Moro é aprendiz de Mussolini, por Jeferson Miola

 
Carta Maior
 
Moro é aprendiz de Mussolini
 
Moro está mais para aprendiz de Mussolini do que para herdeiro da Mãos Limpas, operação que se valeu de dispositivos fascistas para promover o justiçamento
 
Jeferson Miola
 
Alguns personagens soturnos, celebrizados na arena pública brasileira pelos holofotes da mídia, precisam ser decifrados. O cínico e ousado juiz Sérgio Moro é um deles.
 
Quem leu o ensaio “Considerações sobre a Operação Mani Polite”, que Moro publicou em 2004 com base em estudos sobre a operação Mãos Limpas na Itália dos anos 1990, pensa que naquele experimento está a fonte definitiva de inspiração do justiceiro. Ali ele descreve os procedimentos arbitrários empregados na Lava Jato: prisão prévia ao julgamento; delação obtida através da extorsão psicológica e moral de investigados presos por meses sem julgamento; inversão do ônus da prova; arbítrio jurídico-policial; ideologização das investigações, e uso da mídia para banalizar o autoritarismo jurídico-policial.
 
A inspiração de Moro, todavia, tem ancestralidade anterior, na Itália dos anos 1925-1945 de Benito Mussolini, Il Duce, líder do Partido Nacional Fascista e principal aliado europeu do nazista Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial.
 
Moro evidencia que está mais para aprendiz de Mussolini do que para herdeiro da Mãos Limpas, operação que, inclusive, se valeu de dispositivos [fascistas] de exceção para poder promover o justiçamento, mais do que para o combate à corrupção.
 
No movimento de massas, as palavras de ordem dão sentido às coisas, indicam a direção do combate, traduzem a consciência coletiva sobre os acontecimentos. São, enfim, expressões que canalizam politicamente o sentimento das enormes massas organizadas e mobilizadas.
Dentre as palavras de ordem que embalam as multidões na rua, duas delas são as que melhor definem o significado dos acontecimentos e que melhor indicam as exigências históricas deste período: [1] Não vai ter golpe; Vai ter luta!; e [2] Fascistas!, golpistas!; Não passarão!.
 
Há uma consciência democrática radicalizada no país, uma disposição irredutível de resistência e luta que deriva da certeza de que este é um tempo de avanço perigoso de idéias e valores fascistas. Estas palavras de ordem reverberam a consciência democrática crescente, de que: [1] impeachment sem crime é golpe, e o golpe será derrotado pela luta incansável do povo na rua; e [2] quem promove o golpe são fascistas, e eles serão derrotados – não passarão!.
 
As reiteradas agressões do condomínio jurídico-midiático-policial a Dilma, Lula e ao PT ultrapassam qualquer parâmetro aceitável no mundo civilizado. A 27ª fase da Lava-Jato, batizada por Moro e parceiros de Carbono14, é escatológica na evidenciação dos abusos e absurdos que estão sendo cometidos na investigação que deveria ser da corrupção na Petrobrás, porque assim ele estabelece uma conexão entre isso e o chamado “mensalão”, para construir uma narrativa destrutiva do período de governo do PT.
 
Com a 27ª fase, Moro agiu para eclipsar no noticiário as comoventes manifestações do 31 de março contra o golpe mas, sobretudo, para esconder a descoberta da mentira dele ao STF sobre gravações ilegais de advogados, prática só vista em Estados de exceção, de terror.
 
Há uma disputa fundamental na sociedade brasileira: por um lado, o obscurantismo medieval, inquisitorial; por outro, os valores iluministas das garantias legais e constitucionais, do Estado Democrático de Direito.
A instrumentalização e a partidarização do Estado nas áreas Jurídicas e Policiais é um passo em direção ao abismo. Pior ainda quando a construção da subjetividade, feita de maneira a naturalizar abusos, é processada por monopólios midiáticos como a Rede Globo e outros grupos de mídia.
 
O mal está sendo banalizado na sociedade brasileira. Um exemplo dessa maldade banalizada é a atitude de uma pediatra que abandonou o acompanhamento médico de um bebê por ele “ter cometido o crime” de nascer do útero de uma jovem militante petista – isso num país cuja Constituição considera crime a discriminação por preferência política ou ideológica.
 
O juiz Moro, com sua ousadia descarada, é um vetor do mal. Ele tripudia da legalidade, pisoteia a Constituição e mente descaradamente para o STF. É um cínico que perdeu a noção do limite. Um psicopata que se considera onisciente e onipotente.
 
Na justificativa da 27ª fase da Lava-Jato, este juiz adepto do costume do uso de camisas pretas – muito apreciado pelos extremistas italianos fascios –, condiz com o fascista definido pelo filósofo e pensador italiano Norberto Bobbio:
 
“Ele acusa, insulta, agride como se fosse puro e honesto.
 
Mas o fascista é apenas um criminoso, um sociopata que persegue carreira política. No poder, não hesita em torturar, estuprar, roubar sua carteira, sua liberdade e seus direitos.
 
Mais que corrupção, o fascista pratica a maldade”.
 
Moro justificou a investigação como faria um Ser onisciente e onipresente; um Ser total: ele investiga [policial], ele acusa [promotor], ele julga [juiz], ele condena [tribunal] e, para arrematar, ele também narra e comunica ao público [mídia]!
 
Leia mais…
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A 27ª fase da Lava-Jato,

    “A 27ª fase da Lava-Jato, batizada por Moro e parceiros de Carbono14, é escatológica na evidenciação dos abusos e absurdos que estão sendo cometidos na investigação que deveria ser da corrupção na Petrobrás, porque assim ele estabelece uma conexão entre isso e o chamado “mensalão”, para construir uma narrativa destrutiva do período de governo do PT”:

    E eh nisso que da enfiar montanhas de dinheiro em incompetentes do judiciario e PF brasileiros:  a Operacao Zelotes tambem virou Operacao Fariseus Filhos Da Puta e TODOS os sonegadores estao livres e soltos.  Agora, vamos aos pedalinhos…

  2. Moro… Moro… Moro… oh

    Moro… Moro… Moro… oh meu Deus! Moro é só o executor.

    Parem de aitrar a esmo no pistoleiro e vão atrás do mandante!

  3. Há algumas horas foi anunciado o maior vazamento…

    Há algumas horas foi anunciado o maior vazamento de documentos envolvendo offshores da história. São 11 milhões de documentos da Mossack Fonseca (a da rede golpe) com informações cobrindo os últimos 40 anos. Quem recebeu esses documentos foi o Suddeutsche Zeitung, que o repassou para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. É aí que a porca torce o rabo. Os representantes brasileiros que terão acesso aos documentos incluem pelo menos duas figurinhas carimbadas pouco confiáveis: Fernando Rodrigues e Cláudio Tognolli. Os outros dois são Angelina Nunes (ex-golpe) e Marcelo Soares (atual falha). Confesso que não sei que apito tocam estes dois últimos. De qualquer modo, já antevejo um enorme problema com os filtros a serem aplicados pelo Fernando Rodrigues (que escondeu até onde pôde a lista de clientes do HSBC).

    O nome do escândalo é “The Panama Papers”.

    Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/world-35918844

    http://www.theguardian.com/news/2016/apr/03/what-you-need-to-know-about-the-panama-papers

     

  4. Preciso de holofotes, senão não dá…

    Como é possível um juiz de direito, no caso, o juiz Moro, pedir apoio da opinião pública nos microfones e câmeras da Globo?

    Afinal, pra quê serve a vitaliciedade do cargo de juiz? Quer mais apoio que isso?

    Um juiz de direito não pode ser demitido em hipótese alguma! Não pode sofrer qualquer represália por parte do governo ou de quem quer que seja!

    Caso cometa um crime gravíssimo, é afastado do cargo e fica recebendo o salário integral sem precisar trabalhar.

    Pra quê ele pede apoio à opinião pública? Quem precisa de apoio da opinião pública são os políticos e não os juízes!

    Esse juiz está mais para político do que para juiz.

     

  5. A fascinação na porta dos

    A fascinação na porta dos fundos

    .

    Não são fascistas no sentido de seguidores da ideologia. Os que atribuem ao juiz universal e as suas correias de transmissão virtudes supremas o são no sentido estrito. São totalitários que desejam exterminar os diferentes. São fascistas sim, embora os seus líderes políticos, afinal é disto que se trata, repudiem toda e qualquer intervenção estatal em defesa das classes baixas. A grosso modo: fascismo sem leis trabalhistas e direitos sociais. Ainda não chegaram ao Século XX e querem controlar o XXI. Il Duce embora morto há setenta anos era um pouco mais avançado que a horda que se espalha pelo ambiente virtual e pelas ruas. A mesma violência real e retórica dos camisas negras de um século atrás, mas também contra a jornada de trabalho limitada, a saúde e a educação públicas e gratuitas.

    A intolerância das tropas de assalto ficou clara mais uma vez com a ordem unida contra o vídeo Delação, do canal Porta dos Fundos, no Youtube. Enquanto nas primeiras horas no ar a quantidade de likes e dislikes permaneceu equilibrada, chegaram juntos aos 60.000, a conjuração dos titereiros não se fez esperar. O alto comando dos bolsominions, tucanalhas, olavetes e globais ordenou aos seus zumbis que atacassem o canal. No próprio Youtube, no Facebook, no Twitter e nas demais redes sociais.

    Para eles não se pode satirizar a polícia federal. Muitos menos o juiz que já está investindo na raspa do tacho em busca de algum vestígio, inexistente na montanha de estrume que já acumulou, e o seu grupo de procuradores de palheiros. Um dos mais raivosos comandantes da reação à heresia foi o músico e youtuber Nando Moura e seu meio milhão de mesmerizados. Cito-o aqui, pois no seu vídeo resposta demonstra todo o ódio que sente contra os que dele discordam, os demais bate paus do golpismo são idênticos. O artista que se diz cristão comparou o vídeo postado no dia 02 de abril com as sátiras do canal ao cristianismo. A sua fala deixa transparecer que inconscientemente iguala Sérgio Moro a Cristo e os demais agentes da lava a jato aos apóstolos. Hábito igual a de todos os demais que também acreditam em salvadores da pátria.

    A ignorância dessa turma é muito grande. Deixam claro que raciocinar é uma coisa para eles desconhecida. Acusam como motivação principal para a realização do vídeo do Porta dos Fundos os recursos autorizados via lei roubanet. As trinta moedas com as quais vendem a sacra polícia federal são os sete milhões de Reais que podem captar. Esquecem que há apenas duas semanas o coxinha de trinta e seis milhões de Reais, autorizado pela mesma lei roubanet, Cláudio Botelho, protagonizou uma das maiores aberrações do teatro brasileiro. Em cena aberta acusou de ladrões dois cidadãos que sequer são indiciados em algum processo, a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Por essa agressão gratuita foi amplamente aplaudido pelos mesmos que agora espumam de ódio contra o Gregório Duvivier e o Fábio Porchat. Os fascistas são incapazes de entender que muitas outras pessoas simplesmente não concordam com o seu ponto de vista e não precisam ser pagas para dizer isso.

    Casos como este deixam transparecer a horda teleguiada estúpida e ditatorial que é utilizada para que os mais vis interesses antinacionais se apoderem do Brasil. São criaturas que seguem sem questionar as ordens dos traidores encastelados na imprensa e em associações de classes e empresariais. O patriotismo deles resume-se ao apoio para o time de futebol da CBF. O triunfo do golpe em andamento será uma tragédia, o retrocesso absoluto. O fim de todo e qualquer projeto nacional independente e soberano. 

     

    1. beleza de comentário, parabéns…

      reciocinam tão pouco, porque para eles deve cansar muito, que simplesmente não conseguem ser nada

      criaram robôs e camuflaram com a camisa da seleção

    2. Nassif, por favor eleve a post esse comentário.

       

      Rebolla, entrei no Youtube para curtir o vídeo e fiquei horrorizada com o baixo nível e o grau extremo de agressividade dos comentários. Eles comentavam com orgulho que tinham dado dislike e se desligado do canal.  Estão agindo em mutirão, orientados por esse Nando não-sei-das-quantas. Xingavam os atores do Porta dos Fundos e todos os que discordavam de sua visão fascistóide de mundo. Uma garota que afirmou ter gostado do vídeo foi chamada de retardada, puta, mortadela.  Qualquer voz sensata que explicasse o verdadeiro teor do vídeo era rechaçada com agressividade. Alguns chegaram a defender a prisão dos humoristas pela Polícia Federal.  Eles não sabem ler e interpretar o que leem,, não sabem debater, são analfabetos funcionais e políticos,

      Tenhio medo do que possa acontecer.  Esses zumbis podem muito bem extravazar essa violência do mundo virtual para as ruas. Já começou a acontecer,  com agressões a pessoas vestidas de vermelho. Imagine se isso se generalizar?

       

       

       

      1. Estou tentando criar um nome para o movimento coxinha

        Como batizar um movimento totalitário despido de qualquer ideologia por mais absurda que seja, movido apenas pela ignorância e pelo ódio.

        1. Serão  massa de manobra

          Serão  massa de manobra perfeita para qualquer líder autoritário ascendente. Bolsonaro, por exemplo. É o ídolo deles.

        2. Até mesmo enquadrar como

          Até mesmo enquadrar como fasci-nazistas essa horda de truculentos analfabetos funcionais está aquém da realidade. O certo é que sofrem lavagem cerebral de gurus que vão desde esse Nando Moura, do mesmo naipe deles, até o “mestre dos mestres” Olavo de Carvalho; este o único com algum verniz intelectual, mas que em compensação é anulado face a desmedida desonestidade intelectual e as teorias conspiratórias tresloucadas. 

          1. Desculpe-me mais uma vez, são neo-escravagistas, nem …

            Desculpe-me mais uma vez, são neo-escravagistas, nem chegaram ao fascismo é muito evoluído para a cabeça deles. 

            Não adianta tentar colar na cabeça destas forças reacionárias que nem venceram a fase do escravagismo como fascistas ou nazi-fascistas.

            São tão primários que nem conseguem montar uma plataforma política, e por este motivo vão dar com a cabeça na parede.

    3. Fascismo sem leis

      Fascismo sem leis trabalhistas?? Mas foi Mussolini quem inventou as leis trabalhistas na Italia e delas foi copiada a nossa CLT.

      1. Por isto mesmo…

        os fascistas do golpe em andamento são no sentido estrito, mantêm apenas o totalitarismo. No próprio texto digo que Il Duce, morto há setenta anos, era mais avançado… não chegam sequer a serem fascistas plenos, pois estes já estavam no Século XX. Carregam apenas a ignorância e o ódio dos fasci di combattimento.  

        1. Rebola e André, a falta de cultura histórica de alguns leva a ..

          Rebola e André, a falta de cultura histórica de alguns leva a verdadeiros horrores, sendo que a reportagem da Isto É contra Dilma é um e esta é outra. Coloco no mesmo nível, porque quem deseja escrever algo a esquerda não tem direito de ser BURRO.

  6. já experientes…

    passam a exigir que suas aparições sejam precedidas pela apresentação de bandas musicais

    muito semelhante às salvas de palmas de golpistas, corruptos, ladrões de merenda e sonegadores que apoiam

  7. Pelo que li no site do

    Pelo que li no site do Correio do Povo (Porto Alegre), nenhuma palavrinha sobre as contas proprietárias do triplex em Paraty. Começou o “caluda”. Nele, só o Edson Lobão e o Eduardo Cunha. Mais os argentinos Machri e Messi. Sem contar os venezuelandos, chineses, russos etc e tal.

  8. COXISMO, um MONSTRENGO HÍBRIDO

    No futuro teremos um novo termo na ciência política:  COXISMO, uma variação do fascismo clássico, filho bastardo do fascismo italiano, apadrinhado pelo nazismo (tem seguramente umas tinturas racistas), cuja mãe é classe média-alta e alta do Brasil, formada majoritariamente por MENTECAPTOS, BOÇAIS, ANALFABETOS POLÍTICOS, CANALHAS e assemelhados, classe que é uma reles PROSTITUTA de interesses estrangeiros, notadamente estadunidenses. Um MONSTRENGO híbrido parido no Brasil, enfim…. 

  9. COXISMO, o novo movimento político brasileiro

    COXISMO, uma variação do fascismo clássico, filho bastardo do fascismo italiano, apadrinhado pelo nazismo (tem seguramente umas tinturas racistas), cuja mãe é classe média-alta e alta do Brasil, formada majoritariamente por MENTECAPTOS, BOÇAIS, ANALFABETOS POLÍTICOS, CANALHAS e assemelhados, classe que é uma reles PROSTITUTA de interesses estrangeiros, notadamente estadunidenses. Um MONSTRENGO híbrido parido no Brasil, enfim…. 

  10. Em mussolini e…

    Suas táticas de atuação são realmente típicas das colocadas em prática por Mussolini, complementadas com as do bolcheviquismo

     

    1. Aldo, pior do que a reportagem é o teu comentário!

      Estude um pouco de história, estás num nível que nem dá para eu tentar explicar as diferenças, vou ter que empregar uma linguagem de primeiro grau.

  11. Comparação completamente esdrúxula sem base histórica nenhuma.

    Não sei como isto foi publicado na Carta Capital, pois querer comparar Moro com Mussolini é de uma pobreza conceitual atroz. A mais atroz crueldade que estão fazendo com Il Duce (bem que ele mereça este desaforo), pois é comparar entre dois cruéis, um gigante (Il Duce) e um anão (Moro).

    As simplificações utilizadas em comícios, manifestações públicas ou pichações de paredes são extremamente válidas na disputa política mas uma excrescência em escritos políticos.

    Mussolini não era alguém saído das sombras apoiado por uma operação mediática e respaldado por um cargo de juiz, Mussolini era alguém saído da luta política com uma ideologia e ESTÉTICA própria nascido do FUTURISMO. O futurismo da uma base estética e ideológica para o nascimento do Fascismo simplesmente comparava museus, bibliotecas e academias com cemitérios, era o renascimento da arte pela destruição do passado.

    Mussolini começa a sua vida política como militante socialista em 1902 na suíça, sendo deportado duas vezes e preso por agitação socialista em 1903, retorna a Itália e em 1904 e entra no Partido Socialista Italiano, tendo se tornado um quadro importante, inclusive ocupando o cargo de EDITOR do jornal “Avanti! “, orgão principal de divulgação do partido na Itália.

    E agora o mais fantástico é que diferente do partido Socialista Italiano, Mussolini não apoia a primeira grande guerra capitalista de 1914, apesar de ser um quadro sempre com tendências mais revolucionárias do PSI.

    É expulso do PSI por não apoiar a Primeira Grande Guerra e a partir daí funda o Partido Fascista, um partido que se dizia revolucionário e tinha no “squadrismo” a origem da truculência dos partidos fascistas que daí por diante vão ser associados como peça básica da ascensão do fascismo. Como se forma o “squadrismo” e quais as suas condições básicas para existir (a SA nazista copia claramente a ideologia “squadrista”), mas não vou dar idéia para não ensinar a completamente ignorante direita brasileira que pensa que criar “sqadrismo” é simplesmente vestir alguns idiotas de uniforme militar.

    Neste momento é que é o ponto de giro da cabeça de Mussolini, que junto com os Futuristas molda a ideologia fascista com características que não tem a mínima e qualquer semelhança com os golpistas dos dias atuais.

    Il Duce era um personagem complexa tanto pessoalmente como politicamente criado num ambiente totalmente especial que para se reproduzir é praticamente impossível.

    Moro o que que é? Um juizinho de primeira instância que estudou uma ação jurídica na Itália e pretende reproduzi-la da mesma maneira.

    Dizer que “MORO É UM APRENDIZ DE MUSSOLINE” é tão estúpido como a reportagem da Isto É chamando a Presidente Dilma de descontrolada, acho que o Mino Carta, não leu esta reportagem antes de publicar, se ele leu e deixou passar, meus pêsames.

      1. Muito prolixo o comentário!

        Realmente o cometário foi prolixo e elucidou muito o seu ponto de vista.

        Treinasse bastante este tipo de comentário defedendo os vídeos do Bolsonaro dizendo que as mulheres não devem ter licensa maternidade?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador