Primeira mulher a concorrer à Casa Branca foi, na verdade, uma feminista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Hillary Clinton será a primeira mulher a disputar a presidência dos Estados Unidos por um grande partido, com reais chances de vitória contra Donald Trump. Mas certamente não é a primeira que tentou uma sigla grande. Antes dela, outras cinco mulheres tentaram uma legenda de expressão, mas não não tiveram sucesso. A primeira mulher que, de fato, virou candidata à Casa Branca, mas por um partido pequeno, foi Victoria Woodhul, em 1872, pelo Partido dos Direitos Iguais. Ela levantou a bandeira da participação da mulher na política com direito ao voto.

Favorita, Hillary Clinton não é a primeira mulher a disputar a Casa Branca

Da Revista Brasileiros

A ex-senadora Hillary Clinton teve a sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos oficializada na convenção do Partido Democrata encerrada nesta quinta (28). Advogada nascida em Chicago e formada pela Universidade Yale, mulher do ex-presidente Bill Clinton. Hillary foi senadora (2001-2009) e secretária de Estado (2009-2013). Será a primeira mulher a concorrer à Presidência dos EUA por um grande partido.
Muitas outras mulheres já tentaram concorrer por uma grande legenda. Em 1964, Margaret Chase Smith se lançou no Partido Republicano, sem êxito. Ela foi a primeira mulher eleita para a Câmara e também para o Senado. Em 1972, três  mulheres tentaram o mesmo no Partido Democrata: a ativista negra Shirley Chisolm, a deputada Bella Abzug e a deputada Patsy Takemoto Mink. Neste ano, Carly Fiorina, ex-presidente da Hewlett-Packard, tentou a candidatura pelo Partido Republicano, mas fracassou.

Hillary, contudo, não será a primeira a mulher a tentar o cargo: antes dela, houve 35 candidatas ao cargo, sempre lançadas por partidos pequenos. A primeira delas foi Victoria Claflin Woodhul, em 1872. Ela era líder do movimento em defesa do direito de voto para as mulheres. Ela foi lançada pelo Partido dos Direitos Iguais. Ela foi seguida por Belva Ann Lockwood, em 1884, pelo Partido Nacional dos Direitos Iguais.

Em 1972, Linda Osteen Jenness, aos 31 anos, concorreu contra o presidente republicano Richard Nixon pelo Partido Socialista dos Trabalhadores. Embora fosse jovem demais para se candidatar, ela fez campanha em 25 Estados e obteve 83.380 votos.

O Partido Verde é uma das legendas que mais lançam mulheres: indicou a deputada Cynthia McKinney em 2008. Quatro anos depois, concorreu com Jill Stein, que obteve 469.015 votos. Stein vai disputar mais uma vez neste ano.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador