Com tempo instável, excesso de chuvas e trovoadas, é bom se precaver

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Com o verão a todo vapor, as chuvas são muitas, e com certa regularidade, extremamente violentas. Os estragos vê na esteira do tempo ruim, e é preciso escudar sua casa ou condomínio contra situações mais delicadas.

No caso de inundações, Eduardo Zangari, diretor de Relações Institucionais da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), em dicas fornecidas para o site iCondominial, afirmou que a atitude primordial para condomínios é cuidar dos elementos que fazem parte do sistema de captação de água pluvial, como ralhas e ralos, e também dos dutos que fazem com que a água seja subtraída, inclusive da tubulação da calçada.

“Essas providências são muito importantes porque eu conheço, por exemplo, o caso de uma bolinha de tênis jogada provavelmente por um vizinho que caiu na calha de um condomínio. Daí choveu e acabou inundando todo o prédio. E o mesmo pode acontecer com um simples pedaço de plástico”, alerta Zangari ao iCondominial.

Em alagamento de garagem, o problema mais comum refere-se à capacitação do condomínio, que não conserva bem a sua caixa d’água, o que pode causar um problema no sistema de bomba, que acaba por transbordar, ou a inundação é proveniente da rua, em frente à edificação.

Mesmo que se tenha um sistema de bomba eficiente que pegue a água e a jogue para fora, muitas vezes acaba entrando mais água do que saindo. O ideal, principalmente para áreas que normalmente alagam, é manter uma bomba reserva instalada e de fácil manuseio para situações de emergência.

Para-raios – Fundamentais para evitar que descargas elétricas causem qualquer tipo de dano à estrutura do condomínio ou à vida dos moradores,os para-raios precisam de cuidados na instalação e manutenção, já que devem estar de acordo com as regras presentes na NBR 5419/05 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Importante é que a instalação seja feita por empresa especializada.

 “O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (para-raios) deve ser vistoriado anualmente por um profissional responsável, que realizará a medição ôhmica com um aparelho chamado terrômetro, que verifica se o sistema está dentro dos parâmetros legais”, explicou Roberto Palazo, diretor da Eco Service, ao iCondominial.

Queda e falta de Luz – Como o controle não é do morador, mas sim da concessionária de energia elétrica, a solução para os problemas de queda e falta de luz é a  instalação de um gerador ou de um sistema de nobreak. Mesmo sem utilizar muito o gerador, ele precisa ser ligado pelo menos uma vez por semana, para checar o combustível e conferir se está funcionando. A manutenção tem que ser feita por empresa especializada.

BOX

Os cuidados

Dicas da iCondominial para cuidar do patrimônio

  • Um sistema de impermeabilização bem feito e bem cuidado evita possíveis infiltrações causadas pelas chuvas na estrutura do condomínio
  • O síndico pode perceber que o seu condomínio está passando por problemas de infiltrações quando observar o aparecimento de umidade ou vazamento, aplicando um teste na região suspeita com lamina d’água e verificando as instalações. Bolhas, manchas e “suor” nas paredes são um indício de que algo está errado
  • O aterramento correto do condomínio é fundamental para que a força do raio se dissipe no solo. Do contrário, os aparelhos eletrônicos dos moradores e a própria estrutura do prédio podem ser afetados
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador