Os mais belos prédios desaparecidos de S. Paulo

Por Demarchi

Os mais importantes prédios desaparecidos de S. Paulo

Alguns prédios de grande valor arquitetônico que foram demolidos na cidade de São Paulo (vários outros ficaram de fora). Eu pretendo fazer um artigo sobre cada um deles no meu site http://www.piratininga.org . Também pretendo fazer uma série “prédios demolidos no Rio de Janeiro” em breve. Aguardem!

Palacete Santa Helena

Um dos prédios mais fantásticos já construídos na cidade, sua fachada era repleta de esculturas e foi projetado pelo arquiteto italiano Corberi. Ficava na praça da Sé e foi inaugurado em 1922. No seu interior, além de lojas e escritórios, havia também um cinema cujo interior era tão luxuoso quanto o Teatro Municipal, o Cineteatro Santa Helena.

Foi demolido em 1971, para a construção da estação Sé do metrô, embora acredite-se hoje que sua destruição tenha sido totalmente desnecessária. Brevemente será publicado um livro sobre o Palacete.

Prédio Pirapitingui

Sobre esse prédio muito pouco se sabe. Ficava na esquina da r. Boa Vista com João Brícola, e foi construído no final dos anos 20, tendo sido um dos primeiros da cidade no estilo art decô – e um dos maiores também.

Em 1972 já havia sido demolido, não sei se para a construção da linha norte-sul do metrô ou do anexo do prédio do Banespa (edifício Banespa II), que foi erguido no mesmo lugar do Pirapitingui.

Pavilhões do Parque Anhangabaú

Dois prédios gêmeos construídos na década de 1910 e que faziam parte do plano de remodelação do Anhangabaú concebido pelo urbanista francês Joseph Bouvard. Foram projetados pelo engenheiro agrônomo baiano Samuel das Neves, e por seu filho, o arquiteto formado na Universidade da Filadélfia Cristiano das Neves (o mesmo da Estação Sorocabana/Júlio Prestes), e seu proprietário era o Conde de Prates.

Eram os prédios mais suntuosos da cidade na década de 1910, e sediaram diversas instituições importantes, como a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e o Automóvel Clube. Apesar de seu valor histórico e arquitetônico, o primeiro pavilhão foi demolido no início dos anos 50 para a construção do edifício Conde de Prates, e o segundo no final dos anos 60, tendo sido erguido em seu lugar o edifício Mercantil Finasa.

Clube Comercial


(Centro da foto) Ficava ao lado dos pavilhões do Parque Anhangabaú e seu autor foi o italiano Felisberto Ranzini, principal projetista do escritório Ramos de Azevedo. Foi inaugurado em 1930, e possuía diversos salões de baile, escritórios e lojas, além de ter sediado por algum tempo a Bolsa de Mercadorias. Também foi derrubado no final dos anos 60, para a construção do Edifício Grande São Paulo.

Edifício São Pedro

O edifício São Pedro é o prédio atrás do Teatro Municipal e ao lado do Prédio Glória na foto, ficava na esquina da Barão de Itapetininga com Praça Ramos. Foi demolido no início dos anos 60 para a construção do prédio da Seguradora Brasileira (que depois foi comprada pelo Banco Itaú).

Infelizmente a especulação imobiliária, a falta de respeito pela nossa memória e pela nossa paisagem urbana e a indiferença levaram à destruição de inúmeros monumentos arquitetônicos da cidade de São Paulo. E o pior é que até hoje, prédios da maior relevância continuam a ser destruídos todos os dias. A única maneira de evitar que isso continue acontecendo é fazendo com que a sociedade comece a se interessar e a participar das questões de preservação do nosso patrimônio arquitetônico. Que tal se começarmos agora mesmo? É só se inscrever na lista de discussões  http://br.groups.yahoo.com/group/preservasp/__________________
Irmão do Edmundo
www.piratininga.org http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=274251

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador