Trivial das pequenas cenas familiares

Domingo, levo as menininhas para visitar as irmãs mais velhas. Me meto em umas quebradas do Pacaembu e digo:

– Querem saber uma novidade?

– Queremos!, gritam em uníssono

– Estamos perdidos!

– Isso não é novidade papai, diz a caçula Dodó.

Cinco minutos depois entro em uma rua que vai dar na subida do estádio.

– Querem saber outra novidade?

– Queremos!

– Papai encontrou o caminho.

E a implacável Dodó:

– Isso é novidade, papai!

Luis Nassif

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Primeiro foi a Bibi dizendo
    Primeiro foi a Bibi dizendo que prefere o Luiz Fernando Veríssimo, agora a Dodó te detonando.
    Iiiiih! Nassif, sua popularidade com as meninas anda periclitando.
    Cesta de três pontos para a Dodó!

  2. Imagina então se meter numa
    Imagina então se meter numa quebrada no Capão Redondo…
    Ou enfrentar um congestionamento tucano…
    Ou pegar o metrô às seis da tarde na Sé, com oito pessoas por metro quadrado…
    Um ponto de alagamento na Zona Leste…
    Essas cenas são familiares para milhões de paulistanos.
    Vendi o meu carro, e agora vou de bicicleta.
    Mas, quando saio com a minha menininha, vou de táxi. E não é que o sujeito também se perdeu nas sinuosas e mal sinalizadas ruas do Pacaembu?

  3. essas meninas, o que elas
    essas meninas, o que elas sao?
    ah, essas meninas,onde elas vao?
    essas meninas emocionam
    e embacam a minha visao,
    como diria o aprendiz de poeta..

    O poeta Chico diz mais ou menos isso, em As Meninas:

    as meninas embaracam as linhas de minha mao
    as meninas sao so minhas na minha ilusao
    na cancao cristalina, na mina da imaginacao

  4. Kkkkkkkk…

    (Minha filha eu
    Kkkkkkkk…

    (Minha filha eu ja acostumei a ouvir dizer “nao comei porque nao querei” –eu nao corrijo de maneira alguma. Mas minha irma da Australia, de mais de 60 anos, falou “comei” varias vezes na janta outro dia. Se eu fizer uma *conspiracia* e juntar minha filha e ela pra corrigir posso matar dois queijos com uma cajadada so!)

  5. NASSIF

    Fui buscar lá no meu
    NASSIF

    Fui buscar lá no meu bau de recordações uma poesia de meu saudoso avô, J. Triste, a quem amava com orgulho e muita ternura.

    Meu avô, um homem simples e autodidata, foi um pai amoroso e, mesmo com parcos recursos, conseguiu educar seus filhos.

    Nesta poesia, ele lindamente, demonstra seu amor paterno.

    Nassif, quando o vejo falar assim de sua família, do seu cotidiano maravilhoso, sinto-o um pai feliz.

    E esta é a poesia, que ” roubei ” de meu querido avô, para dedicar-lhe, em homenagem a seu amor à família, a riqueza mais maravilhosa que o homem pode almejar:

    UM PAI FELIZ

    escrito por J. Triste

    Filha amada: nem concebes
    Minha alegria sem par,
    Neste dia em que recebes
    o teu diploma escolar.

    Por esse acontecimento
    Tão grande, tenho vontade
    De chorar, neste momento,
    de tanta felicidade !

    Eu que te vi, ao nascer,
    Tão pequenina e mimosa !
    Que acompenhei teu crescer
    Sempre assim, linda e bondosa !

    Lutei muito, minha filha.
    Tive a vida acidentada,
    Mas, hoje…que maravilha
    Para mim, ver-te educada !

    Sinto-me bem compensado
    E agradeço, com fervor,
    Ao bom Deus, por ter-me dado
    Uma filha que é um amor !

    Boa noite.

  6. Para não ter de esperar até
    Para não ter de esperar até quarta, pois a página online do jornal muda, coloco aqui mesmo e vc, por gentileza, e se for o caso, transfere para um local adequado. Tudo pela boa notícia, Nassif.

    Ministério financia pesquisa inédita de células-tronco

    Rio – O Ministério da Saúde anunciou nessa segunda-feira que é um dos financiadores da pesquisa que resultou na primeira linhagem de células-tronco pluripotentes induzidas. Essas células são capazes de se transformar em qualquer outro tipo de tecido humano.

    O estudo, divulgado no último sábado, foi coordenado pelo neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Stevens Rehen e pelo biomédico do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Martin Bonamino.

    Durante a pesquisa foram retiradas células de rim humano e reprogramadas com o auxílio de um vírus produzido pelo Inca. Com o domínio dessa técnica, o Brasil garante o desenvolvimento de estudos inéditos na cura de doenças como Parkinson, esquizofrenia e Síndrome de Down.

    Financiando pesquisas como essa, o país passa a ser o quinto na produção de células-tronco pluripotentes induzidas, ficando atrás somente do Japão, Estados Unidos, Alemanha e China.

    O investimento do ministério em 2009 será de R$ 3 milhões para a continuidade da pesquisa. Rehen ressaltou a importância do financiamento para a descoberta.

    “O financiamento do Ministério foi crucial. Com a primeira chamada para pesquisas na área de terapia celular, puderam ser adquiridos vários equipamentos de laboratório, reagentes, além de investimentos na montagem de equipe”, disse o neurocientista.

    Com o objetivo de estimular o uso da técnica por outros laboratórios, os pesquisadores publicaram a metodologia utilizada no site da UFRJ.

  7. hahaha
    Show de bola essas
    hahaha
    Show de bola essas suas pequenas, Nassif!

    Sarcasmo contra o papai é sintoma de inteligência e independência… E que reina humor e democracia dentro de casa. Isso é muito legal!

  8. Nassif, as crianças de hoje,
    Nassif, as crianças de hoje, parece que estão desligadas do nosso dia a dia, doce engano, quando menos esperamos, elas emitem uma opinião ou dão um parecer a nosso repeito, gostemos ou não.Sdc

  9. Concordo com a sugestão do
    Concordo com a sugestão do Gilberto, com um GPS você se localiza em qualquer uma das grandes cidades brasileiras. Viajei de carro com minhas filhas em Dezembro/Janeiro por Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Caldas Nova, etc… sem problemas quanto a localizar e chegar aos destinos, sempre orientando por ruas com sentido de mão correto.
    Abraços

  10. Da NHK WORLD > Página
    Da NHK WORLD > Página principal em português
    http://www.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/info/info.html

    O Parlamento do Japão aprovou um segundo orçamento suplementar para o ano fiscal de 2008, que termina em março vindouro. No orçamento está um programa de distribuição universal de dinheiro para a população, como parte básica do pacote de estímulo econômico.

    Estrangeiros que moram no Japão também terão direito à ajuda em dinheiro do governo japonês.
    Os estrangeiros que moram no Japão e que tiverem seu registro de residência devidamente documentado em municipalidades locais até o dia primeiro de fevereiro também terão direito a uma ajuda, em dinheiro, do governo japonês. Os que estiverem ilegalmente no país ficarão excluídos desta medida.

    O pagamento básico por cada residente qualificado será de 12 mil ienes. Mas os jovens com 18 anos ou menos, e as pessoas com 65 anos ou mais receberão 20 mil ienes cada. Os bebês nascidos em 2 de fevereiro ou após essa data não terão direito ao recebimento do valor……………………

  11. EDITORIAL
    Brasil de Fato –
    EDITORIAL
    Brasil de Fato – Edição 309 – 27.01.2009

    A nova República de Salò

    Com a garantia da permanência do ex-ativista Cesare Battisti no Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do seu ministro da Justiça, Tarso Genro, do próprio presidente e de alguns outros componentes do seu primeiro escalão – como o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi –, dará um importante passo na consolidação das nossas instituições democráticas. Mesmo aqueles que, como nós, podem divergir de diversos aspectos das políticas que vêm sendo encaminhadas, não haverá como deixar de reconhecer a postura do Estadista, e a correção da decisão.

    A grande mídia comercial, doutor Gilmar Mendes e seus assemelhados.

    As pressões contra o Planalto não são poucas. Internamente, inútil falar da grande mídia comercial (a mais desmoralizada das instituições brasileiras), e de outros protagonistas – igualmente desmoralizados – como o presidente do Supremo Tribunal (STF), doutor Gilmar Mendes. Este mostrou-se tão pressuroso em conceder dois habeas corpus em 48 horas ao senhor Daniel Dantas, quanto rápido foi no envio para a Procuradoria Geral da República, de um pedido de parecer sobre a questão, logo depois do ministro Tarso ter anunciado sua decisão (14.01.2009) de conceder refúgio humanitário a Battisti. Ou seja, a mesma agilidade que usou para soltar o mafioso, aviou para manter preso o ex-militante de esquerda. No entanto, na terça-feira passada (27.01.2009), o procurador geral da República, doutor Antonio Fernando de Souza, aconselhou o STF a arquivar o processo de extradição de Battisti, que se encontra preso no Complexo Penitenciário de Papuda (DF). O caso ainda será julgado pela Corte.

    Nada de novo nas manobras do doutor Gilmar. Foi exatamente para cumprir papéis como esse, que foi alçado ao STF pelo douto presidente Fernando Henrique Cardoso: esconder as falcatruas do “ilibado” tucano e seus apaniguados, e promover desestabilizações contra os opositores.

    Presidente, premiê e todo o primeiro escalão italiano adentram no perigoso terreno da galhofa

    Desde o fim da era Mussolini, a Itália não conhecia nada sequer parecido com o ridículo em que foi lançada pelo seu atual presidente, senhor Giorgio Napolitano, e pelo seu premiê, senhor Silvio Berlusconi. Até por que, desde o final da Segunda Guerra, a direita italiana jamais conseguiu a expressão que ganhou nesta última década. O caso Battisti vai acabando lentamente e de forma patética, para os governantes daquele país. Comendo mortadela e arrotando peru, os herdeiros políticos e ideológicos do Duce metem, a cada dia mais, os pés pelas mãos. Logo após a declaração do procurador geral da República, aconselhando ao STF o arquivamento do processo de extradição de Battisti, num jogo de cena de circo mambembe, o Chanceler italiano, senhor Franco Frattini, no próprio dia 27, chamou a Roma seu embaixador em Brasília, senhor Michele Valensise, “para consultas”.

    “Se entrega, Corisco!”

    O ministro da Defesa, senhor Ignazio La Russa, por sua vez – como se estivesse às vésperas de uma nova invasão da Abissínia (1935) ou já às portas de Adis-Abeba – disse que não se renderá à decisão do Brasil, e que seu Governo deverá “tentar todos os caminhos possíveis e imagináveis”, para conseguir a extradição do ex-ativista.

    Não temos dúvida de que os fascistas italianos são capazes de percorrer todos os caminhos imagináveis, e sobretudo os inimagináveis: apesar da fragorosa derrota dos anos 1940, os fascistas italianos jamais saíram de cena. Nos anos 1960, 1970 e até em 1980, dedicaram-se a atentados terroristas, e até mesmo uma tentativa de golpe de Estado.

    Assim, ao invés de tentarem atropelar as instituições brasileiras, os governantes italianos deveriam esclarecer, julgar e punir os autores e responsáveis por atentados, como a bomba contra o Banco Nacional da Agricultura, em Milão (dezembro de 1969), que deixou 16 mortos e 88 feridos; a bomba colocada no trem Roma-Munique (agosto de 1974), que resultou em 12 mortos e 44 feridos; e a bomba colocada na Estação Ferroviária de Milão (agosto 1980), que teve como saldo 85 mortos e 200 feridos. Esta última ação foi executada por um comando que reuniu a Loja Maçônica P2 e a Máfia (dados pesquisados através do Google).

    Enquanto isso…

    Enquanto isso, no Brasil, discretamente, o ministro da Defesa, doutor Nelson Jobim, os comandantes das três armas e outros ministros de corte assemelhado, preparam um documento (cuja primeira versão entregaram enquanto proposta ao presidente Luiz Inácio) de uma “Estratégia Nacional de Defesa – Paz e Segurança para o Brasil”. Calcado na velha Doutrina de Segurança Nacional, o texto (que pode ser acessado no site http://www.defesa.gov.br), em muitos pontos, avança bem além do que se conheceu na mais recente ditadura, especialmente no que diz respeito ao papel de polícia interna atribuído às Forças Armadas. Estranhamente (?) ministros que não poderiam estar ausentes da elaboração de uma política de Defesa para o Brasil – como o da Justiça e o da SEDH –, não foram convidados a compor a seleta comissão. Para coroar a questão, doutor Jobim pretende lançar a proposta final do texto, no dia 31 de março (45 anos do golpe de 1964).

    Enfim, cada governo tem La Russa que faz por merecer

  12. Nassif, Compre um
    Nassif, Compre um GPS….

    A Ruiva tem e é impressionante. Mas sou um prospectador de novos caminhos e novos softwares. Por isso vivo dando xabu.

  13. estas cenas foram
    estas cenas foram filmadas?

    será ?

    http://jbonline.terra.com.br/galeria_admin/nfotosdodia/1233077041.jpg

    índio quer apito

    PELO DIREITO DA MAIORIA, pelo fim da doação de glebas extensas pra serem DESPERDIÇADAS pelo mal uso do solo, por poucos ENCABRESTADOS por caciques e pajes

    pelo fim da caça predatória ou de sobrevivência na natureza

    TODOS os homens, de todas as cores e raças, precisam ter assegurados uma vida digna, precisam se responsabilizar com o planeta, dando o melhor uso aos seus recursos finitos

    …o resto é roupagem, maquiagem

  14. Melhor não provocar, Nassif.
    Melhor não provocar, Nassif.
    Pelas minhas contas o jogo tá uns 20 a zero pras meninas (Bibi e Dodó). heheheheheh

    Só conto as passagens que não humilham. Outro dia a Dodó perguntou em que ano começou a televisão no Brasil. Disse que achava que era 1954 e fui corrigido pela Bibi: foi em 1950, papai. Disfarçadamente fui ao Google e mais não disse. Aí recebi a estocada final: conferiu no Google papai?

  15. Nassif,
    A sugestão do GPS é
    Nassif,
    A sugestão do GPS é interessante, mas você deve tomar cuidado… pode ser que algum banqueiro orelhudo tente rastreá-lo, com ajuda de alguma empresa de espionagem. Acho melhor deixar as coisas como estão: você se perde de vez em quando em algum bairro paulistano, e o orelhudo perde 2 bilhões. Será divertido tanto para as menininhas quanto para o povo brasileiro.

  16. Olá Nassif, Vi que
    Olá Nassif, Vi que respondeste meu comentário,…, sou de Vila Velha ES e aqui o português é outro, e eu não entendi a sua resposta
    …o que é “Dá Xabu”?
    Peguntei pelo verbete XABU ao Michaelis e ao Priberam (Dicionario On line) e nada…acredito ser algum regionalismo…
    E eu acho que Xabu não POCOU aqui no ES.

    Nassif, Você Pode me ajudar?

    POCAR: Verbo que só é usado no ES, o mesmo que Arrebentar; Pra dizer a verdade: POCAR resolve todos os seus problemas de comunicação no estado do ES, Ex.: Eu poquei para a praia.(Eu fui a praia); A linha da pipa pocou(A linha da pipa rompeu); A festa pocou(A festa foi ótima); O governo pocou na economia(o governo melhorou a ecomia). Pocar aqui no ES resolve tudo na linguistica…(ai meu D’us: meus dedos insistem em usar a trema, escapei por pouco).
    Grato 😉

    “Dar xabu” se dizia do foguete junino que não explodia.

  17. Vou fazer diferente dos
    Vou fazer diferente dos demais comentaristas, não vou lhe aconselhar um GPS. Afinal tudo que é high tech quebra na tua mão, vc manda pra assistência, lá demora dias, vc põe post no blog e a gente zua vc. É muito trabalho! Deixa quieto esse negócio de GPS.

  18. Ótima pra descontrair essa
    Ótima pra descontrair essa “estóriazinha”.Mas que é bom(de vez em quando e de quando em vez) ver as crias nos azucrinando,ah isso é bom,bom demais.

  19. Nassif, tenho prá mim que são
    Nassif, tenho prá mim que são essas pequenas descrições de sua vida em família, inseridas aquí e alí nesse espaço, que te trazem, entre outras, duas coisas: a admiração de seus amigos pelo seu relacionamento em família e a inveja mais monstruosa e dolorida de seus desafetos adquiridos por outros motivos. Pode notar que depois disso a virulência cresce. Ps, as menininhas são demais.

    Nem brinca. Filhos são sagrados.

  20. Mouro,
    Sinceramente?
    Um dia a
    Mouro,
    Sinceramente?
    Um dia a Ruiva ainda vai ter que dar explicações ao conselho tutelar por deixar as menininhas na sua mão….
    Até em shopping errado vc já foi!!!
    heheheheh, brincadeirinha, claro

  21. Mouro,
    Sinceramente?
    Um dia a
    Mouro,
    Sinceramente?
    Um dia a Ruiva ainda vai ter que dar explicações ao conselho tutelar por deixar as menininhas na tua mão!!

    Até em shopping errado vc já foi, cara!!!!

    ehehhehe, brincadeirinha, viu?

    Já esqueci filha de seis anos em estúdio de TV. Mas ela manda as menininhas para tomarem conta de mim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador