CUT lamenta morte de Gushiken em comunicado oficial

Gushiken morreu na noite desta sexta-feira (13) em São Paulo, onde será enterrado

Jornal GGN – A CUT (Central Única dos Trabalhadores) lamentou a morte do petista e ex-ministro Luiz Gushiken na noite desta sexta-feira (13), em São Paulo.

O comunicado, assinado pelo presidente da entidade, destaca sua coragem desde quando decidiu ser líder sindicalista até a doença que o abateu.

Aqui a carta, reproduzida na íntegra:

 

Morreu Gushiken, um líder nacional

Como poucos, ele tinha a coragem de ser, de dizer e de fazer.

Ser militante sindical numa família japonesa não era fácil, Gushiken teve a coragem de ser.

Ser de esquerda na época da ditadura militar não era fácil, Gushiken teve a coragem de ser.

Enfrentar uma demissão no Banespa por causa da militância política.

Enfrentar um câncer que lhe atrapalharia a vida.

Liderar a maior greve dos bancários que o Brasil já teve e depois organizar o Partido dos Trabalhadores, ajudar na fundação da CUT, liderar o PT e ir para o governo do presidente Lula para ajudar a mudar o Brasil e ainda conseguir tempo para cuidar dos filhos, tudo isto Gushiken enfrentava e fazia ao mesmo tempo.

Dedicar a vida ao mandato parlamentar, combinar as campanhas para deputado com as campanhas para prefeitos, governadores e presidentes, principalmente ajudando Lula.

Já bem doente e com Lula presidente, Gushiken também teve que enfrentar a desonestidade do Procurador Geral da República e a má fé da imprensa no famigerado processo da Ação Penal 470, que a mídia apelidou de mensalão, quando todos sabiam que Gushiken era inocente, como foi comprovado pelo Supremo Tribunal Federal anos depois.  Gushiken resistiu com dignidade.

Gushiken morre no dia 13. Data simbólica que lembra o partido que ele ajudou a criar e a tornar o maior partido de massa que o Brasil já teve.

Neste sábado, dia 14, os militantes e amigos de todo o Brasil e do mundo, estarão prestando suas homenagens a Gushiken.

O Partido dos Trabalhadores (PT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a  Confederação Nacional dos Bancários (Contrad-CUT),  o Sindicato dos Bancários de São Paulo e todos os militantes sindicais e partidários estamos de luto.

Nossas condolências e solidariedade a toda Família de Gushiken. Sua esposa Bete, que também militou nos bancários, seus filhos que conviveram com o Sindicato e com tantas reuniões, e seus irmãos e demais familiares. Nós nos sentimos como parte desta enorme família.

Sabemos que todos têm orgulho do exemplo de vida que Gushiken representa. Tantos os familiares, a colônia japonesa, como os colegas do Banespa, os bancários de todo o Brasil, os militantes da CUT e do PT.

Somos todos Gushiken!

Vagner Freitas

Presidente Nacional da CUT

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ivanisa Teitelroit Martins

- 2013-09-15 01:17:28

Somos todos Gushiken!

Somos todos Gushiken! Gushiken vive em todos nós! A-deus!!!

Julio Cesar Ferraro

- 2013-09-14 16:43:31

A vergonha da calunia e
A vergonha da calunia e difamação que o pig e o psdb fazem contra o PT matou nosso QUERIDO COMPANHEIRO, isso jamais acontecerá com um deles, por mais que se diga a verdade,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, DESCANSE EM PAZ QUERIDO COMPANHEIRO, NÓS AINDA ESTAMOS AQUI PARA DEFENDER SEU LEGADO.........

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador