Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Hans Speidel, o general transformista da Guerra Fria, por Andre Araujo

Hans Speidel, o general transformista da Guerra Fria

por Andre Araujo

Os personagens da História de nossos tempos que sobrevivem ao caos da geopolítica são mais admiráveis do que aquelas personalidade de vidas lineares e previsíveis.

Como opera o aparelho mental de pessoas que operaram em regimes políticos completamente diferentes, mais ainda, como funcionam os cérebros de pessoas que serviram a esses regimes totalmente opostos em cargos de comando?

O General do Terceiro Reich Hans Speidel era oficial de proa da Wehrmacht durante a Segunda Guerra. Foi Chefe do Estado Maior de Grupo de Exércitos sob os Marechais von Kluge e von Bock na Frente Leste, quando participou das batalhas de Kharkov e Stalingrado. Lutou em frentes de grandes e violentos confrontos, sempre em chefias importantes. Seu último posto foi o de  foi Chefe do Estado Maior do Marechal Rommel, Comandante da Frente Oeste, com QG em Paris e que foi o Exército a quem cabia deter a invasão da Normandia em 6 de junho de 1944.

Foi identificado como parte do grupo do atentado contra Hitler em Julho de 1944, chefiado pelo Coronel von Stauffenberg preso pela Gestapo por 7 meses, na repressão a esse ato que quase matou Hitler e que custou a vida de centenas de oficiais. Speidel miraculosamente não foi executado como tantos outros  ligados ao atentado, inclusive seu superior Marechal Rommel,  “suicidado” pelo regime por condescendência com o atentado para livrar a pátria do Ditador.

Acabada a guerra, Hans Speidel escapa de punição como General da Wehrmacht e se recicla com enorme capacidade política tornando-se, 12 anos depois, Comandante Supremo das Forças Terrestres da OTAN, com sede em Paris, a mesma cidade onde era General da ocupação alemã e onde, em 1937, tinha sido Adido Militar na Embaixada alemã na França antes da guerra, na famosa Embaixada chefiada pelo ás da sedução Otto Abetz, que preparou a derrota vexaminosa da França em Junho de 1940, através da “colaboração” de altos oficiais, imprensa e políticos franceses.

Speidel, sem perder o porte e a pose de General, troca de farda, bandeira e lealdade, seus chefes são os Presidentes e Reis da Europa Ocidental anteriormente inimigos da Alemanha a quem, o agora General, serviu contra os seus atuais superiores. Haja mudança de vida e caminhos, só espíritos superiores são capazes dessas “viradas” de lado, tal qual um Talleyrand que serviu a oito regimes, desde o Terror revolucionário de Robespierre até Luis XVIII, o Bourbon restaurado de 1815 e irmão do Rei Luis XVI, guilhotinado sob  decreto que levava a assinatura do mesmo Talleyrand.

Nos próximos dias vou relator a biografia de outro ás do transformismo, Markus Wolff, criador da STASI, a maior rede de espionagem da Europa na Guerra Fria, a polícia política da Republica Democrática Alemã e que, com o fim da União Soviética, passa para o outro lado e se torna o cozinheiro-astro de um programa da gastronomia na TV alemã onde o mesmo super espião ensina como preparar pratos clássicos da cozinha francesa. São ases da vida em movimento.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ufa!, pelo título pensei que
    Ufa!, pelo título pensei que ele era general pela manhã, e Marlene à noite.

    Do texto, onde AA vê

    “só espíritos superiores são capazes dessas “viradas” de lado,”

    Eu vejo oportunismo e desonestidade, a pior delas, intelectual.

    1. Nada a ver com desonestidade

      Nada a ver com desonestidade da vida burguesa.

      A politica desde sempre e por milenios exige flexibilidade dentro das circunstancias porque as peças do jogo mudam constantemente e os atores precisam se mover procurando adaptação dentro de novas circunstancias.

      O nome disso é a arte da  politica e é praticada na area domestica e na area internacional.

      Quem não consegue operar nesse mundo deve se contentar em ter profissões mais simples.

      1. Parece bula.
        Poliítica =

        Parece bula.

        Poliítica = circunstâncias + flexibilidade + ator +adptação + novas circunstâncias + às favas os escrúpulos de consciência ?

        A única afirmativa é parabenizá-lo e agradecê-lo pelos seus artigos. Tenha um bom domingo, uma boa semana e se espirrar saiba que desejo-lhe saúde.

        1. É engraçadíssima a rage que

          É engraçadíssima a rage que os artigos do André causam nas alminhas sensíveis. 

          Nunca devem ter aberto um livro de história do século XX. Nem os super generalistas livros do Hobsbawm ou de algum outro historiador marxista, que não se preocupa tanto com personagens individuais. Mas, mesmo nesses, quando os homens “en carne y hueso” são citados, os fatos da vida destas personagens estão lá.

          No fundo, é apenas ignorância cimentando ui-uis pequeno-burgueses.

      2. Você está confundindo
        Você está confundindo coerência com flexibilidade.

        Arte da política é ser coerente com seus princípios e flexível em seus atos.

        Desonestidade intelectual é mudar de pensamento de acordo com as mudanças dos ventos. Não é honesto, por exemplo, quem acredita em políticas distributivas em determinada situação, e assim que o grupo de poder muda, passa a ser defensor das medidas neoliberais.

        1. Mas como Spiedel poderia ser

          Mas como Spiedel poderia ser coerente com o regime nazista que acabou na Alemanha?

          Ele se reciclou pata uma NOVA CONFIGURAÇÃO DE FORÇAS na Europa, o que ele deveria fazer?

          Politica é ser COERENTE COM AS CIRCUNSTANCIAS, não há outra politica possivel.

          1. Essa, como você diz,

            Essa, como você diz,

            “Politica é ser COERENTE COM AS CIRCUNSTANCIAS, não há outra politica possivel.”

            Você entende porque os analistas atuais constatam que a atual política faliu? Que o atual modelo esgarçou?

            Consegue perceber que “ser COERENTE COM AS CIRCUNSTANCIAS, ” trouxe desconfiança e insatisfação das populações?

  2. Transformista ?

    Também achei o título estranho, André, sugeria outra coisa. Mas interessante a trajetória deste oficial. aliás, quando conveniente, muitos derrotados envolvidos na guerra eram “perdoados”, e conseguiam posição de destaque, como o cientista Von Braun. Na verdade, como a história é escrita pelos vencedores, só conhecemos as maldades dos nazistas, que promoveram massacres e barbáries. Mas faltam lacunas de maldade, causadas por ambos os lados, e isso ainda está por ser escrito.

    1. Von Brain era um cientista e

      Von Brain era um cientista e podia ser interpretado como politicamente neutro. Conversões mais audaciosas foram do Genral SS karl Wolff, o numero 2 das SS que apos alguns periodos de prisão safou-se e criou uma das principais firmas de relações publicas da Alemanha, imagine um Gneral SS fazendo relações publicas com sucesso.

      Outro foi Albert Speer, Ministro do Armamento da Aleamnha nazista e intimo amigo de Hitler, depois de 20 anos de prisão tornou-se consultor economico de empresas britanicas e morreu em Londres em um apartamento onde estava com a amante inglesa. Speer foi um dos cinco mais importantes dirigentes do Terceiro Reich.

       

      1. Wolff

        As outras histórias a gente pode até entender a razão, dada a quantidade de dados e conhecimento que dispunham , por exemplo da Ex= União Soviética,  para abastecer os serviços secretos ocidentais, na época da guerra fria. Mas essa historia do Karl Wollf é realmente incrível. Relações Públicas !

        1. A historia de Karl Wolff é

          A historia de Karl Wolff é explicada por Allen Dulles nas suas memorias (publicadas em portugues com o titulo Rendição Secreta) . Wolff organizou a rendição em boa ordem de um milhão de soldados alemães no norte da Italia no dia 30 de abril de 1945, complexa operação negociada por Dulles com Wolff em Ascona, na Suiça em março de 1945.

          Para os EUA essa rendição era essencial para evitar que os “partigiani” tomassem o poder de forma irregular no Norte da Italia já que eram controlados pelo Partido Comunista Italiano, o mais forte da Europa Ocidental.

          A rendição negociada por Wolff das forças armadas alemãs para o Comando do V Exercito do General Mark Clark

          tirou espaço dos comunistas e fortaleceu o novo grupo de poder apoiado pelos EUA através do Vaticano, a Democracia Cristã; que assumiu o poder a partir de maio de 1946.

          Após essa vitoriosa operação (Operation Sunrise) Allen Dulles criou a CIA a partir de seu escritorio em Berna, o Office of Strategic Service do Exercito americano.

          Por causa de seu papel crucial nessa operação Wolff recebeu garantias de Dulles que seria poupado de oerseguição pelos Aliados. Mesmo assim foi preso pelas autoridades alemãs por crimes especificos mas em suas varias prisões cumpriu pernas curtas e depois foi definitavemente libertado iniciando sua carreira empresarial.

          Sua otima aparencia, refinamento e elegancia de gentleman obviamente ajudou, não parecia um monstro como Kaltenvruner ou Heydrich, que tinham caras lombrosianas de assustar bruxa, Wolff parecia um astro de Hollywood.

  3. Nessa lista podemos colocar um político brasileiro,

    não “transformista”, mas sim, trapezista. É do Maranhão, foi ativo militante do regime militar, nos seus estertores mudou de lado nos últimos dias procurando uma posição discretíssima, ainda sem saber o que estava pela frente, e acabou na presidência do Brasil: Sir Ney. 

  4.  
    …”ás do

     

    …”ás do transformismo”…

     

    A não ser que não tenha entendido o que o AA quis dizer com “transformismo,” como bem observou Assis Ribeiro.

    Não obstante, lembro que no meu tempo, se dava outro nome a transfugas como esses. Aliás, em 2016 o Brasil foi surpreendido por  uma enorme safra desse rebotalho humano. Sendo que no nosso caso, se obteve um produto de qualidade muito inferior, sendo imprestável até  para aterro sanitário.  

    Orlando

  5. Gosto de ler sobre estes

    Gosto de ler sobre estes personagens, como história são fascinantes, mas não os queria como vizinhos – e, creio, André, que nem você também. Afinal, é o tipo de gente que não pensa duas vezes em entregar o vizinho até a mesmo morte se isso for o preço pra atingir o objetivo deles. Mas sei que são esses personagens que escrevem a história – e um cidadão anônimo alemão que escondeu uma família judia em sua casa, foi descoberto e acabaram todos mortos. 

     

     

    1. Esqueci de escrever uma

      Esqueci de escrever uma palavra nesse trecho

       

      “Mas sei que são esses personagens que escrevem a história – e NÃO um cidadão…” 

  6. Sobre a palavra

    Sobre a palavra transformista, a escolha foi péssima, pois dá uma outra ideia sobre o texto. Torna-o facilmente confundível com uma témática sexual, até. Embora a palavra transformista seja relacionado ao substantivo transformismo (relacionado a transformação dos seres vivos no decorrer do tempo ), ela leva a quem a ouve ou a lê a imaginar o contexto de um ator que se transforma em mulher (segundo o dicionário Michaelis).

    É o caso da palavra medíocre. Ela comporta o sentido de algo que está na média, mas ao mencioná-la todos associam a algo que é ruim, abaixo da média. Ao falar que fulano é um funcionário medíocre, todos imagem que é um mau funcionário, e não que é um funcionário que não é nem bom, nem ruim, está na média. 

      1. Sim, esse é um dos sentidos

        Sim, esse é um dos sentidos da palavra transformista. Mas é praticamente desconhecido para a maioria dos leitores. A palavra transformista é associada a um homem que se veste de mulher.  Ao pé da letra, a palavra está usada corretamente. Mas causa um estranhamento pra quem lê. Um leitor que nunca tivesse lido o que você escreve certamente pensaria que é o texto relata o caso de um nazista que se vestia de mulher (rs). 

  7. Caro André

    Quanto ao criador a STASI, salvaguardadas as distâncias, faz-me lembrar o Pol Pot. Simplesmente um fdp que esapou de ser julgado. Eu, sinceramente, não entendo a lógica.

    1. Pol Pot matou 2 milhões em

      Pol Pot matou 2 milhões em uma população de oito milhões.  Wolff teve ficha limpa de funcionario publico da Republica Democratica Alemã e como Estado sucessor, a Alemanha unificada pagou-lhe aposentadoria até sua morte.

  8. Teve varios

         O sucessor de Speidel no cargo NATO, foi outro general alemão Adolf Heusinger, que  ao final da 2a GM, tinha exercido o alto cargo de chefe de operações do OKH ( Exército ), até mesmo foi ferido quando do atentadode Stauffenberg, do qual ele sabia de tudo, mas não participou efetivamente, e depois quando preso pela Gestapo “dedou” bastante gente.

          Após a guerra, uniu-se a Gehlen colaborando com os aliados ocidentais e auxiliando diretamente a Schnez na constituição da ” Schnez Truppe “, um “exército secreto” que foi o embrião do futuro Bundeswehr, criado em 1955, quando da remilitarização da Alemanha. ( um civil Franz Joseph Strauss * sabia desde 1949 sobre as atividades da “Schnez Truppe” ).

          AA, alem destes existiram varios, como Maiziére, Schmidt, Balck e até um que propos a expansão da NATO para a Africa nos anos 60 ( Von Mellethin ).

         * Strauss, é um que dispensa apresentações, já quando vc. escrever sobre “Mischa”, aproveite e comente sobre sua maior vitória – pelo menos a mais conhecida – referente a Gunter Guillaume e Willy Brandt.

  9. Richard Gehlen

    Este foi muito esperto.

    Vendeu aos Aliados a história de que tinha uma rede de espionagem montada na Europa Oriental e Rússia.

    Foi absorvido na Inteligência da OTAN, mas no final, as informações que entregou não eram grande coisa.

    Até hoje se suspeita que inventou a tal rede de espiões.

  10. RDA “und” Stasi

        Já que AA lembrou de Mischa Wolff , é bom lembrar que não apenas os “aliados ocidentais” utilizaram-se de ex-nazistas em suas instituições “de Estado “, e alguns exmplos da STASI são bons para revelar alguns nacional-socialistas que viraram comunistas desde criançinhas, como :

         Willy Laeritz : Na Gestapo perseguia e torturava comunistas, na STASI  a partir de 1961 usou suas técnicas para ensinar outros a “combater pela paz e pelo socialismo “.

         Hans Sommer : Um ex-SS ( Div. Montanha ), foi espião no Ocidente, na Alemanha e Italia, durante anos, recebeu em sua vida de espião dos circulos de ultradireita ocidentais, aproximandamente US$ 120.000,00, e ele poderia ter sido condenado por crimes de guerra na Itália ( Fossas Ardeatinas ), mas o SIDE italiano o protegeu, e nem mesmo o MOSSAD lhe matou, até o usou para saber mais sobre as conexões do RAF com grupos palestinos ( FPLP ).

          Josef Settnik : Condenado a morte pelos russos e alemães orientais, por suas ações na Gestapo e no KZ Auschwitz, foi “recuperado” em 1962 e posteriormente “contratado pela STASI em 1964, para espionar a igreja católica na Alemanha Oriental.

           Harald Heines, ou ” Bernard ” , ou “Dr. Herbert Monath – Hartz ” : Um ex- SD/RSHA, condenado a morte por dois tribunais militares, tanto na França como a Inglaterra, principalemte por ter sido o executor do “Massacre de Caen”, mas durante anos viveu na DDR, exercendo cargos importantes neste Estado, ao mesmo tempo que era um agente contratado da STASI, por Mischa Wolff, que o monitorava em suas negociações sobre petroleo.

            Não é nada, não é nada mesmo, pois Estados em muitas ocasiões, para sua própria sobrevivência, necessitam de pessoas como estas, como Speidel, Heusinger, Strauss, muito mais do que os Sérgios e Deltans da vida.

    1. Meu caro Junior, a historia é

      Meu caro Junior, a historia é construida basicamente por personagens equivocos e de vida tumultuada, Napoleão era um italiano corso pelos quatro lados e governou a França e boa parte da Europa, assessora por Talleyrand, manco, jogador,

      corrupto até a medula, negociou a independencia da Polonia por 4 milhões de francos-ouro e não se sabe por quanto criou a Belgica como Reino, acolitado por Fouché, um crapula em quem Napoleão não confiava, criador da primeira policia politica da Era Contemporanea.  Mussolini, esquerdista que criou o fascismo, Hitler, pintor fracassado que chegou a dormir em banco de jardim como vagabundo de rua, incriveis personagens que moldaram a Historia..

      E que dizer de Wallis Simpson, periguete americana feíssima triplamente divorciada que fez o Rei da Inglaterra abdicar do trono por amor a ela, mudando a historia da Segunda Guerra, Eduardo VIII era pro-nazista e provavelmente teria feito acordo com Hitler.

      A historia é feita por guerreiros, profetas, piratas, conquistadores e personagens estranhas, erraticas, raramente por gente honesta e bem comportada, certinha,correta, de habios pacatos, a historia é um caos e mundo organizado nunca existiu..

      1. Um ” Marcelo ” indiano

             Imagine nossos vestais curitibanos caso estivessem em Nova Delhi e tentassem enfrentar Ratan Tata, mesmo com apoio politico do partido atualmente no “governo”.

             www.financialexpress.com/india-news/ratan-tata-most-corruption-chairman-in-history-of-tata-group…..

             Iriam falar com as paredes do Parlamento, afinal homens como Tata, fizeram a India, e ainda a fazem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador