O Brasil moderno e o automóvel, uma análise

Autos and Progress – The Brazilian Search for Modernity, de Joel Wolffe

A Oxford University Press  é uma das mas prestigiosas editoras do mundo, geralmente chancela obras de qualidade “scholar”, escritas por especialistas de primeira linha. No livro AUTOS AND PROGRESS- The Brazilian Search for Modernity, de Joel Wolffe, o tema é a relação do Brasil moderno com o automovel, obra de 2010, disponivel na Livraria Cultura, livro bem apresentado, com fotos, 267 paginas.

É uma historia completa da presença dos veiculos autAomotores no Brasil, não só da industria mas tambem da propria ligação dos veiculos  na vida politica, economica, social e cultural brasileira.

Um dos focos do livro é a importancia dos veiculos à combustão no longo processo de integração territorial  do grande Pais, colocando o automovel no centro da formação do Brasil moderno.

O livro reinterpreta a Historia do Brasil vista agora atraves da plataforma automobilistica, incluindo nesse vasto painel o começo da industria, com a Ford e a General Motors chegando pioneiras, depois a Fabrica Nacional de Motores, no Governo Vargas, a seguir a Era JK e a implantação da industria multinacional de automoveis no Brasil, chegando até a ligação do Brasil com a Formula Um.

Nos ultimos anos foram publicados no Brasil dezenas de bons livros sobre o tema mas esta obra tem um gabarito superior, de interpretação historica, vista de fora para dentro, uma rara percepção que talvez nós brasileiros ainda não captamos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador