Os combatentes desaparecidos na Guerra do Vietnã

Do Opera Mundi

Agricultores encontram vala com restos mortais de soldados da Guerra do Vietnã

Corpos de 300 mil combatentes norte-vietnamitas continuam desaparecidos

Enquanto coletavam sucatas em uma plantação de borracha na província de Dong Nai, agricultores vietnamitas encontraram uma vala com restos mortais de pelo menos 20 soldados comunistas mortos durante a Guerra do Vietnã. As informações são da agência internacional Associated Press.

A descoberta foi anunciada nesta terça-feira (25/09) pelo oficial Nguyen Van Phat. De acordo com suas informações, os corpos ainda não foram identificados pelas autoridades do país. Apesar disso, o governo vietnamita supõe que esses soldados teriam sido mortos durante um ataque ao aeroporto em 1969, informou Phat.  


Enterro de restos mortais de soldados não-identificados vítimas da guerra do Vietnã encontrados em vala próximas a Hue 

 

O militar acrescentou que também existiam 17 pares de sandálias e 23 redes no local. 

Mais de três décadas depois do fim da guerra, o paradeiro dos restos mortais de cerca de 300 mil soldados norte-vietnamitas permanece desconhecido. Pelo menos 3 milhões de vietnamitas e 58 mil norte-americanos morreram durante o conflito, que terminou em 1973 com a vitória dos comunistas do Vietnã do Norte. 

No início do mês de junho, o governo do Vietnã permitiu aos Estados Unidos realizarem escavações em três novos locais em busca de restos de soldados norte-americanos. 

Marcas da guerra

A guerra contra os EUA deixou, no entanto, outras marcas e consequências para a sociedade vietnamita, que ainda sofre com as bombas químicas jogadas pelos norte-americanos em seu território. 

Segundo estimativas da Cruz Vermelha, a saúde de pelo menos três milhões de vietnamitas foi afetada em decorrência da exposição à substância do Agente Laranja, que continua presente na cadeia alimentar do país. O elemento tóxico permanece infectando rios, plantas e animais do Vietnã.

(*) – Com agências internacionais

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. parabens

    eu amei isso que voces fizeram alem disso eu estou brincandob de guerra e estou salvando animais com o meu irmao gabriel ferreira cavalcanti e minha prima ana carolina cavalcanti borba guedes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador