Caixa reduz limite para financiamento de imóveis usados

 

Jornal GGN – A Caixa Econômica Federal confirmou que reduzirá o limite de financiamento para imóveis usados a partir de segunda-feira (4). Segundo o banco, principal responsável pelo financiamento de imóveis no país, o foco deste ano será o financiamento de imóveis novos, “com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS”, que não sofrerão nenhuma alteração.

A partir da próxima semana, o limite de financiamento para imóveis usados nas operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) passará de 80% para 50% do valor total do imóvel nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).
 
Com as mudanças, o consumidor que comprar imóvel usado pelo SFH, que atualmente precisa de uma entrada mínima de 20%, terá de dar uma entrada de, pelo menos, 50% e financiar a outra metade.

 
No caso do SFI, o comprador, que hoje pode dar uma entrada mínima de 30%, terá, a partir da próxima semana, de pagar pelo menos 60% do valor do imóvel, financiando com a Caixa no máximo 40%.
 
(Com Agência Brasil)
 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A razão de fundo, sem

    A razão de fundo, sem trocadilho, é de FUNDING. A poupança está perdendo recursos para outras aplicações com maior rentabilidade. Ou, dito em outros termos, cada vez mais há menos bestas no mundo que aceitam ser garfados.

  2. Tem um programa a cabo

    Tem um programa a cabo “Proprietários de Primeira Viagem”, onde boas casa em Atlanta, EUA saem por 250.000 a 300.000 dólares em reais em torno de 1.000.000 com toda segurança e infraestrutura americana!

    Aqui apartamentos passam fácil deste valor!

    A Caixa estava financiando BOLHAS, Especuladores!

      1. Foi um modo de dizer, que

        Foi um modo de dizer, que isso forçará a queda nos valores dos IMÓVEIS AQUI!

        Cairá primeiro os usados e após os novos!

        Você é inteligente, você entendeu…

  3. Agora a economia decola

    No “ativo e moderno” mercado bancário brasileiro, a única opção real que as pessoas possuem de financiar é a Caixa – e esta, ao invés de ser ampliada, será restringida. É um escândalo.

    A ideia é dificultar a compra de imóveis usados para forçar a compra de imóveis novos? Se for por isso estes gestores são ainda mais energúmenos do que a primeira vista parece. Normalmente, a venda de imóveis antigos se dá quando o atual proprietário pretende ir para outro imóvel (este normalmente mais novo e mais caro). Como ele já possui um patrimônio, se capitaliza com a venda do seu imóvel e consegue avançar para uma nova construção. Porém, com a “brilhante” ideia, ele terá maiores dificuldades em vender o seu. E, se não consegue vender o seu, também não comprará outro – e esta ação vai prejudicar novos empreendimentos da mesma forma. Uma imbecilidade total.

    Ademais, por concepção, imóveis mais antigos são mais barato que os novos, desta maneira, dificultando a compra de imóveis usados, esta-se restringindo ainda mais as condições de uma família mais humilde financiar sua casa. É impressionante.

    Agora sim a economia vai decolar.

    Defendam o que quiserem, este governo é uma piada.

  4. Burrice total!

    Muita gente compra um imóvel novo na espectativa de vender o imóvel usado, onde geralmente mora, para liquidar o saldo devedor referente à compra do imóvel novo. É exatamente este o meu caso.

    Faz 18 meses que tento vender um apartamento usado, onde moro. Não consegui e, agora, com um financiamento de apenas 50% para imóveis usados, a venda ficou muito mais difícil.

    Preciso de 200 mil para liquidar o saldo devedor pela compra do imóvel novo. Vou ter que tomar emprestado esta pequena fortuna e, como já sou idoso, tenho apenas 146 meses para pagar este valor ( 200 mil reais) à Caixa Econômica Federal. Resultado, vou começar com cerca da R$ 3.860,00 de prestação, valor que vai diminuir muito lentamente. E esta simulação eu fiz na internet antes do último reajuste na taxa de juros para compra de imóveis. R$ 3.860,00 (ou será 4.000 mil?) é uma prestação altíssima para a minha situação financeira.

    Eu estou apavorado com esta situação, pois o ideal seria vender o apartamento usado para liquidar o saldo devedor, quando do recebimento das chaves do novo.

    E  agora, José?

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador