Humano, demasiado humano

Friedrich Nietzsche

‘Human, All Too Human’ é um documentário produzido pela BBC em 1999 e dividido em três episódios que contam a história de três filósofos: Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre. O documentário leva o nome do livro ’Human, All Too Human: A Book for Free Spirits’ escrito em 1878 por Nietzsche.

O primeiro episódio ‘Beyond Good and Evil’ descreve a vida de Friedrich Nietzsche e sua mudança gradual da religião ao niilismo e, finalmente, a insanidade. No final de sua vida, sua irmã Elizabeth é retratada como uma nazista simpatizante que se aproveitou de sua condição mental por falsificar suas obras e cartas e tentou retratá-lo como um pensador proto-fascista.

O segundo, ‘Thinking the Unthinkable’ gira em torno de Martin Heidegger que desenvolveu os escritos e idéias de Nietzsche, na tentativa de entender melhor a liberdade individual.  Antes e depois do reinado dos nazistas na Alemanha, Heidegger passou a maior parte de seu tempo vivendo na solidão na colina de Todtnauberg para permitir-se limpar a mente e focar melhor a sua própria filosofia. Devido ao fato dele ter se juntado aos nazistas durante a II Guerra Mundil, as suas obras foram classificadas por seus críticos como propaganda nazista.

O terceiro, ‘The Road to Freedom’ descreve a vida do filósofo francês Jean-Paul Sartre.  Isto é, quando o termo existencialismo começa a entrar no reino da filosofia.  

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nietzche e Russell

    boa tarde Tamára,

    Já tinha assistido ao documentario..Não me recordo se foi da própria BBC uma entrevista com Bertrand Russell,  que considera a filosofia de Nietzche comprometida pela sua incapacidade de sentir empatia.

    O que não ficou caracterizado no documentário é se a insanidade de Nietzche foi decorrencia das diversas doenças que teve ao longo da vida ou de sua personalidade irascível.  

    1. Alguns argumentam…

      Olá Marcelo,

      Alguns argumentam que Nietzsche sofria de sífilis, outros de que o seu colapso foi devido a uma doença cerebral que ele herdou do pai, e a quem diga que ele sofria de um tumor. A causa exata da incapacidade de Nietzsche permanecerá obscura para sempre. Que ele era irascível e tomou uma variedade de medicamentos é bem documentado como um fato. Ele mesmo, afirmou em carta que nunca teve qualquer sintoma de transtorno mental. Já Paul Rée que foi seu amigo durante um determinado período, escreveu em carta que Nietzsche sempre foi desequilibrado.

      Um abraço

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador