“Vamos privatizar o que for possível”, diz futuro presidente do Banco do Brasil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O escolhido por Jair Bolsonaro para presidir o Banco do Brasil, a partir de 2019, Rubem de Freitas Novaes, afirmou que uma das metas é “a privatização do que for possível”. Segundo ele, somente assim será possível ter bons resultados e ser “cada vez mais competitivo”.
 
A declaração do economista alinhado a Paulo Guedes, o nome de Jair Bolsonaro para o Ministério da Economia, foi dado a imprensa, nesta quinta-feira (22), afirmando que foi orientado, tanto por Guedes, quanto pelo futuro mandatário, a ter essa linha de atuação.
 
Além da privatização do que puder nos ativos da instituição, Rubem de Freitas disse que buscará eficiência e enxugamento. “A orientação é eficiência, enxugamento e privatização do que for possível. Vamos buscar bons resultados e tornar o banco cada vez mais competitivo, mas de uma maneira enxuta”, disse.
 
Após a declaração, o futuro comando do Banco do Brasil foi questionado se a instituição será privatizada completamente. Ele negou, mas manteve a posição de que tentará o máximo que puder, indicando, por outro lado, que ainda não há muita clareza no tema.
 
Ao responder quais braços de atuação do Banco do Brasil poderiam ser negociados junto ao setor privado, disse que “isso está muito prematuro para eu detalhar”. “Primeiro, preciso tomar ciência da situação do banco, das pessoas que estão lá, pensar na formação da equipe”, completou.
 
Entre os caminhos, mencionou apenas a venda de ativos por meio de ações no mercado de capitais, atraindo investidores. “[Vamos] procurar fazer operações que mobilizem o mercado de capitais, com o máximo de transparência possível. Aquela fase de privatização em que você direcionava venda para determinados compradores, que montava aqueles consórcios de compra, está ultrapassado”, defendeu.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Corrupção

    Não existe privatização sem corrupção. São sinônimos. Em especial quando o que se pretende doar, digo, “privatizar” é fonte de enormes lucros para a União e fundamental para o controle da economia do país.

  2. EU QUERO A MINHA PARTE

    Não quero ser a parte que PAGA tarifas extorsivas em Contratos com Garantia de Lucro e Lucratividade. Com Seguro Público contra declínio de Faturamento. Então vem Dona Mirian Leitão e solta: Temos que dar Segurança Juridica e Respeitar Contratos Assinados !! Como Somos Estúpidos !! André Araújo, em artigo neste mesmo veículo, relata sobre um ‘Conhecido’ que entra meio a contra gosto nas Privatizações Tucanas de Rodovias. Colocou alguns Milhares de Reais e viu seu Dinheiro virar Bilhões. QUE MAMATA !!!! As Empresas não precisam nem divulgar Balanços aqui na ‘Terra de Oz’. É fácil demais lidar com Acéfalos !!! Laboratórios Internacionais se esbaldam. Esquinas, antes tomadas por Botequins, hoje são disputadas a golpes de foice por Redes de Farmácia. No país que não tem Saúde, nem Sistema de Saúde. Outro dia, vou comprar uma Pomada. 38 Reais. Se tiver Cartão disto, daquilo, fidelidade disto e daquilo sai por 22 Reais. Fazemos na hora. Mas se informar que já é Cliente e pagar à vista sai por 17 Reais. O Preço que paguei. Quase um Infarto. Pomada serve pra Infarto? Como eu, Vendedor de Bugigangas que tenta tirar 30% de Lucro Bruto, que se tornará 5 ou 6% de Lucro Liquido, depois e Taxas, Impostos, Contador, Aluguel, Tarifas Públicas,….pode conseguir que uma Mercadoria tenha desconto de mais de 50% e mesmo assim obtenha Lucro Extraordinário?!! ”Diretor de Laboratório, amigo da Família, explica: Tendo o custo inferior a 1 Real por Unidade. 99% dos LaboratóriosFarmacêuticos são MultiNacionais Estrangeiras. Que país Maravilhoso?!! EU QUERO A MINHA PARTE !!!!!!!!!!!!

  3. O Banco do Brasil tem a idade

    O Banco do Brasil tem a idade da propria nação independente, uma INSTITUIÇÃO que formou grande parte da estrutura economica brasileira, é a base do CRDEITO AGRICOLA que mantem o agronegocio, do crédito à exportação das medias e pequenas empresas, é o banco que administra o CAPITAL DE GIRO da União e de muitos Estados e Municipios, sua Distribuidora é a maior operadora dos titulos publicos federais, é um BANCO FUNDAMENTAL que agora está na mira dos PIRATAS DO CARIBE para ser retalhado e vendido em pedaços, o objetivo maior é VENDER o banco ms como na Petrobras vão começar amputando braços e pernas, deixando a cabeça para o final.

    Em 1965, quando entrei por concurso no Banco, o BB tinha mais ativos que todos os demais bancos privados somados.

    No Governo FHC trataou-se de diminuir ao maximo o banco, hoje já superado em ativos pelo ITAU e pelo BRADESCO.

    A idéia final é a vend do controlo do Banco do Brasil, quem sabe a XP tenha interesse,m a grife vale muito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador