Na greve, petroleiros subsidiam combustíveis a preços justos

Isso tem a função de alertar os consumidores sobre os prejuízos que a política de preços da Petrobras causa desde 2016, parte do pacote de desmonte e privatização da empresa.

Fup – Foto Itamar Sanches

Jornal GGN – Os petroleiros voltaram a subsidiar combustíveis a preços justos, e isso na greve. Nesta quinta, 13, completando 13 dias de greve, ações solidárias foram realizadas para que a população tenha acesso a combustíveis a preços justos. Isso tem a função de alertar os consumidores sobre os prejuízos que a política de preços da Petrobras causa desde 2016, parte do pacote de desmonte e privatização da empresa.

Nesta manhã os sindicatos subsidiaram descontos de botijões de gás e gasolina em sete estados do país – Amazonas, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Amanhã, dia 14, as ações de subsídios terão lugar no Rio Grande do Norte e Ceará.

Ações como esta já foram feitas no Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espirito Santo e Rio Grande do Sul.

Apesar de extrair petróleo com um dos custos mais baixos do planeta, a Petrobrás reajusta os preços dos derivados nas refinarias de acordo com as variações do mercado internacional e, consequentemente, do dólar, que já chegou a R$ 4,30.

A Petrobras vem reduzindo o uso de refinarias, que operam atualmente abaixo de 70% de sua capacidade. Há seis anos, as refinarias operavam com 95% de capacidade.

Isso mostra que o Brasil está importando combustíveis que poderiam ser produzidos aqui, o que nos expõe aos efeitos das crises internacionais. A greve tenta impedir o agravamento da situação, pois que a estatal planeja a venda de oito das 15 refinarias existentes.

Veja o vídeo da ação dos petroleiros em Minas Gerais.

Com informações da FUP

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador