Humano, demasiado humano

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

‘Human, All Too Human’ é um documentário produzido pela BBC em 1999 e dividido em três episódios que contam a história de três filósofos: Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre. O documentário leva o nome do livro ’Human, All Too Human: A Book for Free Spirits’ escrito em 1878 por Nietzsche.

O primeiro episódio ‘Beyond Good and Evil’ descreve a vida de Friedrich Nietzsche e sua mudança gradual da religião ao niilismo e, finalmente, a insanidade. No final de sua vida, sua irmã Elizabeth é retratada como uma nazista simpatizante que se aproveitou de sua condição mental por falsificar suas obras e cartas e tentou retratá-lo como um pensador proto-fascista.

O segundo, ‘Thinking the Unthinkable’ gira em torno de Martin Heidegger que desenvolveu os escritos e idéias de Nietzsche, na tentativa de entender melhor a liberdade individual.  Antes e depois do reinado dos nazistas na Alemanha, Heidegger passou a maior parte de seu tempo vivendo na solidão na colina de Todtnauberg para permitir-se limpar a mente e focar melhor a sua própria filosofia. Devido ao fato dele ter se juntado aos nazistas durante a II Guerra Mundil, as suas obras foram classificadas por seus críticos como propaganda nazista.

O terceiro, ‘The Road to Freedom’ descreve a vida do filósofo francês Jean-Paul Sartre.  Isto é, quando o termo existencialismo começa a entrar no reino da filosofia.  

http://www.youtube.com/watch?v=3EGOwduWVKA
http://www.youtube.com/watch?v=pI6P5jXjCq0
http://www.youtube.com/watch?v=jDHnW6U0Tk4

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador