Alexander von Humboldt, a Venezuela e a Revolução Bolivariana, por Franklin Frederick

Alexander von Humboldt, a Venezuela e a Revolução Bolivariana

por Franklin Frederick

«Não se pode elogiar o bastante a legislação das novas repúblicas da América espanhola que, desde o início, tiveram a séria preocupação de acabar definitivamente com a escravidão. Neste respeito, esta vasta parte da Terra tem uma vantagem imensa sobre o sul dos Estados Unidos (…).»

«Na América do Norte os homens brancos criaram para si uma República branca com as mais vergonhosas leis de escravidão.»

Alexander von Humboldt (1769-1859)

Em 2019 celebram-se os 250 anos do nascimento de Alexander von Humboldt, o cientista que, segundo Símon Bolívar, que o conheceu pessoalmente, foi o verdadeiro «descobridor» da América. Entre 1799 e 1804, Alexander von Humboldt, acompanhado pelo botânico francês Aimé Bonpland, viajou pelas colônias da América espanhola de então, explorando regiões que pertencem hoje à Venezuela, ao Equador, à Colômbia, ao Peru e à Cuba. De volta à Europa, Humboldt iniciou a publicação de vários livros contando as suas aventuras na América e revelando para um curioso e fascinado publico europeu as riquezas naturais e culturais da América do Sul. 

Ao mesmo tempo em que escreveu sobre as maravilhas da natureza tropical da América e a riqueza cultural de seus povos originários, Humboldt denunciou, como nenhum outro antes dele, os horrores da escravidão, da opressão dos povos indígenas e da injustiça do sistema colonial. Sua importância para o nosso tempo vem justamente de sua capacidade de ver as interrelações entre o meio-ambiente, a sociedade, a política e a economia. Foi ele o primeiro pensador ocidental moderno a descrever cientificamente o planeta como um organismo vivo onde seres humanos, plantas, animais, solos e clima se relacionam e se influenciam. A novidade desta visão, em sua época, onde ainda prevalecia uma visão mecanicista da natureza, foi revolucionária. Para Humboldt, poesia e ciência eram dois modos complementares e necessários para a compreensão do mundo. Sua influência sobre poetas, escritores e cientistas foi enorme. Goethe adorava passar horas conversando com seu amigo mais jovem Humboldt e tanto o «Fausto» como os seus estudos sobre as plantas talvez não existissem como os conhecemos hoje se não fosse pela influência de Humboldt.

Charles Darwin levou consigo em sua viagem no «Beagle» vários livros de Humboldt com os quais dialogava permanentemente. Sem Humboldt, dificilmente Darwin teria escrito a «Origem das espécies» ou Thoreau teria escrito «Walden».

Humboldt foi provavelmente o último pensador a dominar quase a totalidade do pensamento científico de sua época, quando isso ainda era possível, mesmo que extraordinariamente dificil, utilizando este conhecimento para mostrar como diversos fenômenos distintos se encontram em relação uns com os outros, numa abordagem que hoje chamaríamos de interdisciplinar.

Ao explorar a região do lago Valencia, na atual Venezuela, por exemplo, Humboldt começou a compreender as relações entre agricultura e mudança climática. Como ele próprio escreveu:

«Quando as florestas são destruídas, como elas são por toda a parte na América, com uma pressa imprudente, pelos fazendeiros europeus, as fontes de água se tornam menos abundantes ou secam por completo. Os rios, que permanecem secos parte do ano, se convertem em torrentes sempre que as grandes chuvas caem nas montanhas. Com a desaparição dos arbustos e da pequena vegetação nos flancos das montanhas, as águas das chuvas não tem mais obstáculos em seu curso e ao invés de se infiltrarem lentamente nos rios, carregam a terra e formam as súbitas inundações que devastam a região.»

Humboldt chamou a atenção para o fato de que as florestas aumentam a capacidade dos solos de reter água e contribuem para esfriar o clima. Compreender estas interrelações e como elas contribuem para a mudança climática é parte fundamental do trabalho do IPCC – Intergovernamental Panel on Climate Change – hoje em dia, o que Humboldt já fazia há mais de 100 anos. Mais ainda, Humboldt claramente denunciou o sistema colonial e o modo de produção capitalista – sem usar este termo – como principais responsáveis pela destruição do meio ambiente e consequente impactos no clima: os fazendeiros europeus e sua produção voltada para os interesses da metrópole, utilizando mão de obra escrava e expulsando os povos indígenas de suas terras. Humboldt denunciou claramente a «barbárie» colonial européia e apresentou uma visão dos povos indígenas sul americanos e dos escravos negros completamente diferente das concepções dominantes em sua época. Humboldt não só rejeitou o racismo endêmico de seu tempo e a suposta «superioridade» da «raça branca», mas declarou que a cultura dos povos indígenas é tão criativa e diversa quanto a européia. Além disso, Humboldt atacou com veemência um dos principais proponentes do «racismo científico» europeu, o conde de Buffon, expondo o ridiculo de suas idéias.

O progresso das ciências no século XIX levou inevitavelmente a uma especialização cada vez maior e ao relativo isolamento das diversas disciplinas científicas, dificultando assim a visão integral que Humboldt ainda pode ter do planeta. Esta situação permanece até hoje, pois a maior dificuldade que temos é justamente a de integrar o enorme conhecimento que já acumulamos em diversos campos diferentes numa visão de conjunto, tarefa fundamental que pode contribuir de maneira decisiva para o nosso futuro. Mais uma vez, o trabalho do IPCC é um exemplo concreto e atual desta tentativa. Por sua própria natureza, porém, o IPCC não pode incluir de maneira clara e precisa as dimensões políticas e econômicas em seus estudos, ou apenas aludir superficialmente aos problemas colocados pela economia capitalista e não condenar o capitalismo em si.

Se, por uma lado, a visão de mundo de Humboldt, combinando filosofia, poesia e praticamente a totalidade do conhecimento das ciências naturais de seu tempo, só foi possível exatamente naquela época; por outro lado, de um certo modo, Humboldt veio «cedo demais». Ele morreu antes de que a Alemanha iniciasse as suas aventuras colonias na África, principalmente na Namíbia, e do consequente recrudescimento do racismo «científico» não só na Alemanha mas em toda a Europa. O conde de Gobineau, que retomaria a bandeira do racismo de Bouffon, tão ridicularizado por Humboldt, nasceu em 1816 – Humboldt tinha então 47 anos – vivendo até 1882 – portanto mais de 20 anos depois que Humboldt já estava morto, mais de 20 anos de «trabalho» em prol do racismo sem um adversário que tivesse a mesma reputação e capacidade de um Alexander von Humboldt. E a ligação entre o colonialismo alemão na África e o posterior surgimento do movimento nazista já foi amplamente demonstrado por historiadores tais como David Olusoga e Casper W. Erichsen em «The Kaiser’s Holocaust». Com a ascenção do nazismo no final dos anos 20 do século XX na Alemanha, como conciliar o pensamento de Humboldt, mais célebre cientista alemão do século XIX, com a ideologia nazista? Na verdade, ainda no final do século XIX, Humboldt já tinha se tornado uma personagem embaraçosa para a elite cultural capitalista da Europa. Consequentemente, sua obra tinha que ser amputada de sua parte mais visionária: sua denúncia do colonialismo e da exploração econômica do meio ambiente e dos seres humanos, sobretudo indígenas e escravos. Devia-se esquecer que o mais célebre cientista de todos os tempos atacou o racismo e defendeu os povos indígenas e os escravos negros da exploração econômica capitalista – justamente para que esta exploração dos países do terceiro mundo pelas mesmas potências européias denunciadas por Humboldt pudesse continuar.

Posso estar enganado, mas não creio que Karl Marx – um exato contemporâneo do conde de Gobineau – tenha estudado em profundidade os escritos de Humboldt, mas não posso deixar de pensar que o marxismo teria adquirido uma outra compreensão sobre os países do terceiro mundo e da natureza caso Marx o tivesse feito. Em relação ao racismo e a uma pretensa «superioridade» da civilização européia e da «raça branca» sobre os povos indigenas e os negros, por exemplo, as idéias de Hegel, exato contemporâneo de Humboldt, que tanto influenciou Marx, são bem mais próximas das idéias do conde de Gobineau do que da visão revolucionária de Humboldt.

Talvez a contribuição mais relevante para a compreensão do momento que vivemos hoje venha, porém, da  relação entre Humboldt, Símon Bolívar e Thomas Jefferson. Em seu retorno da viagem pela América espanhola em 1804, Humboldt passou por um curto período pelos EUA onde encontrou Thomas Jefferson, então celebrado Presidente deste país. Jefferson partilhava dos mesmos interesses que Humboldt pelas ciências naturais e também era uma mente enciclopédica. Os dois se deram muito bem, conversando por horas quando Humboldt foi hóspede da Casa Branca. Mas havia uma questão fundamental irreconciliável entre os dois: a escravidão. Thomas Jefferson, um dos «pais fundadores» da nova república que se anunciava como pátria da liberdade e da igualdade, não só era proprietário de escravos como reconhecia a importância de manter a escravidão para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos. Humboldt denunciou esta hipocrisia e o horror subjacente a uma tal idéia de «desenvolvimento econômico». Jefferson também concordava com as idéias de Buffon sobre a «inferioridade» da «raça negra», o que Humboldt considerava uma idiotice.

Pouco depois de seu retorno à Europa, em Paris, Humboldt foi apresentado a um jovem fidalgo recém-chegado das colônias espanholas da América: Símon Bolívar, o futuro «libertador». Mais tarde Bolívar relatou como o encontro com Humboldt abriu seus olhos para as maravilhas e o potencial de seu próprio país, a futura Venezuela. Foi Humboldt quem, de fato, deu a conhecer a América para o próprio Bolívar, como este mencionou em sua famosa «Carta da Jamaica». Os dois voltaram a se encontrar meses depois em Roma – e desta vez Bolívar já falava da necessidade da independência da América espanhola. Neste momento os conselhos e a sabedoria de Humboldt foram fundamentais para o amadurecimento político do jovem Bolívar. Ainda em Roma, Bolívar proferiria o juramento de libertar a América, retornando em seguida para o seu país. E as lutas pela independência das colônias espanholas não passaram despercebidas por Thomas Jefferson, que mantinha uma correspondência com Humboldt, solicitando as mais diversas informações sobre o movimento revolucionário liderado por Bolívar à medida em que este de desenrolava. Questões que Humboldt podia responder «melhor que nenhum outro», como escreveu Jefferson. Mas a relação de Jefferson com a luta pela libertação das colônias espanholas era bastante ambígua. Se, por um lado, Jefferson considerava importante o estabelecimento de repúblicas e o fim do controle da monarquia espanhola sobre o território americano, também temia as consequências desta libertação sobre a economia dos EUA. Enquanto a Espanha mantinha o seu controle sobre as colônias, a economia dos EUA se beneficiava da exportação de grãos e trigo para a América espanhola já que a agricultura das colônias era totalmente voltada para os interesses financeiros da metrópole ou, como diríamos hoje,tratava-se  de uma economia baseada na exportação de alguns poucos produtos para o mercado mundial. Com a independência, as colônias poderiam produzir seu próprio alimento, o que seria um duro golpe para as exportações dos EUA. Além disso, a independência da América espanhola colocava um outro perigo, muito maior, para os EUA, perigo que Jefferson compreendeu muito bem: ele esperava que as colônias permanecessem separadas, que não se unissem num só país, pois como «uma única massa eles serão um vizinho muito poderoso», como Jefferson admitiu.

E desde então este tem sido o verdadeiro problema e o grande pesadelo dos EUA: uma América do Sul unida, independente e poderosa. É a razão principal das agressões que vemos hoje dos EUA contra a Venezuela. Que a Venezuela tenha petróleo e outras riquezas naturais cobiçadas pelas grandes corporações multinacionais intrinsicamente ligadas à elite que governa os EUA é um fato, mas não explica completamente a intensa aversão e hostilidade dos EUA à Venezuela. A razão mais profunda e mais antiga é esta que vem desde a época de Humboldt, das guerras de libertação de Bolívar e da adminsitração Jefferson: a necessidade de impedir, por todos os meios, a união da América do Sul, de não permitir seu desenvolvimento independente e soberano. Desde a sua eleição em 1999, Hugo Chavez sofreu três violentos ataques, o golpe de 2002, o «paro» de 2002-2003 e o referendo de «recall» de 2004, fora as permanentes tentativas de desestabilização e de estrangulamento econômico. Mas Chávez foi também quem mais contribuiu para a integração latino-americana: a UNASUR e o CELAC foram iniciativas lideradas principalmente pela Venezuela sob seu governo, representando o maior e mais perigoso desafio à hegemonia dos EUA na região desde a revolução cubana. Hugo Chávez e a Venezuela ousaram retomar o sonho de Simon Bolívar de uma América do Sul independente, unida, soberana e poderosa. O império não pode suportar esta afronta – nem esta ameaça.

Símon Bolívar, ao contrário de Jefferson, libertou todos os seus escravos e colocou na primeira constituição do novo país por ele libertado da Espanha a proibição da escravidão, daí a admiração de Humboldt na citação colocada no início deste texto. Humboldt acompanhou e encorajou as lutas pela independência da América espanhola até o fim de sua via. Entre Jefferson e Bolívar, entre uma nação que liberta seus escravos e outra que se alimenta deles, Humboldt se colocou do lado de Bolívar e de seu projeto. No século XX Humboldt teria defendido e apoiado os movimentos de libertação das colonias européias na África e na Ásia, teria trocado cartas com Ho Chi Min e defendido o Vietnã, saudado a revolução cubana e sido amigo de Fidel Castro e de Che Guevara. Humboldt teria admirado Hugo Chávez e o projeto bolivariano, a ALBA. E hoje, sem dúvida, Humboldt estaria defendendo a Venezuela das agressões da «República dos homens brancos». Gabriel Garcia Márquez sabia disso, por isso colocou Humboldt no seu romance «O General em seu labirinto» e o mencionou, claro, em «Cem Anos de Solidão».

Talvez os eventos planejados do «Ano Humboldt», sobretudo por instituições da Alemanha,  não venham a falar deste Humboldt, talvez o coloquem como um personagem do passado, com pouca relevância para o presente e sobretudo para o futuro. Afinal, Humboldt hoje pode ser considerado o mais gritante exemplo da traição pela Europa de seus próprios ideais iluministas. Quando vemos a Europa se juntar às mentiras proferidas pelo Império sobre a Venezuela, quando assistimos a Europa se juntar ao golpe contra o governo legitimamente eleito de Nicolas Maduro, a agressão não é somente contra o povo venezuelano, é também e sobretudo contra o que a cultura européia produziu de melhor. Celebrar Humboldt hoje e ao mesmo tempo não defender a Venezuela, será mais um exemplo da hipocrisia e da falta de honestidade intelectual que parecem ter se tornado a marca de nossa época.

Caberá talvez à Venezuela, Cuba e Bolívia tomar à frente as celebrações do «Ano Humboldt». Pois Alexander von Humboldt e seu legado vivem hoje muito mais entre esses povos latino-americanos do que em uma Europa neoliberal cada vez mais submissa aos interesses do Império e da «supremacia branca» que ele representa.

Franklin Frederick

5 comentários

  1. Alexander von Humboldt

    Um artigo brilhante sobre um homem brilhante.

    Infelizmente tinha que terminar com esse equívoco fatal de nossas esquerdas: a adoração às ditaduras de Fidel e de Maduro, vencidas e apodrecidas, tais como a velha URSS. 

  2. Caminho Inverso

    Nassif: esse bicho d”água não viveu pra ver a nossa República de 1889. Teria mudado o conceito de “libertadores”. Na verdade, aqui se deu o contrário. Derrubou-se a Monarquia porque esta promoveu a “libertação dos escravos”. Os VerdeSaúvas nunca perdoaram a familia Real.

    Prova é que daBala já disse que negro que pese mais de 3,5 arrobas tem de prestar serviços (não remunerados) na CasaGrande e nas terras de Goyaz. Algodão e gado serão entregues aos cuidados dos creoleds. Sob a supervição daquela figura estranha que faz sombra ao mandatário e (parece) funciona como Capitão do Mato.

    Mas aqui é terra da contradição. Viu que a familia Real (ramo Vassouras) se associou aos milicos? Só aqui se vê dessa…

    Humboldt, Humboldt, pena que não vivestes pra documento esse horror…

    • O sombra

      “Sob a supervição daquela figura estranha que faz sombra ao mandatário e (parece) funciona como Capitão do Mato.”

      Acho que o coiso deve ser pai espiritual do seu fiel guarda-costas que, retinto e farto em arrobas , coloca sua vida a serviço da segurança e sobrevivência do mandatário danação.

      Sabendo-se coisa, serve àquele que o despreza com dedicação e estima por alguma razão que escapa a nós, mortais racionais e sem conhecimento de seus laços profundos, pois que só o filho renegado, desprezado pelo pai o serve, na esperança de alcançar alguma migalha de afeto.

      Tem outra explicação?

  3. 04/02 Segunda feira

         Vamos ver o que irá ocorrer neste dia, quando poderá ser analisado mais friamente como anda o dispositivo militar venezuelano pró – Maduro, é um dia que pode “ferver”.

    • … tenso

      O caçador que aprende com cada onça que caça haverá de sentir, sem precisar ver, a onça que não deverá caçar, aquela última, depois da qual a zagaia será como um objeto qualquer num canto do barraco.

      Ante a percepção inercial de hegemonia, o prognóstico de “Síria” para o quadro da Venezuela, praticamente sem contestações. Ontem ouvi numa transmissão pela primeira vez alguém divergir, evocando o cenário da Iugoslávia, o que, ainda dentro da percepção hegemônica, parece bem razoável.

      ¬
      “… um tema muito amplo proveniente da literatura sobre os povos indígenas da Amazônia e do Brasil Central, que é o tema do azar na caça. O tema foi abordado por Mauro Almeida (2007) em relação aos povos ribeirinhos da Amazônia, onde há, assim como no Pantanal, uma mistura de elementos indígenas e católicos. Na Amazônia, o azar na caça é designado genericamente pelo termo panema. Almeida descreve panema como um conceito abstrato, uma força “como a gravidade”, algo que pode ser experimentado e sentido no corpo, e que é um “componente generalizado da ontologia de caçadores da planície amazônica” (2007: 9). O conceito parece se aplicar bem ao caso em questão:

      Não se trata propriamente de infelicidade ocasional, má sorte, azar, mas de uma incapacidade de ação, cujas causas podem ser reconhecidas, evitadas e para as quais existem processos apropriados. (…) [O caçador] acredita que ele próprio ou um dos instrumentos de que se utiliza, a linha, o anzol, a carabina, estejam ‘epanemados’.” (A onça e a memória, Felipe Süssekind)

      ¬

      O tempo encurta, mas talvez ainda valha heurística que explore os prognósticos atuais pelo negativo, sob iluminação multipolar contra-hegemônica, e projete prováveis impactos nos Estados Unidos.

      * Ruas da Venezuela

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