O corpo do secretário de Hitler cremado

De O Globo

Corpo de secretário particular de Hitler é exumado e cremado para evitar peregrinação de neonazistas

Publicada em 21/07/2011 às 08h34m
O GloboCom agências internacionais

BERLIM – Os restos mortais do secretário particular do ditador nazista Adolf Hitler, Rudolf Hess, foram exumados em uma pequena cidade na Bavária, na Alemanha, depois que seu túmulo se tornou um local de peregrinação para neonazistas. De acordo com o administrador do cemitério, Andreas Fabel, o corpo foi retirado nesta quarta-feira.

Segundo Fabel, os restos mortais do vice-líder do Partido Nazista foram cremados e as cinzas foram depositadas em um lago, cuja localização não foi revelada por autoridades. O administrador garantiu, em entrevista à agência de notícias AP, nesta quinta-feira, que familiares de Hess e autoridades da igreja luterana concordaram com a medida.

Um jornal local explicou que a igreja local decidiu não renovar a concessão familiar de onde estava enterrado Hess para evitar que neonazistas fizessem do túmulo um ponto de encontro durante o aniversário da morte do líder nazista, que se matou no dia 17 de agosto de 1987. Considerado um mártir por jovens de extrema-direita, a data da morte de Hess se tornou um dia comemorativo para neonazistas. Em 2004, por exemplo, 5 mil pessoas se reuniram no cemitério, provocando mal estar entre os moradores de Wunsiedel.

Hess foi capturado em 1941, quando ele saltou de pará-quedas na Escócia em uma missão para negociar a paz entre o Reino Unido e a Alemanha. O plano foi denunciado pelo próprio Hitler, que não concordava com um cessar-fogo. Aos 93 anos, Hess se enforcou em uma prisão de Berlim e foi enterrado no túmulo da família em Wunsiedel, cidade com menos de 10 mil habitantes na Bavária.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/07/21/corpo-de-secretario-particu…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador