Coincidências de Bataclan e Rue de Charonne

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Jair Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=sHY1xCl4Qak width:700 height:394

No massacre de ontem, no Bataclan de Paris, tocava a banda americana Eagles Of Death Metal. Será que os assassinos a escolheram pelo nome e nacionalidade? Pode ter sido por mero acaso, dado que a coisa foi mesmo planejada como ato terrorista. E quem morreu não era da banda (que do estilo death metal não tem nada), era do público e dos trabalhadores da casa.

Ali por perto, na rua Charonne, foram fuziladas aleatoriamente pessoas que estavam num café. Seria porque nessa rua foram mortos pela polícia, em 1961, cerca de trinta argelinos (e franceses) num protesto contra a guerra da Argélia (e o massacre) dos colonizados? Ou foi por outra (des)razão? 

Por Anna Dutra

Jair,
Segregação, sectarismo e intolerância: as trilhas que estão sendo pavimentadas nos últimos 100 anos e que nos levarão de volta ao primeiro milênio. Só que agora com armas químicas, EI, drones. A degola voltou, mas a sofisticação e crueldade carregam a marca da Besta Contemporânea. Que haja consolo para os vivos. Os mortos descansam agora.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não creio que hajam

    Não creio que hajam coincidências… O ataque no dia – e horário – em que jogavam França e Alemanha em Saint Denis foi todo pensando em detalhes.

    1. A “coincidência” está no fato

      A “coincidência” (se é que houve) está no fato de ter havido nessa mesma região massacres de argelinos e seus apoiadores na época da Guerra da Argélia. Claro que os atos terroristas foram bem planejados. Porém, a morte de alguém que estava ali se deu por “acaso objetivo”.

    1. Sim, há milhões de vítimas neste mundo, todas “culpadas”…

      Inocentes são os que bem de longe, com tramas, conspirações, propaganda, exploração e sanções econômicas, controle local e remoto de economias, de riquezas, da informação, de liberdades e até inculpáveis drones, não fazem vítimas tão evidentes…

      A culpa “delas” é ter nascido talvez no lugar, família, grupo ou país “errados”.

      Quem mandou?

      Né?

      PS: Minha total solidariedade e indignação às inocentes vítimas destes cruéis atentados a elas (e à liberdade) na França, aos decapitados, aos passageiros de vôos, trens, ônibus, estações, edifícios, bares e tantos outros. Mas não só a eles. Não escolho vítimas. Nem esqueço as que prosseguem vivas pelo mundo afora.

  2. terror

    Sempre abominável um ataque terrorista contra inocentes indefesos.Entretanto não escapa às mentes atentas que a França está levando guerra a paises da África e do Oriente Médio.Por ser recente está dentro do contexto a barbárie perpretada contra a Argélia.

    Assim como o 11 de setembro não foi o ato inaugural da beligerância  entre os oponentes.Nada está solto no mundo por acaso.

     

    1. e esse episódio pode servir

      e esse episódio pode servir para recrudecer a bárbarie assim como 11 de setembro ( que sem dúvida foi feito pela CIA)… pra variar o Imperio sempre ataca, contra-ataca, e os senhores da guerra é que mandam. Vem bem a calhar para o fechamento de fronteiras etc.

  3. O alvo principal era o jogo de futebol.

    Começar a procurar alguma semelhança entre a ação de fundamentalistas religiosos com movimentos laicos que cordenaram a guerra de libertação nacional da Argélia é procurar forçar a barra demais.

    Vamaos convir, o Estado Islâmico NÃO REPRESENTA O TERCEIRO MUNDO, o EI não tem nada de progressista ou não tras nenhuma contribuição a libertação dos povos, o EESTADO ISLÂMICO faz a política norte-americana de manter a venda de armas e a derrubada de governos que podem até ser ditatoriais mas que representam o seu povo.

    Vamos deixar de procurar justificativas para as ações deste grupo do atrazo religioso anti-laico, anti-tudo que tem de civilização ocidental ou ORIENTAL.

    O EI não representa os muçulmanos em parte nenhuma do mundo.

    Em resumo, é verdadeiramente vergonhoso começar com ilações que procurem defender pessoas que cortam cabeças, afogam pessoas, matam civis, crianças e mulheres em nome de uma religião que não é reconhecida nem pelos religiosos dos diversos países muçulmanos.

    Eles se aproveitam da ignorância, da exclusão social, da pobreza e da miséria para seus objetivos, mas se aproveitar da exclusão social, da pobreza e da miséria não quer dizer que eles lutam contra estas.

    1. Não há ilação alguma.

      Não há ilação alguma. Não se trata de pensar esse massacre como retaliação do autointitulado Estado Islâmico pelo que a França fez na tarrível Guerra da Argélia, ou pelo fato de haver a palavra “morte” no nome da banda americana. Como o título mostra, trata-se de uma terrível coincidência, nesse aspecto. Mas existe um conceito importante dos surrealistas franceses que é o de “acaso objetivo”, a reger tanto os encontros amorosos quanto o fato de alguém estar na calçada de um bar justamente na hora de sua morte, decretada por um franco-atirador. Esse conceito vem de Hegel, que pensava o lugar geométrico das coincidências. Mas se quiser lidar com algo “pragmático” nessa loucura, é preciso considerar o grau altíssimo de ressentimento da população francesa de origem muçulmana, capaz de fazer com que alguns de seus membros apoiem o terrorismo do EI. Essse tipo de ação aí seriam impensável sem esse tipo de apoio.

      1. Tudo bem, Fonseca, mas não é hora de filosofar!

        Aceito as explicações, que desenvolvidas com cuidado e bem baseadas daria um ótimo post para daqui a dois ou três meses, mas o senso da conveniência de determinados assuntos também deve ser levado em conta. Não precisa citar Hegel para mostrar a inconveniência de alguns assuntos, cita a Dona Maria e o Seu João, eles vão dizer que não é bem a hora….

        1. Se você pode emitir sua

          Se você pode emitir sua opinião, eu também posso “filosofar”. Quando não é hora de refletir sobre algo? Quem decide se alguém pode ou não contribuir para um debate num lugar onde se discute algo? Você? Quanta autoridade! 

          1. Jair, assim como tu achas que é hora eu acho que não.

            Não venhas com desculpas de patrulhamento, eu vivi três anos e meio na França, fui bem recebido, fiz amigos franceses, chineses, turcos e outros. Logo não me sinto a vontade de ouvir o que tu escreves sem dizer nada, não te ofendi nem nada, só achei inoportuno, mas cada um faça o que lhe der vontade.

            Como diz o ditado popular, quem diz o que quer ouve o que não quer.

          1. Não diria apenas um chato, mas sim um chato,

            Não diria apenas um chato, mas sim um chato, se eu fosse APENAS não escreverias uma resposta.

  4. Houve dois massacres na Rue de Charonne

    E para reforçar o “acaso objetivo” (vide explicação em meu comentário ao colega abaixo), mostro que não houve apenas o massacre dos argelinos pela polícia em 1961 na Rue de Charonne, mas também um segundo “massacre de Estado”, em 1962, quando foram assassinados militantes franceses de esquerda contra a guerra da Argélia.

    https://fr.wikipedia.org/wiki/Massacre_du_17_octobre_1961

    http://www.slateafrique.com/82469/8-fevrier-1962-algerie-second-massacre-detat-charonne

     

  5. Nota oficial das organizações islâmicas da França

    Nota oficial das organizações islâmicas da França:

     

    Plusieurs attaques terroristes ont frappé la France avec un bilan effroyable dépassant la centaine de morts. Les victimes sont des civils circulant dans les rues ou s’attardant dans des lieux de rassemblement.

    Cette barbarie la plus abjecte, revendiquée par Daech, est le fruit d’un terrorisme international qui tue indistinctement.

    Les fédérations musulmanes condamnent avec la plus grande fermeté ces attaques et s’associent à l’immense douleur des parents, des familles et des proches des victimes et souhaitent un prompt rétablissement aux nombreux blessés.

    Les fédérations musulmanes appellent à la plus grande vigilance comme l’a rappelé le Président de la République. L’unité et la fraternité sont notre seule chance de résister à ce terrorisme aveugle et qui devient maintenant une menace grave et réelle pour tous.

    Ces terroristes en s’attaquant à la France, s’attaquent à nos valeurs. Ils rejettent la liberté et la démocratie partout où elles existent en perpétrant tous les jours des attentats sanglants dans différents pays.

    Nous invitons nos concitoyens à répondre favorablement à l’appel lancé par les hôpitaux de Paris au don du sang en se rendant dans les établissements organisant la collecte de sang.

    Les fédérations musulmanes appellent toutes les mosquées de France et l’ensemble des fidèles à élever des prières pour la paix dans notre pays et la sécurité de nos concitoyens.

    Que Dieu protège notre pays la France de tout malheur.

                                                                    

    Paris, le 14 novembre 2015

     

    Signataires par ordre alphabétique:

    – Conseil Français du Culte Musulman (CFCM)

    – Comité de Coordination des Musulmans Turcs de France – (CCMTF)

    – Fédération Française des Associations Islamiques d’Afrique, des Comores et des Antilles-
    (FFAIACA)

    – Fédération Nationale de la Grande Mosquée de Paris- (FNGMP)

    – Foi et Pratique (FP)

    – Rassemblement des Musulmans de France (RMF)

    – Union des Organisations Islamiques de France (UOIF)

     

    http://www.uoif-online.com/

     

  6. Muito Bom, Jair!!
    Eu só

    Muito Bom, Jair!!

    Eu só pensei ontem que se estivesse em Paris eu COM CERTEZA estaria nesse show. Adoro o Eagles of Death Metal. Não perderia por nada.

    Isso nos faz sentir de perto o terror da situação.

    Agora uma pergunta óbvia: Como pode em Paris, cidade alvo preferencial de terroristas, 4 pessoas entrarem armadas e com bombas amarradas ao corpo?

    Como pode, se vivemos num mundo, onde a espionageem é total, ninguém desconfiar que uma ação desse tamanho estava sendo planejada?

    Como pode?

     

    1. É isso aí, Marco. Entraram

      É isso aí, Marco. Entraram armados e ainda tiveram tempo de fuzilar uma centena de pessoas. As forças de “inteligência” e a polícia da França comeram mosca. Aliás, a tradição deles é a de métodos brutais de repressão e tortura (vide a Guerra da Argélia). Isso infelizmente, além das vidas, vai custar a vitória da direita nas eleições lá deles. Quanto aos Eagles estão mais pra neo-glitter sem purpurina do que pra death metal! Boa esta aqui ao vivo com Jack Black.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=8MGWYw3rOLk%5D

    2. Estavam ocupados bombardeando

      Estavam ocupados bombardeando a Síria, e até acharam um lider EI na Líbia . . . . a charge do Latuf é definitiva . . . . Jes Sui Latuf . . . .

  7. Comentário.

    Estado Islâmico, dissidência da Al-Qaeda, cria do governo dos EUA via Republicanos? A França está na OTAN?  Ora, estão todos em casa!

    Pensei, antes de ler este post, justamente na Guerra da Argélia, de onde uma parte do know-how em tortura no Brasil veio dos franceses a serviço da colonização da Argélia.

    Os franceses que se arranjem com os governos que elegem e fiquem mais atentos, em vez de irem para a festa pra dançar. Afinal, não foi com o Voltaire que entraram na África e na Ásia, não é mesmo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador