Livro aborda o nascimento da indústria automotiva no Brasil

AUTOMOVEIS E PROGRESSO – A BUSCA BRASILEIRA DA MODERNIDADE – livro de Joel Wolfe – Oxford University Press – 269 paginas – Livro sobre o nascimento da industria automobilistica brasileira e sua importancia para a modernização do Brasil. Esse autor, professor da Universidade de Massachussets, especializou-se na economia brasileira e este é seu seundo livro, o primeiro é sobre a migração operaria para São Paulo e a relação da industria com a sociedade paulista.

Nesta obra, Wolfe trata da fascinação do Brasil pelo automovel que ele ve como muito parecida com os Estados Unidos e a importancia do automovel no Pais como fotor de modernização.

Uma visão de fora sobre essa industria que há 50 anos é o motor da economia brasileira e mais do que isso, e o carro chefe (sem trocadilho) da ascensão social de vastas camadas de nossas classses menos favorecidas. Na realidade é uma Historia do Brasil moderno através do automovel.

O livro foi publicado em 2010 e traça todo o hoje já longo historico dessa industria, seu impacto no emprego, na infra estrutura, no comercio exterior e na sociedade brasileira.

http://lamolaam.wordpress.com/2011/03/16/book-review-autos-and-progress-the-brazilian-search-for-modernity-by-joel-wolfe/

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador