Hotel Adlon, em Berlim, cenário do filme Grande Hotel, com Greta Garbo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

HOTEIS HISTÓRICOS – HOTEL ADLON – Berlin – Famoso hotel de luxo em Berlim, construído em 1907 pela família do mesmo nome, inaugurado pelo Kaiser Guilherme II e esposa. Nele estiveram hospedados reis e imperadores da Europa, o Czar da Russia, Franklin Roosevel, Herbert Hoover (Presidentes dos EUA), artistas de ópera, teatro e cinema dos anos 20 e 30.

Muitos salões, fumoirs, lojas magnificas, orquestras ao jantar, estilo neo-barroco, endereço na Unter den Lidem, em frente ao portão de Brandenburgo, perto da Chancelaria e do Ministério do Exterior. O Kaiser tinha apartamentos permanentes para seus convidados pessoais, o Ministério do Exterior nele hospedava os embaixadores visitantes.

No período nazista o hotel era palco de recepções faustosas, dada a amplidão e requinte dos salões, era o favorito de Goebbels e Goering, Hitler preferia o Kaiserhof. O hotel funcionou ininterruptamente durante toda a Segunda Guerra, quase não foi atingido por bombas, foi destruído em 2 de maio de 1945 por soldados russos que acidentalmente provocaram um incêndio na adega, 5 dias depois, no dia 7 de maio, dia do fim da guerra, o dono do hotel Louis Adlon foi morto por um tiro disparado por soldados russos. O hotel foi inteiramente reconstruido depois da reunificação das Alemanhas, o prédio original foi reconstituído como era e depois ampliado, no mesmo local da primeira planta.

Vários filmes foram ambientados no hotel, o mais famoso é GRANDE HOTEL, com Greta Garbo.

Hoje pertence a cadeia Kempinski e está sempre lotado, é o mais caro de Berlim.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador