A história da Parana Plantations Ltd

Por Motta Araujo

EMPRESAS HISTÓRICAS – PARANA PLANTATIONS LTD. – Empresa que criou a prosperidade do Norte do Paraná – Fundada em 1924 por Simon Fraser – 15º Lord Lovath, nobre escocês cuja dinastia foi criada em 1458. Lovath comprou grandes extensões de terras no Norte e Noroeste do Paraná e tendo como eixo uma linha de trens, a Cia. Ferroviária São Paulo Paraná, criou uma serie de cidades-jardim no modelo inglês, todas planejadas, Maringá,  Apucarana, Cambé, Rolândia, Cianorte, Arapongas, Mandaguari tendo como cidade principal Londrina, a filha de Londres. As terras foram vendidas em lotes para agricultores com pagamento a prazo, criando uma nova fronteira agricuola no Brasil, cuja primeira cultura foi o café, chegando o Norte do Paraná a ser a maior região produtora de café do país, depois derivando para outras culturas, hoje é area de soja, milho, pecáaria e café.
 
A Parana Plantations foi liquidada em 1942 e vendida a brasileiros que a absorveram sob o nome de Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, dentro a necessidade de caixa do Tesouro inglês para financiar o esforço de guerra.

 
A Inglaterra liquidou 2/3 de seus imensos investimentos no exterior para financiar os gastos bélicos, nesse pacote foram também vendidas as múltiplas ferrovias inglesas no Brasil como a São Paulo Railway (Santos a Jundiaí), a Leopoldina, a Great Western no Nordeste, não ficando nada do capital ferroviario britanico no Brasil.
 
O 16º Lord Lovath foi Chairman da Rolls Royce e o 17º Lord foi Brigadeiro na Segunda Guerra, comandava o 4ª Brigada de Comandos, lutou no raide ao porto francês de Dieppe, foi seriamente ferido, ganhou todas as condecorações de guerra, foi Vice Ministro de Relações Exteriores e ativo mebro do Parlamento na Camara dos Lordes, morreu em 1995.
 
Ilustre família, pouca homenageada no Brasil para o qual deu grande contribuição.
 
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/maringa/conteudo.phtml?id=918508&tit=Livro-conta-a-saga-britanica-que-colonizou-parte-do-Norte-e-Noroeste-paranaense
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem querer ser chato mas já

    Sem querer ser chato mas já sendo…

    E que o 15º Lord Lovat nasceu em 1911,  com 13 anos (dito que a fundação da Cia. foi em 1924) ou o Hon. Lord já era um mago do empreededorismo ou na verdade foi o seu pai o 14º Lord Lovat que tambem se chamava Simon Fraser e pelo lido dele acho que ele entendia mais de terras do que o filho.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Simon_Fraser,_15th_Lord_Lovat

    Abraço a todos,

    E aproveitando um pedido: automoveis ingleses no Brasil historia de empresas, usuarios famosos, etc…

    1. Meu caro, vc tem razão,

      Meu caro, vc tem razão, trata-se de um erro numeral, o homem da Parana Plantations é o 14º Lord Lovat, nascido em 1871 e falecido em 1933 e não o 15º, seu filho.

  2. Norte do Paraná

     

    Otimo post. O norte do Parana, se teve em sua origem os ingleses em sua formatacao inicial, teve na migracao interna, especialmente os mineiros, os paulistas e os pernambucanos e na imigracao japonesa, alema, libanesa e italiana e, em menor escala, espanhois, o seu momento de consolidacao de potencia agricola.

    Em relacao aos japoneses e aos alemaes, relevo dois pontos:

    1) Japoneses: foram fundamentais para a introducao de duas fibras – o algodao e o rami. Vale destacar que duas cidades norte paranaenses foram fundadas por japoneses, em periodo pre-2a guerra: as cidades de Assai (por muitos anos, entre as decadas de 50, 60 e ate meados de 70, consideras a maior produtora de algodao do pais e umas das referencias mundiais do plantio desta fibra) e Urai (grande referencia no plantio de rami). Essas cidades tem uma simbologia muito grande na comunidade niponica brasileira, assim como Bastos, no interior de SP.

    2) Alemaes: Nao so o vale do Itajai deve ser relevado como marco da imigracao alema. Rolandia, vizinha de Cambe e Arapongas, e um cidade simbolica para os teuto-brasileiros e para a comunidade judaica brasileira, uma vez que muitos vieram para contribuir em sua fundacao, fugindo das perseguicoes da guerra. Em Rolandia, nasceu e cresceu o economista Caio Koch-Weser, Vice-Presidente do Banco Mundial nos anos 90, ex-Secretario e Vice Ministro das Financas da Alemanha e, atualmente, um dos homens forte do Deutsche Bank.

  3. Discute-se tanto sobre

    Discute-se tanto sobre reforma agraria, mst, violencia, ocupações, mas no entanto a maior reforma agraria havida no país foi feita por uma companhia privada, a melhoramentos norte do paraná. Foi a reforma que deu certo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador