Como se faz uma potência: o caso Von Braun

 
Por André Araújo
 
Ao fim da Segunda Guerra a Alemanha desenvolveu armas novas e altamente destrutivas impulsionadas por foguetes, as bombas voadoras V-1 e V-2. O pai dessas armas foi o Major SS Werner von Braun, cientista e nazista, que desenvolvia projetos bélicos durante toda a Segunda Guerra.
 
As armas foram produzidas com trabalho escravo de trabalhadores russos e judeus do campo de Mittelbau-Dora. Se Von Brau não despertasse o interesse dos EUA seria julgado culpado no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra de Nuremberg, onde TODA a SS foi declarada criminosa, além disso as bombas V-2 foram declaradas crimes de guerra porque matavam civis de forma indiscriminada, destruíram grande parte do centro de Londres matando milhares de civis.

 
Mas os EUA eram e são uma potencia geopolítica, então sua lógica coloca a justiça em escala mais baixa do que o interesse nacional. O Major SS Von Braun teve seu passado apagado com borracha e resgatado pelo Exército que o enviou em 20 de Setembro de 1945 para os EUA com seus colaboradores e  familiares, com ficha limpa, casa, comida e salário. Alguns resmungos de Promotores (sempre eles) foram ignorados. O agora ex-Major SS tornou-se cidadão americano de 1ª classe, naturalizado americano em 1955, foi nomeado Diretor da Agência de Mísseis Balísticos do Exército dos EUA. Von braun foi o pai do Projeto Apolo, que levou o homem a Lua. Von Braun fundou e foi o primeiro Presidente do Instituto Espacial Nacional e ganhou o Prêmio Nacional de Ciencia de 1975.
 
Na década de 70 Von Braun foi membro do Conselho de Administração da Daimler Benz, fabricante dos automóveis Mercedes Benz. Morreu em 1977, deixando esposa e três filhos, Von Braun teve intensa vida amorosa antes e durante a guerra, com muitas ligações e affairs.
 
Von Braun foi resgatado e purificado pelos EUA assim como cerca de 12.000 nazistas dentro da Operação Paperclip.
 
Outro famoso foi o General Reinhard Gehlen, chefe da Inteligencia do Exército alemão no Leste, que trabalhou para a CIA até o fim da vida, como Chefe do Centro de Inteligência para a Europa do Leste em Pullach, perto de Munich.
 
A lição dessas ações é que o objetivo de INTERESSE NACIONAL é superior à importância de se aplicar justiça a um indivíduo. O INTERESSE NACIONAL supera outros interesses, nessa escala a justiça tem pequeno peso. Interesses econômicos, geopolíticos e militares são mais importantes e, se necessário for, devem ser descartados em benefício do INTERESSE NACIONAL, que diz respeito à sobrevivência do País.
 
O Brasil evidentemente não tem nenhum interesse em ser potência, escolheu ser um cartório bem xinfrim.
Redação

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, é nisso que dá deixar

    Pois é, é nisso que dá deixar o interesse naconal nas mãos de um juizinho de 1a instância… Os nossos Von Brauns vão apodrecer na cadeia. Tristes trópicos.

  2. Traidores!!!

    Aqui o que importa para o “poderoso” MP e o onipotente juiz Moro é, justamente, destruir o interesse nacional. Para o MP o que é importa são seus procuradores, mauricinhos, e mais nada! O MP serve somente a si mesmo e à elite entreguista. O Brasil e seu povo que se dane. O Brasil nunca foi um país desenvolvido e quando se destaca em algumas áreas tem sempre alguém, a serviço de alguma potência estrangeira, para impedir que isto aconteça e, hoje, se destacam neste papel de quinta coluna, o MP, o Sérgio Moro, o José Serra e  o FHC (vendeu até a Embratel, com satélite e tudo), sendo que todos são devidamente manipulados pelo irmãos Marinho, donos da Globo que tem um ódio doentio contra o Brasil e seu povo.

  3. Quem faz o mal, também pode fazer o bem

    E bota chinfrim nisso, André Araújo, muito bem lembrado! O von Braun que serviu para o mal também poderia (e pôde, como demonstrou) servir para o bem.

    Aqui, as manobras para “limpar o Brasil”  não passam de reles tentativas de demonstrações de poderes. E o país ir para o fundo do poço é o que menos importa, para os tais “poderosos” de plantão.   

  4. Artigo necessário

    Sr. André Araújo,

    Quando discordo e acho necessário opinar, não te poupo críticas. Mas quando escreves verdades corajosas e necessárias, sou o primeiro a elogiar. Há poucos dias fiz um comentário crítico sobre artigo de Boaventura dos Santos (republicado aqui por um colaborador do blog), cujo título é “A Alemanha como problema”. Na crítica que fiz, eu citei Werner von Braun e mostrei as “incoerências” dos “aliados ocidentais” no que diz respeito ao nazismo e à Alemanha nazista.

    Esse teu esclarecedor artigo é mais do que necessário e oportuno neste momento, em que as autoridades brasileiras preferem encarcerar o almirante-cientista Othon Pinheiro, humilhá-lo em público, mesmo que não tenha sido formalmente acusado e não lhe tenha sido dado odireito de se defender; a prisão de Othon foi baseada em “delação premiada”. Ao invés de fazer o que os EUA dizem para fazer, o Brasil deveria fazer o que eles fazem. Comparemos o tratamento dado pelos EUA ao brilhante cientista Werner von Braun (se ele serviu às SS é o que menos importa) e à toda equipe que com ele trabalhava  e o que faz a PF, o MPF e o Estado Brasileiro com um de seus mais brilhantes cientistas.

    Termino transcrevendo o final do teu artigo. “…o objetivo de INTERESSE NACIONAL é superior à importância de se aplicar justiça a um indivíduo. O INTERESSE NACIONAL supera outros interesses, nessa escala a justiça tem pequeno peso. Interesses econômicos, geopolíticos e militares são mais importantes e, se necessário for, devem ser descartados em benefício do INTERESSE NACIONAL, que diz respeito à sobrevivência do País.”

    Nada mais é necessário dizer.

     

  5. Chegamos ao fundo do poço!
    Chegamos ao fundo do poço! Para defender o PT e o governo que reelegemos há menos de 12 meses estamos aceitando até textos falaciosos que glamourizam nazistas e os atos mais sórdidos e hipócritas da guerra.

    Bom, ao menos ainda temos a liberdade de expressão.

    1. Leia mais três vezes.

      fwh, se leres mais umas três vezes o artigo talvez descubras que ninguém está glamourizando nazistas, o que está se mostrando que há pessoas mais importantes para a Nação do que outros, o caso do Almirante é este CASO.

       

      1. Leia quatro, então

        Chapa, o texto está evidentemente glamourizando o nazista e enaltecendo a opção dos EUA de perdoá-lo devido ao seu conhecimento.

        Se você ler mais onze vezes o meu comentário, talvez entenda que eu lamento que se aceite esse tipo de falácia torpe para defender o que pode ser defendido sem essa apelação. Não é o Almirante que é defendido no texto, é o nazista e o ato de perdoá-lo.

        Deixa eu ser mais claro: pode-se defender o certo sem enaltecer o errado. Ou ainda: o Almirante deve ser defendido, os nazistas, não. Ou: esse tipo de comparação apenas denigre a imagem do Almirante. Ou… bah! releia onze vezes!

  6. “Mas os EUA eram e são uma

    “Mas os EUA eram e são uma potencia geopolítica, então sua lógica coloca a justiça em escala mais baixa do que o interesse nacional.”

    Exatamente ao contrário daquela frase imbecil da tal Catta Preta(catou uma grana preta e escafedeu” escreveu utwiter publicado neste blog ontem.

     

  7. …à lua

    André,

    Com todo respeito pelos seus conhecimentos históricos, mas você, realmente, “ainda” acredita que o homem foi à lua!!??

    Outra coisa, sejamos claros, os Estados Unidos não colocam o interesse nacional acima da Justiça. Isso é muito pouco, mas acima de tudo e de TODOS!! Ou o “destino manifesto” não existe??

     

  8. Chega a ser comico os

    Chega a ser comico os argumentos que tentam defender as “vitimas” da onda contra a corrupção no Brasil.

    Interesse nacional? 

    Tá!

    1. Crime de Lesa Pátria!

      A Polícia Federal e o o PIG comentem Crime de Lesa Pátria!

      A motivação da Lava Jato é óbvia, deixaram de lado a corrupção que não interessava para atuar diretamente contra todos os ativos estratégicos Brasileiros; Petróleo, Infraestrutura e Defesa.

      Anos de lavagem cerebral midiática criaram uma deficiência mental em boa parte dos Brasileiros, mas é cada vez maior o numero de pessoas que enxergam a orquestração geopolítica por trás da Lava Jato.

      “Chega a ser comico” que ainda existam pessoas de boa fé que defendam essa esculhambação que virou a Lava Jato!!

    2. Você não acha que um homem de

      Você não acha que um homem de 76 anos, com o currículo invejável do Almirante Othon, com o histórico de serviços prestados ao país, detentor da mais alta patente da Marinha, merecia ao menos ser ouvido em juízo antes de ser preso, algemado e arrastado para a Guantânamo do juiz Moro?

    3. Nada a ver. Interesse

      Nada a ver. Interesse nacional é ter noção de PRIORIDADES, interessa ao Pais destruir um homem com esse curriculo

      para a gloria da Justiça? Essa questão tambem se apresentava aos EUA quando prenderam o Major von Braun.

  9. Dia desses passou um

    Dia desses passou um documentario sobre a construção da espaçonave que levou o Homem á lua, quem estava sentado na sala de comando da nasa quando isso aconteceu? Ele mesmo.

  10. Tô me lembrando…

    …de um conhecido meu. Nos anos 1970, aluno de engenharia, ele construiu um transmissor e, por meio dele, ajudou um amigo a fazer a prova do vestibular. A universidade descobriu a fraude e expulsou o aluno. A NASA veio e o contratou.

  11. Francamente!Radicalizei!Que

    Francamente!

    Radicalizei!

    Esse troço chamado Brasil quando começa a andar vem a direita querendo chutar o balde!

    Queria que DIlma desse um golpe, pois sinceramente as mudanças que o Brasil precisa NÃO ACONTECERÃO COM A OPOSIÇÃO E MUITO MENOS COM ESTES ATORES POLITICOS E MIDIÁTICOS NO JOGO!

  12. Von Braun foi o Cel. Hans

    Von Braun foi o Cel. Hans Landa, de Bastardos Inglórios, cujo plano deu certo.

    Mas será que se o objetivo for conquistar poder, vale qualquer coisa? Os ditadores estão sempre certos? Os fins, enfim, sempre justificam os meios? Ou há um limite?

    – “Quero poder sim, porém desde que…”

    Será que não evoluimos nada desde Átila, o huno? A força das armas – econômicas ou de fogo – está sempre jusficada? Justifica-se, assim, os Tratados Desiguais? Olha que isso está na direção oposta até de Von Mises, hein? E não é muita violência não, André? Não dá para adotar alguma lei, que seja, para proteger a própria sociedade?

    1. Sempre não, é preciso pesar

      Sempre não, é preciso pesar cada caso.

      Teria sido melhor matar o sujeito e perder todo o potencial que ele poderia proporcionar ?

      No caso do Brasil, é melhor deixar um juiz de primeira instância prender quem ele quiser, sem condençaões, com o apoia da mídia, com a economia em recessão ? Ou seria melhor encerrar essa operação e fazer o País andar para frente ?

      1. Manter a operação cuidando,

        Manter a operação cuidando, porém, para que não se cometa injustiças… nem pensar?

        Digo isso porque ficamos numa sinuca de bico, com essa história de combate à corrupção. As forças que criaram o mito de que o PT é detentor da corrupção agora sofrem as consequências dessa criação, criaram um monstro que agora os ameaça. Quem mandou o PT levar a sério as acusações de corrupção? Será que mesmo as cabeças mais inteligentes do PT não perceberam que acusações de corrupção tem apenas o objetivo de derrubar a fama de políticos, nunca de acabar com a corrupção e menos ainda punir corruptos e corruptores?

        É preciso definir o que é interesse nacional: ganhar poder de forma centralizada – mister do capitalismo – ou estabelecer uma sociedade mais justa – orientação socialista? Somos top do mundo em PIB, sétimo ou oitavo num mundo de quase 200 países, mas somos topo do mundo em desigualdades de oportunidades. Quantos Von Brauns ou Othon Luiz Pinheiro surgiriam se todos tivessem acesso à Educação, Saúde, melhores e mais dignas condições de vida?

        Sabemos com muita clareza, desde Goebbels, do poder da propaganda. Os EUA são referência em propaganda mundial. Se qualquer mediocridade é alçada pela força da mídia à condição de celebridade para que todos os que cercam a celebridade ganhem dinheiro e poder, imagine a importância de criar mitos como Von Braun. Tenho certeza de que sem a colaboração de muitos anônimos Von Braun não teria feito o que fez. Qual é o nome do gênio que mandou Gagarin ao espaço?

        Os EUA são gozados: levam, pela força do dinheiro, um monte de talentos em todas as áreas de atuação humana para seu território. Ao mesmo tempo cometem atrocidades como os evidentes ataques a países árabes ou latino-americanos, por exemplo.

        Poder, como dinheiro, é bom mas precisa ser usado com responsabilidade, decoro e juízo…

        1. Isso já é utopia.
          A operação

          Isso já é utopia.

          A operação ja foi ferida de morte há muito tempo, desde a prisão arbitrária da cunhada do Vaccari por ex.

          Agora essa. Se contnuar virão outras e outras.

          Tem que acabar e o País andar para frente.

           

          1. Na verdade a operação já

            Na verdade a operação já nasceu inútil. Corrupção do estado pela iniciativa privada, seja ela promovida por agente privado em cargo público ou de fora deste, não se extingue por força das leis e sim por evolução da cultura. O gozado é que a “limpa” contra a corrupção nasceu de setores conservadores contra os progressistas. Foi surpresa para a “direita” que tenha chegado a empresários e políticos de “direita”. O que pode fazer supor que quem está por trás dessas operações não seja nem os interesses brasileiros, nem da nossa “esquerda” nem da nossa “direita”, já ambos estão sendo atingidos.

            Mas ainda creio que dá, sim, na prática – e não nas utopias – para trabalhar bem e dentro da legalidade.

  13. Obviamente o autor saca o

    Obviamente o autor saca o episódio para linkar com a prisão do presidente da estatal nuclear.

    Os EUA saiam como protagonistas da 2 guerra em claro clima de beligerância com o aliado a URSS., que fazia a mesma coisa, cooptando cientistas alemães,  motivo pelo qual chegaram na bomba atômica poucos anos depois que os americanos. 

    De resto seria o caso do autor demonstrar que Braun esteve ligado à crimes de guerra, porque nem todo ss foi julgado criminoso para se comprovar esse desleixo com a justiça. 

    O Brasil não vive uma guerra fria, nem é chamado a ser polícia do mundo como ocorre com os americanos.

    o que temos é um funcionário público em cargo de liderança acusado de ter recebido milhões por uma obra que triplicou de preço depois de estar parada mais de 20 anos.

    A tese do autor em quase todos seus escritos é a mesma e pode ser resumida em ” se não fosse possível deixar pra lá em prol de digamos assim, interesses nacionais, que tudo ocorresse em sigilo para ninguém saber em prol de digamos assim, interesses nacionais”. E os verdadeiros donos das estatais, o povo que paga seus impostos para mante-las, deveria continuar dormindo e assistindo as versões governamentais sempre saídas da cabeça dos marqueteiros.

     

    1. Retirando a perseguição seletiva aos petistas

      Nessa insana e oportuna busca pela moralidade pública, apenas de Petistas. Obviamente, que isso esta sendo benéfico para o país. Não se pode jamais justificar corrupção e desvio de dinheiro público, seja de quem for. O interesse nacional é a honestidade dos homens públicos, a conservação de nossas riquezas geradas, o bom uso do nosso dinheiro, isso é o nosso principal interesse nacional.

      Seria ótimo se o interesse dessa justiça fosse esse, imparcial. Mas não se pode querer fazer política em cima da moralidade para apenas querer destruir um partido. É preciso ser imparcial, tem que colocar na mesma força todos os corruptos. 

    2. O Almirante foi acusado de

      O Almirante foi acusado de rever R$ 4,4 milhões em 6 anos, não é uma fabula e a obra está atrsada 30 anos não por causa dele, foram suspensões de financiamento, mudanças de contrato, falta de verba orçamentaria, porisso vai cuatas tres vezes mais, isso não tem nada a ver com o Almirante.

      Quando se analisa uma individuo é preciso ver o ativo e o passivo de sua carreira, o que ele fez e onde ele errou e

      a partir dai analisar o SALDO para o Pais. Para o Pais vale mais um curriculo como o de Othon ou o de um procurador?

      1. Pergunta interessante…

        Parece que nosso país é campeão em tiros nos pés e “inflação das vaidades erradas”…

        Quantos cientistas foram perseguidos, humilhados ditadura militar em nome da caça aos comunistas? Nos dias de hoje, essa ideologia da higienização da política é semelhante a esse período tenebroso de nossa história.

        O CBPF, a FioCruz, entre outros, eram centros reconhecidos internacionalmente e foram esvaziados durante essa caça aos comunistas. Perdemos décadas de avanços científicos e capital humano altamente especializado por conta dessa barbaridade. Parece que agora, estamos indo pelo mesmo caminho. Ao paralizarmos o Brasil para higienizá-lo, estamos desperdiçando um tempo precioso e agravando sobremaneira uma conjuntura internacional bastante complexa. Estamos abrindo mão, sem o menor constrangimento, de grandes avanços na construção civil e em obras estruturais, tão reclamadas para diminuir o custo Brasil.

        Segundo a presidenta, a Lava a Jato vai derrubar 1% do PIB, i.e., 22.4 bilhões de dólares, para recuperar quanto mesmo? 1 % disso? Quem paga a conta?

        É uma pena que a grande mídia há muito tempo parou de raciocinar e hoje pensa com o fígado, ou seria o intestino?

        O interessante é ver que ao quebrar o Brasil com apoio massivo da grande mídia, eles, os grupos de mídia, vão quebrar junto. Aí vai bater um arrependimento… Se eles esperam que um governo amigo os salvem, podem tirando o cavalinho da chuva, pois um governo quebrado não consegue salvar a si próprio…

      2. O sujeito está sendo acusado

        O sujeito está sendo acusado de receber propina de 4.6 milhões e nada tem a ver com obra parada etc e tal.

        Se o sujeito foi um santo antes de ser acusado e se a acusação e verdadeira que pague pelo ato criminoso. Passado ilibado nao justifica a aceitacao de crimes nem um passado nebuloso deve servir para punir um inocente.

        físico e um procurador são ambos importantes desde que cumpram suas funções e obedeçam a lei.

        E a mesma conversa na da época do mensalao no qual Dirceu,  genuíno e demais membros da quadrilha foram tratados como heróis da republica

    3. Absurdo é prender alguem que

      Absurdo é prender alguem que não foi citado no processo e não teve ciencia das acusações para se defender invertendo todo o devido processo legal, absurdo é prender alguem que ao final pode ser inocentado, como já aconteceu nessa vaza a jato, não se deve defender o desvio de conduta, mas apenas o direito de defesa e à presunção de inocencia que a Lei assegura a todo cidadão.

  14. André, você tem conciência

    André, você tem conciência que seus argumentos tem aplauso por parte do petismo, não pelo interesse nacional, mas na defesa do seu  projeto de poder que de nacional não tem nada.

    Em nome do interesse nacional eu posso tudo?

     

     

    1. André, você tem consciência
      André, você tem consciência de que, em nome do anti-petismo e do extremo-direitismo mais doentio, a soberania nacional vai às favas?

      Lembre-se que a direita neoliberal não brinca em desserviço: vendem satélites militares, doam sistema de telecomunicações e recursos minerais, quase doaram a “Petrobrax”, quase doaram um pedaço de solo brasileiro no Maranhão, deixaram o país sob tutela do FMI, nos meteram em enrrascadas como o gasoduto boliviano e, é claro, assinaram o TNP.

      E bradam isso sob a flauta de Olavo de Carvalho, o Hamelin de Virginia.

      1. Sou ultranacionalista com

        Sou ultranacionalista com sonhos de Brasil potencia ao menos regional. Leia meu livro “”Brasil dos Patriotas” que me valu a Medalha do Pacificador dada pelo Exercito, onde defendo UMA VISÃO GEOPOLITICA DO bRASIL.

        1. André, também o sou.
          Desde
          André, também o sou.

          Desde menino sonhava em ser engenheiro para trabalhar em numa montadora genuinamente nacional. Sonhava em trabalhar com no Amaral Gurgel. Infelizmente, o neoliberalismo fez o que fez.

          Também ainda sonho com um Brasil potência, capaz de fazer seu próprio caminho. Mas creio que tal sonho vão ficando cada vez mais distante com a revelação do cada vez maior número de traidores há no Brasil, e como os nacionalistas são poucos por aqui.

          Embora discorde de algumas coisas que escreve por aqui, saiba que aprendo muito com seus posts e comentários em todos esses anos frequentando o blog, e já são 7 anos.

          Irei adquirir seu livro.

        2. Embora divirja de suas

          Embora divirja de suas posições políticas lhe reconheço no time das pessoas que lutam pela nossa nação. Dediquei cinquenta anos de minha vida à luta pelo desenvolvimento tecnológico de meu país e estou fulo de raiva por tudo o que está acontecendo! Uma nação inteira zumbificada por uma mídia canalha, a serviço de interesses externos, assistindo calada à sua própria destruição!

    2. Sim, pode!

       

      Pode sim, o André deu apenas um exemplo, o do programa espacial, que não por nada gerou conhecimento cientifico e principalemnte produtos de tecnologia que depois foram utilizados pelo mercado consumidor civil cuja patente estão com as empresas americanas, mas se ele quiser ele pode dar um exemplo dos dias de hoje se você quiser, peça para ele explicar como funciona a relação dos militares do Pentagono com os empreiteiros, seja na área de construção ou de tecnologia.

      Vou te dar uma pista, sabe aqueles generais americanos que adoram adornar seus uniformes como as condecorações e insignias de patentes, etc e tal, são eles que ficam responsáveis por cada contrato de desenvolvimento de “projeto” (com gordos recuros do contribuinte americano), e quase todos ao final de suas carreiras, após a reforma/aposentadoria, são contratados como “consultores” pelos mesmos empreiteiros os quais tinha sob seus contratos.

      E pelo que eu saiba não teve nenhum Moro ou “Car Wash” que tivesse feito uma cruzada moralista neste caso, e se teve deve ter sido transferido para o Alaska, pois sabe como é né, o interesse dos ursos polares do Alaska é mais importante do que o interesse nacional americano.

      Ah, mas os exemplos dos EUA não valem!, dirá você, então que tal procurar na história da Inglaterra, França, Alemanha, Japão, etc. o tal do “posso tudo em nome do interesse nacional” para ver se alguma vez o interesse nacional se sobrepos a tal da honestidade etica moral cristã, ou para com o bem da humanidade.

    3. Oneide, inverta teu pensamento

      e dará no mesmo. Tu só criticas os argumentos do André porque parte do petismo arprovou as colocações do missivista. E tu sabes muito bem que a maioria dos debatedores daqui do Blog são nacionalistas e não pensam apenas no petismo igual a ti.

    4. Tenho aqui CENTENAS de posts

      Tenho aqui CENTENAS de posts contra o PT, estou  defendendo o Brasil contra uma turma de celerados que está destruindo o Brasil, a corrupção inteira vale 1, o prejuizo que eles estão causando ao Brasil vale 500.

    5. interesse nacional não é bem tua praia

      Evidentemente, qualquer cráupula venal pode vestir-se de interesse nacional, e isso aconteceu desde antes dos césares. O PT é tão paspalho que nem tenta fazer isso. Aliás, se tivesse um mínimo da percepção de interesse nacional pela qual o André clama, provavelmente nem estaríamos nessa situação deplorável. 

      A questão que atormenta à grande parte do publico do Blog é que há que defender o PT em prol do interesse nacional porque todas as demais alternativas são infinitamente piores.

      Curioso que tão pronto a denunciar a obtusidade dogmática da esquerda nos teus assíduos comnetários,  não consegues perceber isso…

  15. Mas o Dalagnil, ” o
    Mas o Dalagnil, ” o procurador da Lava Jato” ( como ele se denomina no facebook), Deus os guiam na operação.

    1. Pelo visto os militares de

      Pelo visto os militares de hoje não são mais de luta, aguentam qualquer afronta. A grande força do Pais hoje é a Policia Federal, acima das Forças Armadas, a PF atua com total desenvolvtura, prende quem quer, não prende os amigos

      ( cadê o helicoptero com 400 quilos de cocaina?), falta pouco para prender algum General da ativa com Comando de area

      ou algum Ministro do Supremo, força que ninguem para ninguem segura, não imaginei em minha longa vida ver coisa semelhante no meu Brasil, ninguem precisa termer Golpe, o golpe já foi dado, o Poder Executivo já não manda nada.

  16. André, pelo que me parece,

    falta cultura e conhecimentos gerais ao sr. Moro e colegas de tribuniais. Somente muita falta de cultura para um ser daquele nível ser tão mesquinho e inconsequente. Essa gente se mata decorando apostilas e livros para concurso e esquece de ler, ver e ouvir sobre o mundo, sobre história, sobre artes e tudo mais que julgamos tão interessante e importante.

  17. AA falou pouco, pero si,

    AA falou pouco, pero si, falou tudo curto e grosso!

    deu o recado nazista à dinastia lulopetista no poder:

    o quê lulopetismo proto-stalinista no poder nunca teve,

    razão do ser PT existir no imaginário do povo trabalhador,

    é o Norte cívico-patriótico paratodos: O INTERESSE NACIONAL!

  18. a diferença é que nós ja

    a diferença é que nós ja temos a nossa tecnologia, por aqui é mais facil a pf tentar obter papeis sigilosos sobre o programa nuclear brasileiro e repassar aos americanso por alguns dinheiros e depois se mandam pra miami…

  19. Quanta babaquice nos comentários

    As vezes me surpreendo com o nível dos comentários aqui, não que seja como ocorre nos que só recorrem a facebook ou leitores dos ditos PIG, mas artigo do LN e, partiular, pelo visto ou não foi entendido pela maioria ou por  sabe quais razões foi lido por desinformados ou pessoas que nada entendem de GEOPOLÍTICA e ao comentarem comprovam não entender (acham que você não sabe de um determinado tema, e você não sabe mesmo é melhor ficar calado, pois senão eles terão certeza de sua ignorância).

    O artigo o LF é pertinente, pois mostra de forma dídática com um exemplo real (precisa ainda desenhar??), de como deve agir um país para defender seus interesses, como deve agir uma sociedade consciente de que deseja que seu país seja uma POTÊNCIA REAL e INFLUENTE e comunga as ações geopolíticas para tal.

    Na maldita era FHC, o projeto de Brasil era se conformar a ser um pau mandado da potência mãe, os EUA, em termos geopolíticos, mesmo que para isso se alimentasse atritos e instabilidades regionais, pois os interesses da eleite dirigente do Brasil comungaria com os interesses dos EUA.

    Com Lula, o Brasil sentiu o gosto de ter uma trajetória própria, independente dos EUA e mais consistente com os interesses de um país que anseia ser uma potência, mesmo que seja um soft-power, e conseguiu ser um interlocutor confiável de sua região, e um contraponto aos EUA na região, sem necessidade de um confronto.

    A continuidade do programa nuclear, altivo e pacífico, foi um marco neste projeto  de projeção e independência (erra quem confunde este projeto com o projeto de poder de um partido, confusão mais movida pelo ódio irracional que qualquer outra coisa), incrementado com o projeto de reaparelhamento das FA, com o projeto dos submarinos e dos caças, TODOS COM FORTE DETERMINAÇÃO NA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA e frormação de uma base industrial de defesa (a UNASUL expande os horizontes e o mercado deste parque).

    Precisamos pensar o Brasil além do “consumismo puro” que se contenta em ter acesso ao “IPHONE” da moda. Precisamos pensar em um país com projeto e uma base industrial de ponta, que só pode ser alcançado com uma consistente industria de defesa e de base (no caso alavancada com o núcleo de energia e petróleo).

    E não posso deixar de preocupar que é JUSTAMENTE nesta base que a OPERAÇÃO LAVA-JATO (ou VAZA-JATO), se concentra, e estratégiamente vai direcionando para minar os avanços até agora duramente conseguidos, dexando no mínimo uma interrogação sobre que INTERESSES ESCONDIDOS ESTÃO POR TRÁS DESTAS AÇÕES, pois miram em alvos estratégicos e certeiros. Primeiro tentaram paralisar  a Petrobrás, depois tentaram incriminar o descobridor do pré-sal, agora o programa nuclear e o PROSUB de submarinos, é muita coincidência  a meu ver.

  20. E ainda tem a Thyssenkrupp…

    Sem esquecer Thyssen e Krupp que foram apoiadores e amigos do Reich e agora formam o grupo Thyssenkrupp.

  21. A defesa do Vice-Almirante Othon deve ser correta

    É preciso defender o Vice-Almirante Othon usando os argumentos corretos. Ninguém pode imaginar que uma biografia, por mais rica e digna que seja, autoriza a prática de crimes de corrupção em determinadas situações. Defender isso seria um absurdo completo, totalmente inconstitucional, uma defesa de que existem pessoas acima da lei. Ninguém está acima da lei e o Vice-Almirante não foge à essa regra.

    A irregularidade da prisão do Vice-Almirante NÃO consiste nisso. Esse argumento fajuto deve ser abandonado imediatamente.

    A questão é demonstrar que a prisão preventiva dele não é correta justamente tendo em mente o perfil dele, que impede que se fale em ameaça para a ordem pública e, no contexto do processo, demonstrar que a prisão não se sustenta, que os indícios são frágeis, que existe uma contradição quando se fala em provas existentes e se pretende mantê-lo preso para não interferir na instrução do processo etc. Se todos os demais agentes dos crimes estão presos (os pagadores das propinas), não há nem que se falar em continuidade delitiva (a situação do acusado voltar a praticar o crime de corrupção).

    A prisão preventiva deve ser decretada em situações excepcionais. A regra é a de que o acusado responda em liberdade ao processo. E, neste caso, existem inúmeras outras medidas cautelares que poderiam garantir a lisura da instrução processual, sem necessitar lançar mão da medida extrema da prisão preventiva. Ele poderia, por exemplo, ser afastado dos cargos de direção que eventualmente ocupe em órgãos públicos. Ele mesmo poderia tomar essa iniciativa, mostrando boa-fé e evitando a prisão.

    Esses são os argumentos corretos. Focar a biografia e defender a ideia de que ele, por ter feito o que fez, não pode ser preso por ter recebido uma “propinazinha” de R$ 4,5 milhões de reais, aí não dá. Aí é discurso de réu confesso querendo legitimar corrupção (não estou dizendo que ele efetivamente recebeu a propina, mas sim analisando o erro da premissa do argumento).

    Ele só vai ser absolvido se negar e a acusação não provar que ele recebeu. Todo o resto é inválido para livrá-lo da condenação. A lei não traz a exceção de serviços relevantes para o país. Mesmo essas pessoas, se cometem crimes, devem ser condenadas, na forma da lei, sem qualquer privilégio decorrentes dos serviços prestados (pode existir um efeito na dosimetria da pena, diminuindo-a, mas absolver, não, isso está fora de cogitação se a corrupção restar comprovada).

     

     

    1. Pequenas Pérolas…

      Vergonhosa “TRADUÇÃO” de alguns comentários desavergonhados:

       

      – Ele é LADRÃO mas ROUBOU SÓ UMA MERRECA (André Araujo, QUE DESGRAÇA)

      – Ele é LADRÃO mas É O NOSSO Wernher von Braun  (André Araujo, QUE DESGRAÇA II)

      – Ele é LADRÃO mas É HOMEM DE BEM (kkkkk…..kkkkk….cof….cof…cof….kkkkk….)

      – Ele é LADÃO mas TEM CURRICULO

      – Ele é LADRÃO mas É MEU AMIGO

      – Ele é LADRÃO mas É MILITAR

      – Ele é LADRÃO mas SABE DEMAIS

      – Ele é LADRÃO mas a CULPA É DOS YANKKES

      – Ele é LADRÃO mas É NOSSO

      – Ele é LADRÃO mas QUEM NÃO É

      – Ele é LADRÃO mas TEM GENTE QUE ROUBOU MAIS

      – Ele é LADRÃO mas é TUDO UM COMPLÔ DA DIREITA

      – Ele é LADRÃO mas NÃO IMPORTA

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO CUNHA

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DA PF QUE VAI INVESTIGAR

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO AÉCIO

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO MP QUE INVESTIGA

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO PIG

      – Ele é LADRÃO mas É PAI DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO

      – Ele é LADRÃO mas ENRIQUECEU URÂNIO A 4% (KKKK….COF…COF….COF…KKKK….)

      – Ele é LADRÃO mas TEM 76 ANOS

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DAS JORNADAS DE JUNHO DE 2013

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DA MIDIA GOLPISTA

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DA CIA

      – Ele é LADRÃO mas PRENDE-LO FERE A SOBERANIA NACIONAL

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É NA NSA

      – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DOS JUIZES QUE AMEAÇAM A SOBERANIA NACIONAL

       

      …EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH….

      1. E o RSF, ao contrário do

        E o RSF, ao contrário do princípio universal da presunção de inocência, já SABE que ELE É LADRÃO. Como ele SABE? Oras, ele foi preso, algemado. Portanto, É LADRÃO. A cunhada do Vaccari também ERA LADRA. Ah! Mas foi presa por engano! Bom, então ela ERA LADRA, mase depois NÃO ERA MAIS. Mas, como assim? Uma pessoa pode ser LADRA OU LADRÃO e depois deixar de ser?

        1. Segundo o delator o aécio

          Segundo o delator o aécio levava cenzinho por mês, sem derramar uma gota de suor, sem  queimar um único neurônio. O cara que é referência na sua área, comanda um projeto bilionário, vai querer de propinao equivalente a 90k por mês. Essa hitória tá mal contada, pode até ter ocorrido conflito de interesse…

      2. O Almirante não “”roubou””

        O Almirante não “”roubou”” coisa alguma.  Foi pago com nota fisal e fatura por serviços de consultoria através de uma firma da qual ele era socio, R$4,4 milhões em seis anos, é MICHARIA nessa area. Se fosse cobrar PROPINA por Angtra 3 seria coisa de R$200 milhões para cima, é uma obra de R$20 bilhões.

        Pode ser visto como conflito de interesses mas o caso PRECISA SER ANALISAD com critério.

        1. A galera não está acostumada com números

          R$ 4,4 milhões de consultoria em 6 anos quer dizer o seguinte: 

          1) ele cobra barato, dá míseros R$ 700 mil por ano;

          2) R$ 700 mil por ano não paga 30% da remuneração anual de um diretor da Petrobrás, fora o bônus.

          1. Nem sei a troco de quê o AA
            Nem sei a troco de quê o AA se dá ao trabalho de te responder. Seu melhor argumento está no nível dos de um pombo enxadrista.

            E antes de apontar os dedos para os outros, deixe ao menos de ser hipócrita. Quando se trata de posts sobre aquela raça safada de ladrões do PSDB, você fica pianinho. Sua hipocrisia fede de LONGE.

          2. O limite do raciocínio

            Há aqueles que só conseguem raciocinar até o limite do próprio contracheque. Dali pra frente trava tudo. 

        2. HOMO MANDIOCUS…

          Caro Motta, você quando quer se fazer de burro é de uma inteligência abissal.

           

          1  EU não disse que o ALMIRANTE roubou. Não tenho como afirmar isto, LEIA e INTERPRETE o texto. Tá difícil, NÃO….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs….

           

          2 Que o ALMIRANTE faturou um por fora EU NÃO DUVIDO (EU!!!). Infelizmente faz parte da ÍNDOLE do nosso povo e isso ainda vai levar algumas gerações para ser extirpado – à FÓRCEPS, é claro. Mas o juiz Moro tá ai para dar o exemplo as mais jovens assim como você está para fazer o contrário.

           

          3 Você, e muitos aqui, representam o PASSADO que ainda perambula renitente pela vida de nos que queremos um pais livre de tipos que se acham acima das leis, de políticos que FAZEM O DIABO para ganhar eleições…e vamos conseguir, MESMO A VACA TUSSINDO….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

           

          4 Você Motta, tal qual Lula, não sabe a hora de retirar-se e parar de contaminar a juventude brasileira. Regurgita sobre os incautos o que há de mais pútrido em termos de idiossincrasias banais, elitismo pueril e conchavismo servil.

           

          ACORDA MOTTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          1. Como não disse que ele

            Como não disse que ele roubou? Você presumiu por mais de uma dezena de vezes que “Ele é ladrão”. Como se pode assacar contra a honra de qualquer pessoa esta pecha, sem provas?

          2. Quem falou que ele é ladrão

            Quem falou que ele é ladrão foram os comentaristas e depois x desculpas. Ele apenas resumiu os textos.

  22. Parabens Alexandre, tem tudo a ver!

    O que mais me deixa indignado é que por trás disto tudo está uma Globo que deu um golpe para sonegar centenas de milhões. Além dela, qual destes cretinos é tão limpo que pode atirar a primeira pedra? Nenhum, absolutamente nenhum.

  23. Esqueço os partidos

    Tal raciocínio daria liberdade para as mais crueis ações em nome do INTERESSE NACIONAL. Então não seria possível se tornar uma potência combatendo iniquidades? Quem prestou ou pode prestar grandes serviços está livre para fazer qualquer coisa? Minha resposta é não. Se sua resposta for sim eu respeito. O que me assusta muito, é atropelar o direito de defesa de um indivíduo. Seja de alguém do PT, do PSDB, de outro partido ou sem partido. Isso nunca termina bem. 

  24. Que se investigue sim! Mas

    Que se investigue sim! Mas que a punição seja convertida em trabalhos de interesse nacional!! É isso que os Americanos fazem! E por que e para que enfiar estas pessoas na cadeia?

    Que o trabalho de construção de algo positivo e bom para o país seja pena a ser cumprida! Fico imaginando o quanto o Marcelo Odrebetch tem a contribuir gerando empregos e investindo no Brasil. E esse almirante então?

    O estado deve tomar de volta o que foi desviado em propinas e condenar os corruptos e corruptores a trabalho em prol da sociedade. Por que não? Não seria uma oportunidade de redenção e reconstrução destes indivíduos? Ou o que se deseja é somente punição como forma de vingança!?

     

  25.   Mas… não é possível!!
     

      Mas… não é possível!!

      AA, este é MAIS um diamante de sua lavra já bem rica que tenho o prazer de ler. Infelizmente pouca gente tem a capacidade de entender o que você disse. Me doi a alma ver a que ponto chegou essa insânia coletiva, essa opção pela demência.

      Vou te contar um segredinho. Antes de tudo, em ordem de prioridade e de cronologia, sou um NACIONALISTA. O petismo veio depois – depois do descalabro tucano, que entre outras demências tão bem calculadas pôs de joelhos este nosso país, potencial colosso do mundo. Imaginei que, iniciando com Lula, daríamos finalmente a arrancada para ocupar nosso lugar de direito entre as nações. Uma nação poderosa, pacífica e de população rica, alimentada e culta: a nação que devemos e podemos ser.

      Muito me frustra ver os erros, covardias e ladroagens praticadas por membros do PT (que ainda vejo como mais honesto e capaz que os outros partidos). Mas o que me doi mesmo é ver QUANTA GENTE ainda é portadora de cegueira absoluta quanto aos interesses de nossos próprios povo e pátria.

      Feito o desabafo, ficam os meus parabéns. Maravilhoso texto, para bons entendedores.

  26. ESTADO

    Nesta história o culpado é o Estado que não tem força para esmagar o poder judiciário ?E assim aspirar a ser uma potência?

    1. O Poder Judiciario não define

      O Poder Judiciario não define o interesse nacional, quem o faz é o Poder Executivo. Veja se na Russia, EUA, China ou India é o Poder Judiciario quem dá as cartas no centro de comando do Pais. Deve ser sempre um poder menor de abritragem

      de questões entre cidadãos MAS quando entra o INTERESSE NACIONAL esse poder se afasta porque não está a cargo dele a condução geopolitica do Pais.

      1. Disse-o com todos os efes e

        Disse-o com todos os efes e erres!!!

        Este é o ponto, um juizeco de primeira instância NÃO TEM A MENOR COMPETÊNCIA para lidar com problemas de estado. C’ est fini!

      2. André Araújo. . .

        André Araújo tem toda a razão, o que se vê hoje no Brasil, do Poder Judiciário submeter o Poder Executivo e paralisar o país com ações cinematográficas de detenção “preventiva” de acusados por parte de um juíz de província é algo inaceitável, só mesmo no Brasil poderia acontecer uma coisa dessas.

  27. E …………………….

    Pode-se gostgar ou não do AA; Pode-se concordar ou não com o AA, mas de uma realidade não se pode furtar;

    Estes espiões infiltrados nos Tribunais, PF, MPF  que afirmo serem, sem necessidade de provar como é moda atualmente,  estão a soldo de interesses apátridas, e o Vice-Almirante, hoje vitima ultrajada, ainda sem mprovas de culpapilidade,  já os comentou.

    Nosso País está infiltrado de espiões e não há perspectivas de nos livrarmos deles, tendo em vista os recursos dados pelo Lula e depois pela Dilma a estes setores que agora se voltam contra o País.

    Antes diziam que o PT estava aparelhando o Estado , agora ficam mudos.

    Antes diziam que Cuba era o destino dos petistas, agora, depois do reatamento diplomático feito pelo império, ficam mudos!!!

    Bando de traidores e entreguistas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Serei breve porque, a meu

    Serei breve porque, a meu ver,  os textos do comentarista Alexandre Argolo esgotam os argumentos dos que não concordam com a “tese” defendida pelo André Araújo.

    Entretanto, vou dar uma de “João sem braço”: discordo, entretanto o avalio – o post – como pertinente quanto aos aspectos gerais ou as conclusões. O exemplo é que não foi lá muito feliz. Quem, mesmo que indiretamente, apoiou ou contribuiu para o surgimento e sobrevivência do regime mais cruel da história da humanidade não poderia receber tanta condescendência como foi o caso do Werner Von Braum. Ademais, as motivações dos EUA nada tinham de sublimes. Salvou o cientista porque este lhe seria útil no futuro, mais exatamente na refrega com a URSS pela hegemonia global. Em suma: o velho e “bom” pragmatismo extremo americano. 

    Mas a evocação do André Araújo é cabível porque põe o dedo na ferida de um vezo brasileiríssimo, qual seja, simplesmente descurar dos interesses e dos ditos tecnicamente falando “Objetivos Nacionais” que se sub-dividem em “Objetivos Fundamentais(OF)”, “Objetivos de Estado(OE)” e “Objetivos de Governo(OG)”, segundo a doutrina da Escola Superior de Guerra, com reflexos no chamado “Poder Nacional”.

    Só pode ser muita má fé quem apreende,  ou mesmo só distorce, as críticas que fazemos, inclusive o André Araújo, dos absurdos jurídicos, políticos, institucionais, econômicos e de cunho estratégico subjacentes a essa malsinada Operação Lava a Jato.

    Como inexistem argumentos consistentes,  os que recebem e defendem como defensável qualquer ato ou medida que por ventura enfraqueçam através da criminalização o atual esquema de Poder com assento no Executivo ficam cegos e surdos a essas nuanças citadas. Isso vai desde grandes lideranças nacionais nas diversas áreas, principalmente na política, até simples comentaristas de blogs e portais da internet. No meio, como sempre, “ela”, a mídia compromissada(com tudo, menos com os interesses do Brasil). 

    Não nos concedem nenhum benefício da divida. Para eles defendemos crimes e criminosos, quando na realidade apontamos os excessos,  os direcionamentos e parcialidades dos agentes públicos envolvidos e a mais completa irresponsabilidade dos mesmos no que tange as consequências deletérias para os “Objetivos Nacionais” que para os obtusos e simplórios se resumem a combater a corrupção. 

    Pois fecho esse comentário com o um repto sempre repetido: nosso problema NUNCA foi, NÃO é, e NUNCA será a corrupção. Agora desdenhar e agir contra os interesses do país aí, sim, estaremos diante de ameaças não só ao presente, mas ao futuro da nação. 

     

  29. Uma coisa não se segue da outra

    Eu discordei da prisão do Vice-Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva.l Não vi necessidade para a prisão, além de que não se pode prender um homem com um histórico de relevantes serviços prestados ao país sem ao menos dar a ele o direito de se defender das acusações. Isso é uma desonra, uma ignomínia, uma safadeza de gente de quinta categoria, como, aliás, era a gangue nazista, que matou vergonhosamente homens do nível de Rommel, sem dar nenhuma chance de defesa.

    Qual a necessidade de prender preventivamente o Vice-Almirante? Que risco ele representa para a ordem pública, para a instrução do processo? Os próprios procuradores da Lava-Jato disseram à imprensa que a prisão dele foi supostamente lastreada em outras provas e não em uma delação isolada do executivo da Camargo Correia (as provas falam numa empresa de fachada em nome de duas mulheres, a qual teria recebido a propina delatada, empresa que seria supostamente do Vice-Almirante). Se é assim, ele não pode ser acusado de pretender usar a sua posição para tentar destruir provas, pois elas já existem nos autos (os procuradores falam que o esquema pode ser “maior” etc). Um homem que vem trabalhando pelo país há tantas décadas, ainda mais com o projeto nuclear brasileiro, não reúne as condições para ser preso preventivamente da forma que foi, sem nem ter o direito de se defender. Existe uma notória contradição na decisão. Trataram um homem de vida pública, com extenso currículo de contribuição ao país, como se fosse uma “ameaça” (!).

    No entanto, verdade seja dita, usar o caso de Von Braun para defender o Vice-Almirante Othon não ajuda em nada a causa dele. O que os americanos fizeram é imoral. E o Vice-Almirante Othon não é Von Braun nem trabalhou ao lado dos nazistas ou de criminosos similares, desenvolvendo armas que mataram civis. Infeliz a comparação.

  30. A ilegalidade da prisão de

    A ilegalidade da prisão de Othon Pinheiro e até de Marcelo Odebrecht não está no fato de que são empresários, está no fato de que são cidadãos.

    Pensar em empresários como uma classe especial de cidadãos, seja para enaltecê-los e mimá-los ou para depreciá-los e execrá-los, é erro. Considerar empresários como uma classe especial de cidadãos fomenta luta de classes e talvez estejamos num momento em que a união e o entendimento seja mais importante para a construção de um país melhor para todos.

     

  31. Unidade 731
    Os japoneses conquistaram a Mandchuria em 1931, colocaram no poder um marionete manchu (Pu Yi) e criaram um país chamado Mandchukuo. Nos arredores de uma cidade de lá chamada Harbin criaram a famigerada Unidade 731, cuja função era criar armas biológicas. Durante toda a década de 30 e até 1945 médicos do Exército Imperial japonês submeteram mais de 100.000 chineses, russos, coreanos e americanos/ingleses/holandeses prisioneiros de guerra a “experiências” que fariam até mesmo Mengele se repugnar: pessoas eram vivissecadas sem anestesia, inoculadas com antraz, gangrena gasosa e peste bubônica, expostas ao frio e calor extremo e colocadas em campo aberto amarradas em estacas a distâncias variáveis de explosivos para medir seu poder de destruição. O chefe da unidade era um bacteriologista chamado Shiro Ishii, um dos maiores criminosos de todos os tempos. Os EUA prenderam todos os principais componentes da Unidade e ofereceram aos EUA os registros de suas atividades em troca de sua liberdade. Douglas McArthur mandou analisar o trabalho deles e julgou que as “experiências médicas” eram importantes para a segurança dos EUA. Estes bandidos jamais foram julgados e muitos prosperaram na medicina japonesa do pós-guerra. Legal, não é André Araújo?

  32. Enchendo a bola do Almirante?

    Acho que há limites para isso, e também bom senso.

    O jogador chileno de futebol que bateu com a sua Ferrari (Vidal), no meio da copa América, foi “perdoado” em nome das expectativas do povo chileno em relação ao time de futebol, que de fato foi campeão. Parece algo válido embora muito distante do caso aqui discutido, mas mesmo assim válido, pois o sujeito era mesmo bom de bola e o país agradeceu.

    O Von Braun foi mesmo um grande cientista, não um “tocador de projeto” de confiança da superioridade. Ele pode ter feito em favor da América mais do que possam atribuir na sua contra.

    Já o nosso “almirante nuclear” recebe aqui diplomas gratuitos de grande cientista, apenas por habilidades gerenciais, sigilo e disciplina adquirida na marinha, que o habilitam para dirigir durante 30 anos uma grande empresa que tenta aprender algo que outros já fizeram 70 anos atrás. Onde a genialidade disso? Como se o Roger Agnelli (ex-Vale) fosse um grande cientista da mineração (como de fato não é), mas sim apenas um bom executivo administrador.

    Temos o caso recente de outro Almirante brasileiro que não conseguiu fazer flutuar uma simples caravela do século 16, nem sequer com motor, para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil. Já os portugueses, que a gente enche de piadinhas, mandaram uma caravela mesmo, sem motor nenhum, desde Portugal, até a comemoração do nosso Brasil.

    Acho que estamos exagerando neste assunto. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador