Morre Mário Morel, autor da primeira reportagem sobre corrupção policial no Rio

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

de O Globo

Blog do Ancelmo Gois

por Jorge Antonio Barros

Morre Mário Morel, o primeiro a mostrar a corrupção na polícia do Rio

Publicado em 03.01.2014

Morreu agora há pouco o grande jornalista Mário Morelm (foto), aos 76 anos, de infarto. Além de ter sido um dos pioneiros do telejornalismo brasileiro, foi também o autor da primeira reportagem que trouxe à tona a corrupção na polícia do Rio de Janeiro, em 1959. Essa reportagem foi publicada na revista “Mundo Ilustrado”, cujo diretor de redação era ninguém menos que Joel Silveira, outro grande jornalista. 

A reportagem de Morel revelou que as delegacias de polícia do Rio tinham “caixinhas”, recolhendo propinas de todas as atividades ilegais na cidade, como jogos clandestinos, aborto, lenocínio e ferro-velho. A matéria resultou numa CPI e na demissão do então chefe de Polícia, general Amaury Kruel.

Natural de Santos, SP, Mário era filho do jornalista Edmar Morel. Ele começou no jornalismo em 1953, aos 16 anos. Na TV, foi pioneiro no telejornalismo no “Jornal de Vanguarda”, com Fernando Barbosa Lima e Walter Clarck. Durante anos dirigiu o “Sem Censura” e outros programas da TVE, de onde saiu desgostoso.

Morel deixa cinco filhos — entre os quais o jornalista e historiador Marco Morel — e oito netos. Ele será sepultado às 16h de amanhã, no Cemitério São João Batista.

Em 2008, Morel deu depoimento ao Centro de Cultura e Memória do Jornalismo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo visto, a corrupcão

    Pelo visto, a corrupcão policial vem de longa data. Lamentável! E inacreditável que de lá para cá, pouca ou quase nada tenha mudado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador