Os 100 anos das palavras cruzadas

Sugerido por MiriamL

Do Opera Mundi
 
Palavras cruzadas completam 100 anos hoje
 
Em um domingo, 21 de dezembro de 1913, o jornal “New York World” publicou as “quebra-cabeças de palavras cruzadas”
 
Hieróglifos indecifráveis para uns, um fascinante desafio mental para outros ou apenas entretenimento, as palavras cruzadas completam 100 anos neste sábado (21/12) como um passatempo universal que requer domínio da linguagem, rapidez mental e conhecimento da atualidade. Em um domingo, 21 de dezembro de 1913, o jornal “New York World” publicou as primeiras palavras cruzadas, chamadas então “quebra-cabeças de palavras cruzadas”, obra do jornalista Arthur Wynne, nascido em Liverpool (Reino Unido) e que vivia nos Estados Unidos.
 
Em formato de diamante, tinha 31 definições além de uma palavra já escrita: “Fun” (Diversão), e esta instrução: “preencha os pequenos quadrados com palavras que se encaixam nas seguintes definições”. Embora no final do século XIX já houvesse em vários países europeus algumas tentativas muito incipientes que não tiveram continuidade, a invenção de Wynne reunia todas as características das palavras cruzadas modernas.

O jogo teve sucesso imediato e começou a aparecer constantemente na seção de passatempos da edição dominical do jornal. Outras publicações copiaram a ideia, e em poucos anos as palavras cruzadas ganharam o mundo, gerando com o tempo novas variantes e modalidades.
 
Em 1924, Richard Simon e Lincoln Schuster editaram o primeiro caderno exclusivamente com palavras cruzadas, depois que a tia de Richard, fã do jogo, perguntou ao sobrinho se não existia algum que pudesse dar a uma amiga. Ao perceber que havia um mercado, Simon e seu amigo partiram para a aventura editorial, e o sucesso da dupla foi tão grande que a pequena companhia que criaram acabou se tornando a gigante editora Simon & Schuster.
 
 
A chegada da internet e a crise da imprensa escrita fizeram alguns pensarem que as palavras cruzadas poderiam estar caminhando para o fim. No entanto, alguns jornais disponibilizam o passatempo pela internet e já existem aplicativos para celulares que permitem resolver o enigma sem necessidade de papel.
 
Provavelmente as palavras cruzadas mais famosas do mundo são as do “New York Times”, e o responsável pela seção, Will Shortz, é uma figura reverenciada entre os milhões de praticantes nos Estados Unidos, onde se organizam em grandes torneios.
 
O “NYT” organiza as palavras cruzadas durante a semana com níveis de dificuldade: as segundas-feiras são mais fáceis, e a partir daí a coisa se complica progressivamente até as muito difíceis das sextas-feiras e dos sábados, enquanto as dos domingos são publicadas as de complexidade média. Segundo os especialistas, um dos segredos para conseguir uma boa palavra cruzada é, além de fazer com que as palavras se encaixem, elaborar boas definições, que tenham um nível adequado de dificuldade e acrescentem um pouco de humor ou algum tipo de participação que intrigue os neurônios.
 
O que uma pessoa deve ter para resolver uma palavra cruzada? Além de um bom conhecimento da língua, um interesse em assuntos atuais e ter boas referências culturais. O campeão do torneio mais importante dos Estados Unidos é Daniel Feyer, vencedor das últimas quatro edições e uma autêntica lenda entre os adeptos das disputas na área.
 
Feyer realizou há algumas semanas uma demonstração na sede do “New York Times”, onde resolveu uma das palavras cruzadas mais complexas em 5 minutos e 29 segundos. Em dias normais, o campeão treina resolvendo dez palavras cruzadas simples em dez minutos.
 
Segundo Feyer, para ser um campeão é preciso ter uma mente capaz de reconhecer as palavras antes de ler a definição, reconhecer com poucas letras, algo que segundo ele faz com que músicos, especialistas em computação e matemáticos ganhem com frequência os torneios.
 
As palavras cruzadas percorreram um longo caminho em seus 100 primeiros anos, mas seu inventor, Arthur Wynne, não conseguiu se beneficiar de sua ideia.
 
Segundo sua filha Catherine explicou à emissora “CBS”, o inventor das palavras cruzadas perguntou ao chefe, percebendo o sucesso inicial, se valia à pena patenteá-lo.
 
O editor respondeu que se tratava de “uma moda passageira” e recomendou que Wynne não gastasse o dinheiro na patente, segundo lembra sua filha, e por isso “papai nunca viu um centavo”, desabafou.
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. palavras cruzadas

    Sempre fiz palavras cruzadas.

    A mehor, atualmente, é o desafio Coquetel.

    Parece-me que o virus das organizazões “globo” já infectou a publicação.

    Trata-se de propaganda subliminar da máfia globo(parece-me que propaganda subliminar é crime).

    Se tiverem outras opções, por favor, indiquem.

    1. O nível das cruzadas decaiu muito

      Antigamente havia desenhos fixos (com casas vazias ou cheias marcadas a priori), e o criador das palavras cruzadas nao podia pôr os limites entre as palavras em qualquer lugar. Tb nao se pediam palavras em outras línguas, e nao havia tantas incógnitas sobre nomes de atores, da Globo ou da Tv a Cabo. Nem tantas siglas de coisas absolutamente desconhecidas (uma coisa é uma sigla de uso geral, como MEC, outra é, sei lá, ABC para uma que eu saiba inexistente, mas se existente absolutamente desconhecida, Associaçao Brasileira de Cabeleireiros…).

      E nos desenhos fixos, praticamente todas as letras de uma resposta, salvo às vezes as dos extremos, eram comuns às respostas de outras definiçoes, ou seja, as respostas realmente se cruzavam; agora há respostas com muitas letras que nao sao comuns a mais nenhuma outra; se a gente nao sabe a resposta, nao tem como chegar a ela pelas respostas com que deveria se cruzar. .  

      1. Anarquista, na RECREATIVA vc

        Anarquista, na RECREATIVA vc encontra o que procura. (falta do limite entre as palavras, etc). É muito dif´cil, mas consigo fazer quase todas.  Infelizmente não é fácil encontrar a revista, que nem  propaganda tem  . Eu compro direto  na séde aqui em Poços. O pacotão (acho que com 10 números )  pode ser encomendado pelo correio.

  2. caiu muito

    A escolha dos termos utilizados nas palavras cruzadas do Coquetel está de lascar! Quantidade grande de palavras em inglês, nomes de atores e atrizes, além de palavras que “não cruzam” – tornando o jogo uma verdadeira adivinhação ou rememoração sem pé nem cabeça. Ah, e usam o c cedilha de loção para cruzar, por exemplo, com macarrão, o que não deixa de ser um insulto à língua portuguesa.

    Já as palavras cruzadas da revista especializada A Recreativa são muito boas, a meu ver. Porém, extremamente difíceis, pelo menos para mim. Lá eles põem até Rébus, um tipo de cruzadas com sílabas, desenhos e outras complicações, mas muito bom de jogar.

    1. Eu sempre gostei mais da

      Eu sempre gostei mais da Recreativa, seja pela variedade como pela qualidade e também dificuldade. Mas faz anos que não toco numa revista, não sei se continua como era.

      Curioso que apesar da dificuldade que algumas palavras cruzadas podem apresentar, muitas vezes elas estão mais baseadas num conhecimento “universal e cultural” que se aprenda no dia-a-dia, além do pensamento lógico, é claro, e não necessariamente o tipo de coisa que se aprende na escola e na academia. Digo isso porque minha avó (hoje com quase 80 anos) consegue fazer as cruzadas da Recreativa com relativa facilidade apesar de ter estudado até o que hoje seria quinta série do ensino fundamental.

      Por sinal, a editora está sediada em Poços de Caldas, terra do Nassif. Quem sabe ele tem algum causo para compartilhar?

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador