João Goulart é homenageado em São Borja

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Esquife de Jango chegando ao aeroporto de Brasília

Jornal GGN – Há exatos 37 anos, morria o ex-presidente João Goulart. Hoje, no mesmo 6 de dezembro, o corpo de Jango recebe as honras de chefe de Estado na sua cidade natal, em São Borja, no Rio Grande do Sul, a mesma daquele que o integrou na política, Getúlio Vargas.

A cidade, localizada a 630 km da capital Porto Alegre, na fronteira com a cidade de Santo Tomé, na Argentina, recebeu a viúva Maria Thereza, os filhos João Vicente e Denize e os netos de Goulart para a cerimônia.

Ás 7h desta sexta-feira (6), o esquife chegou ao aeroporto de Brasília, escoltado pelo exército. O avião da Força Aérea Brasileira 2809, um Amazonas C-295, partiu do aeroporto às 7h30, levando os familiares e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, além de integrantes da Comissão da Verdade.

Já em São Borja, o cronograma começou às 12h50, quando o Amazonas pousou na cidade natal de Goulart. Dali, o corpo do ex-presidente seguiu para a Igreja Matriz São Francisco de Borja, onde a visitação foi aberta ao público.

Ás 15h30, deve começar a missa na Igreja Matriz. Uma hora depois, acontece o sepultamento no Cemitério Jardim da Paz, na cidade. Em São Borja, hoje é feriado municipal.

O corpo do ex-presidente foi exumado em 13 de novembro, como parte da investigação da Comissão Nacional da Verdade sobre a morte. Jango foi deposto pelo regime militar e morreu no exílio, em 1976, na Argentina. O objetivo é analisar se Goulart foi assassinado por envenenamento na Operação Condor, de perseguição a opositores das ditaduras do Cone Sul.

Em 14 de novembro, uma cerimônia que contou com a participação da presidente Dilma Rousseff, de Luis Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor, promoveu as honras militares.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador