Moscou revive parada lendária de 1941

Do Voz da Rússia

Moscou vai ver réplica da parada lendária de 1941

 

No dia 7 de novembro de 1941 em Moscou, sitiada pelas tropas hitlerianas, foi realizada a parada do Exército Vermelho. Amanhã, em homenagem ao septuagésimo aniversário deste evento lendário, na Praça Vermelha será realizada uma parada – réplica daquele evento da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com os planos do comando hitleriano, Moscou devia ser tomada precisamente neste dia. A evacuação da cidade, que tinha começado ainda a 16 de outubro, engendrou um sem número de boatos. Afirmava-se, inclusive, que Stalin e os seus colaboradores mais próximos tinham deixado a capital. Na realidade, isto não passava de uma desinformação. Aquela parada militar tornou evidente o espírito inquebrantável do exército e a sua vontade firme de vencer. Naquele momento no mundo não havia notícia mais importante do que a informação sobre a parada. A contra-ofensiva das tropas soviéticas na região de Moscou lançou confusão nas hostes nazistas.

Muito tempo passou-se a partir de então mas na Rússia guardam a memória das terríveis provações da Segunda Guerra Mundial. Fala Marina Yaure, secretária de imprensa do Museu do Material de Guerra em Moscou.

A idéia de reconstrução da parada histórica surgiu ainda em janeiro. Durante dez meses foi restabelecido o material técnico de guerra, que tinha sido utilizado na batalha de Moscou. O nosso museu do material de guerra, chefiado atualmente por Vadim Zadorojni, preparou para a parada os tanques ligeiros T – 60 e T – 37, – este último é tanque – anfíbio, destinado para missões de reconhecimento. Além disso, o museu apresentou motocicletas daquela época e um automóvel blindado. Os tanques ligeiros T – 60 irão percorrer a Praça Vermelha pela primeira vez desde aquela parada de 1941.

Depois da conclusão do desfile solene, todos que desejarem poderão ver de perto estes veículos únicos e imaginar, como foi aquela parada lendária de 1941, em Moscou em pé de guerra.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador