A Conferência de Wannsee e o início do holocausto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Motta Araujo

A Conferência de Wannsee foi realizada em 20 de janeiro de 1942, às margens do lago de Wannsee, um subúrbio de belas residências na grande Berlin, convocada por Reinhard Heydrich, chefe do RSHA, a repartição central de segurança do Reich, onde compareceram altos oficiais da SS, representantes do Ministério da Justiça, Economia e Relações Exteriores para definir e organizar o exterminio de judeus da Europa. A lista dom o número total de 11.000.000 dividida por países, fez parte do Protocolo de Wannsee, que são as minutas dessa conferência.

A partir da conferência as execuções anteriores, realizadas pelos Einsatz Gruppen, pelotões de execução que seguiam as tropas, que somavam 65.000, dariam lugar a um plano muito mais ambicioso, de criar campos de exterminio na zona ocupada da Polonia, sob a jurisdição de um setor especial do RHSA que seria criado e chefiado por Adolf Eichman.

Do Protocolo foram tiradas cópias individuais com ordem de extremo sigilo mas o Procurador Geral no Tribunal de Nuremberg, o americano Robert Kemppner, conseguiu uma copia rubricada por Heydrich e a exibiu no Tribunal. Esse documento foi decisivo para conseguir a condenção de Goring, Kaltennbrunner e da SS como organização.

A Conferência de Wannsee foi o momento inicial do Holocausto e tem importancia histórica. A mansão onde sa realizou  a reunião virou museu em memória das vitimas do Holocausto e está aberta ao público, estando lá exibidas as atas originais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tecnologia de 1942?

    “A lista dom o número total de 11.000.000 (de judeus) dividida por países”

     

    Se bobear, em pleno ano de 2014, com toda a tecnologia existente, seria difícil dizer quantos judeus existem espalhados por países de Europa.

    O chamado “holocausto” utiliza tecnologias estranhas para manter o seu mito.

  2. Filme

    Sim, há pouco tempo assisti um filme sobre este evento. Uma reunião para planejar matança em massa, coisa tenebrosa . O pior é que fatos  parecidos se repetiram, com as tais “limpezas etnicas”, um horror sem sentido que se repetiu na Europa, África, Ásia, em diversos locais. 

  3. Grande livro

    Há um livro excelente sobre essa reunião escrito pelo historiador britânico Mark Roseman, “The Villa, the Lake, the Meeting: Wansee and the Final Solution”. São apenas 140 páginas, mas praticamente todas elas são impactantes. Leitura obrigatória para quem se interesse por esse assunto perturbador.    

  4. Da fuga das galinhas a conferência de Wannesse

    Excelente a exposição, a página esta otima , o artigo é contundente, prova que existe uma casa no lago em Wannesse, prova que houve uma conferencia secreta nessa casa “com vista para o lago” e outros minimos detalhes (tosos coerentes) parabens. Infelizmente não citam quem participou o que ouviram nessa conferencia ” as portas fechadas” de modo que a unica diferença entre a fuga das galinhas e a conferencia de Wannesse,  reside no fato que na fabula, a galinha Ginger ouviu os planos do dono da granja enquanto que na conferencia não se sabe quem ouviu ou se disseram algo, uma vez ter se passado as portas fechadas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador