deveria se comportar como ovelhas (ou gado), ficar esperando comportadamente, melhor ainda, em fila dentro do vagão lotado, enquanto resolvessem o tal problema. Eh cada tapa-buraco que fazem em SP para esconder a incompetência.

    Se tivéssemos uma imprensa decente, um cara desses teria perdido o emprego. Eh o cumulo um sem noção desses, ser Secretario de qualquer coisa. Esse Brasil da Casa Grande ja deu; nessas horas da vontade mesmo de ir pras ruas e fazer uma revolução, àquela que sempre impediram de acontecer realmente.

  10. Comentário.

    São os trens reformados, né? Ahhhh, entendi.

    Jurandir disse: “A culpa é do povo”.

    Na noite em que fiquei preso entre as estações Butantã e Pinheiros da linha Amarela do metrô a culpa foi minha?

  11. Meu, levaram 05 horas para

    Meu, levaram 05 horas para tirar uma carcaça dos trilhos? Quem puxou a carcaça ? O Alckimim (“Alckmedo”) e outro sujeito, o Jurandir?.

  12. o sindicado dos metroviários

    o sindicado dos metroviários hoje é lidearada pela Conlutas. Será que nesse namorinho duradouro entre Haddad e Alkmin, se o sindicato fosse liderado pela CUT eles comprariam essa briga, ou será que os metroviários jogariam panos quentes na situação, acusando a população de agredir os funcionários e gerar o pânico?

  13. Gestão paulista

    Pane no metrô? Culpa do usuário.

    Falta d’água na Capital? População que disperdiça.

    Enchente? Falta de educação de quem joga lixo na rua.

    Violência crescente? Falta de conscientização das vítimas.

    Mais um mandato tucano?….

  14. Monólogo

    E se o governo é tucano, o que falou tá falando e foi assim que essa mentira rodou o mundo como se fosse verdade, de portal MSM a Yahoo passando por UOL JN et caterva, xô capeta

  15. A Companhia do Metro quando

    A Companhia do Metro quando foi constituida montou um espirito de orpo e organização entre seus funcionarios bem selecionados, a empresa tinha orgulho de seu alto nivel profissional, toda a engenharia era propria da companhia assim como todos os demais serviços internos. Essa mistica do “esprit de corps” foi desmontada com terceirizações, acabou a engenharia propria da companhia, baixou geral o nivel profissional, esta ai o resultado.

    Quanto ao Secretario, é o mal geral do Pais hoje. Existem em São Paulo engenheiros de altissimo nivel em transportes, energia, saneamento. Por razões politicas Governos como o de São Paulo se compõe com agrupamentos politicos que só operam no terreno dos conchavos mas não contam com gente de nivel para indicar para qualquer cargo. Então aparecem Secretarios com capacidade maxima na area privada para ser gerente de posto de gasolina e que são alçados a niveis de competencia que eles nunca tiveram preparo para alcançar. O problema central do Brasil na União, Estados e Municipios e hoje o baixissimo nivel de gerenciamento, como esse Secretario inexpressivo mas que está rodando por ai há decadas, será que o Governador não tem outro? Peça alguma indicação na Escola Politecnica, na Fundação Getulio Vargas, eles com certeza terão uma lista de 200 nomes de gente capaz, para que o Governador do maior Estado do Pais não fique limitado a politiquinhos de aldeia, a aparecidos, jurandires e outras nulidades, São Paulo merece gente melhor.

  16. PIADA

    Seria cômico se não fosse trágico.

    A culpa é do usuário querer usar.

    Oh secretário Jurandir, agora conta uma de papagaio, vai…..kkkkkkkkkkkkk

     

  17. A frota K é kafkiana

    Vídeos mostram caos no Metrô-SP depois de mais uma falha em trem reformado

    Segundo metroviários, pane foi causada por defeito na porta de composição mais problemática do sistema. Ano passado, mesmo trem descarrilou e abriu portas ao lado de trilho energizado”A composição que apresentou problemas ontem, conhecida como K07, é uma das recordistas em panes graves no Metrô de São Paulo. Recentemente reformado pelo consórcio MTTrens, envolvido nas denúncias de cartel, o K07 foi o trem que descarrilou nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da cidade, em 5 de agosto.”por Redação RBA publicado 05/02/2014 11:14, última modificação 05/02/2014 11:15Comments EDUARDO ANIZELLI/FOLHAPRESSmetro caos 4 fevereiro Eduardo Anizelli Folhapress.jpg

    Usuários são impedidos por seguranças de caminhar pelos trilhos da Linha 3 Vermelha

    São Paulo – Vídeos publicados no YouTube mostram superlotação em vagõestumulto nas plataformasusuários andando pelos trilhos,escapando pelas saídas de emergência e confusão em estações da Linha 3 Vermelha do Metrô de São Paulo na noite de ontem (4), depois que um trem apresentou falhas de portas.

    De acordo com a companhia, o problema aconteceu às 18p9 na estação Sé, centro da capital, e teria sido sanado oito minutos depois. O Metrô coloca a culpa do caos de ontem nos usuários, que teriam sido impacientes e acionado os botões de emergência em pelo menos sete composições que vinham atrás do trem que apresentara defeito. A linha ficou interrompida por 5 horas.

    Funcionários da empresa afirmam, porém, que a resolução do problema nas portas obrigou o centro de controle a desenergizar as vias. “Sem energia, o trem fica tanto sem ar condicionado como sem ventilação”, explica um metroviário que prefere não se identificar para evitar sanções da empresa. “Esses trens modernizados não têm basculantes e com isso os usuários se desesperam e saem do trem por causa do calor e falta de ar.”

    A composição que apresentou problemas ontem, conhecida como K07, é uma das recordistas em panes graves no Metrô de São Paulo. Recentemente reformado pelo consórcio MTTrens, envolvido nas denúncias de cartel, o K07 foi o trem que descarrilou nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da cidade, em 5 de agosto.

    Pivô do caos de ontem, a falha de portas não é novidade no histórico da composição. Em 2 de outubro, na estação Santa Cecília, centro da capital, o K07 abriu sozinho todas as suas portas, em todos os vagões – inclusive no lado oposto ao da plataforma, onde fica o trilho energizado.

    A RBA vem denunciando desde o ano passado falhas recorrentes nos trens da frota K, à qual pertence o K07, e outras frotas reformadas por empresas acusadas de cartel.

     

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