As crises políticas brasileiras

O JULGAMENTO E AS CRISES POLITICAS – O sistema politico brasileiro tem uma curiosa propensão para aprofundar crises ao inves de solve-las. Acredito que esse movimento vem das raizes da Inquisição que tinha como fundamento a necessidade de expiação das culpas pelo fogo que quieimava os pecadores e volativizavam seus pecados pelas dispersão das cinzas.

Sem recuar muito no passado, a partir da Republica de 1946 o Brasil teve cinco crises politicas que levaram ao fim trágico Presidentes eleitos com grandes esperanças.

– SUICIDIO DE VARGAS – O sistema não conseguiu gerir a crise provocada pelas denuncias de Carlos Lacerda sobre o financiamento do jornal Ultima Hora pelo Banco do Brasil, raiz dos acontecimentos subsequentes de Agosto de 1954 que levaram ao suicidio do Presidente.

-MOVIMENTO DE 11 DE NOVEMBRO DE 1955 – O sistema politico não conseguiu administrar a sucessão de Vargas. O Vice Presidente Cafe Filho se enredou com a oposição a ponto de prenunciar risco da realização das eleições presidenciais seguintes. Afastado por doença foi sucedido pelo Presidente da Camara Carlos Luz que foi deposto por confronto com o dispositivo militar varguista que garantia a eleição e a posse. de JK.

-RENUNCIA DE JANIO QUADROS – O sistema politico não conseguiu digerir e desidratar o destempero de Janio, provocando a grave crise de sua sucessão por um Vice de dificil sustentação.

-DEPOSIÇÃO DE JOÃO GOULART – O sistema politico não soube amparar, conter e dar suporte ao Presidente, criando as condições para sua deposição com grande facilidade por um conjunto de forças militares e civis.

-IMPEACHMENT DO PRESIDENTE COLLOR – Esta foi a unica crise pós 1946 bem absorvida pelo sistema politico, um transição em boa ordem, sem tumulto e bem administrada. O sistema politico se uniu para fazer a transição, essa crise foi uma exceção, um ponto fora da curva da propensão a crises.

Pós 1946 nos Estados Unidos duas rupturas graves de Presidencias, bem administradas pelo sistema polico:

-ASSASSINATO DO PRESIDENTE KENNEDY – A sucessão se deu de forma rápida e organizada, apesar do impacto da tragédia, o Vice Presidente Lyndon Johnson assumiu imediatamente e a transição na Casa Branca foi muito bem administrada e o Pais não parou de funcionar.

-RENUNCIA DO PRESIDENTE NIXON – A sucessão pelo Vice Gerald Ford foi rápida e indolor, não houve hiato ou crise, o novo Presidente assinou o perdão para impedir o julgamento criminal do ex-Presidente, pacificando o Pais e encerrando o caso para sempre.

Esse julgamento atual que começou em 3 de Agosto  tem todos os ingredientes para criar situação de crise politica  pois o que está sendo julgado é o Partido no Poder e não pessoas. O julgamento é politico, a mais Alta Corte de um Pais é sempre politica e não técnica e a decisão terá resultados politicos inequivocos pois vai afetar a governança do PT e imagem da Presidencia.

Os petistas não devem ter ilusões. Algun comentaristas politicos estão tentando criar divisão no PT sob o argumento capcioso de que uma condenação de Jose Dirceu reforçará a ala que gravita em torno da Presidente Dilma, traduzindo, o enfraquecimento de Dirceu ajudará Dilma. É uma falacia. O navio do PT é um só e um furo no casco coloca todo o navio em risco e não só uma parte dele.

A alegação é uma armadilha para enfraquecer a defesa dos acusados.

A peça acusatoria é um romance policial, liga pessoas que sequer se conheciam e cujos papeis eram

pontuais ou isolados, a acusação usa fatos reais mas cria em torno deles liâmes, deduções, ilações que são frutos de uma historia elaborada pela crença de que assim foi que aconteceu quando os fatos indicam muito mais confusão, erros e acasos do que uma conspiração maquiavélica entre iniciados numa trama.

O fato é que se está apostando numa crise, há mais incendiarios que bombeiros, o Pais tem imensas prioridades, uma das quais é a reforma do sistema politico que produziu esse julgamento e sobre a qual parece que ninguem tem nada a dizer,   só interessa o caso e não as circunstancias que o geraram, o que aliás é tipico do clima de Inquisição em busca de vinganças que está na base de nossa cultura politica, expiar os pecados mas não construir nada que possa melhorar as bondades.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador