Ressuscitando o debate sobre a cor de Jesus, via TV americana

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Gilson AS

do Diário do Centro do Mundo

Por Kiko Nogueira

Jesus não era branco: a jornalista americana que ressuscitou o debate sobre a cor da pele de JC

Ele não era assim

A jornalista Megyn Kelly, âncora da Fox, se sentiu ultrajada com um bom artigo no site da Slate. A autora, Aisha Harris, negra, contava como a representação de Papai Noel com um velhinho branco a confundiu na juventude. Megyn não gostou.

“Eu ri e pensei: ‘Oh, isso é ridículo. Mais uma pessoa dizendo que é racista ter um Papai Noel branco’. E, por falar nisso, para todas vocês, crianças, nos vendo em casa, Papai Noel é simplesmente branco. Papai Noel é o que é.”

Ela estendeu suas considerações a Jesus Cristo. “Jesus era branco, também. Ele era uma figura histórica, isso é um fato verificável — como Papai Noel. Só porque algo faz você se sentir desconfortável, não significa que deva mudar. Como você revisa a história e muda Noel de branco para negro?”.

Bem, noves fora o detalhe de que — parem de ler aqui, meninos — Papai Noel não existe, a diatribe de Kelly acabou causando uma certa comoção. O comediante Jon Stewart estranhou o fato de ela se dirigir a crianças num programa de notícias que passa depois das 10 da noite. “Crianças inocentes o suficiente para achar que Papai Noel existe e racistas o bastante para ficar horrorizadas”, disse.

Mas sua assertividade com relação à cor da pele de Jesus lembrou alguns bons momentos da nossa Rachel Sheherazade, a musa da direita evangélica. Especialmente porque há um consenso entre historiadores, hoje, de que, como JC era um judeu do Oriente Médio de 2 mil anos atrás, ele tinha, provavelmente, compleição escura.

O que isso muda? Nada. Deveria?

Em 2001, a BBC produziu um documentário chamado “Filho de Deus”, baseado na descoberta, na Palestina, de um crânio do século I. O estudioso do Novo Testamento Mark Goodacre foi o responsável pelas pesquisas a respeito da aparência do cabelo e da cor da pele daquela pessoa.

“As representações artísticas ao longo dos séculos têm uma variação total de Jesus e nenhuma é acurada”, diz ele. De acordo com Goodacre, o cabelo foi fácil. “Há uma referência em Paulo que diz que é vergonhoso para um homem usar cabelo comprido, de modo que parece quase certo que as pessoas desse período tinham de ter cabelo razoavelmente curto. As representações tradicionais de Jesus com uma longa cabeleira dourada são completamente imprecisas”.

JC segundo a reconstituição de historiadores para a BBC

As primeiras pinturas retratando judeus, que datam do século III, mostram pessoas de pele escura. “Na linguagem contemporânea, é mais seguro falar de Jesus como um ‘homem de cor’, o que significa cor de ‘azeitona’”.

Com o passar dos séculos, surgiu a imagem de JC como um europeu típico. Leonardo da Vinci e Michelangelo consagraram uma figura atlética e vencedora, coerente com o tempo em que igreja conquistava o mundo. Em 1941, o artista Warner Sallman pintou JC como um legítimo americano.

As descobertas da equipe do professor Goodacre, que resultaram num “retrato falado”, foram ignoradas pela igreja católica. No Brasil, qualquer minissérie sobre JC feita pela TV Record tem um ator branco no papel principal — o que é compreensível num país em que não há protagonista negro nem na novela das 6. Neste Natal, o lindão Robert Powell, com seus olhos da cor do Mediterrâneo, estará na TV de novo na velha cinebiografia de Zeffirelli que passa todo Natal.

Uma coisa é certa: se o Jesus histórico aparecesse por aqui, provavelmente seria mal atendido nas lojas do shopping Iguatemi, teria dificuldade de pegar um táxi à noite e a polícia pararia seu carro num cruzamento.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aparência de Jesus

    Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
    Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

    Isaías 53:2-3

  2. A 2000 anos atrás?

    Poderia ter traços latinos se sua família tivesse descendentes italianos ou romanos. Se fosse um autêntico arabe judeu, seus traços seriam de mouro, tipo nassif. Há, nassif não vale, já tem linhagem européia, portuguesa ou espanhola no meio. 

    1. Pior que ser ignorante é se

      Pior que ser ignorante é se FAZER de ignorante. Se Jesus efetivamente for um personagem histórico ele é de uma região de pessoas, não negras, mas morenas, mestiças. O Oriente Médio é uma região com um padrão étnico não branco. 

      A crítca(vou repetir sabendo apenas pata te encher o saco) é por conta da distorção(na realidade racismo não disfarçado) de transformá-lo em branco, lábios fínos e olhos azuis, 

      A comparação com Xangô é apenas uma molecagem da tua parte.

      1. Meu caro Idiota, a minha

        Meu caro Idiota, a minha pergunta já tem a resposta implícita….

        Seria porque Buda é representado por um sujeito com os olhos puxados no Japão e na China, apesar de ele ser Hindu?

        Ou porque todos os deuses dos índios sulamericanos tinham os mesmos traços deles?

        Agora, imagine na Europa Setentrional, em plena Idade Média, com a maioria da população com pele bem clara e olhos também? Como imaginar um deus com traços semitas?

        1. Exatamente.
          É o não debate.

          Exatamente.

          É o não debate. Não existe polêmica. MAs,… jornais tem que ser vendidos. Artigos tem que ser escritos… e etc..

        2. Não queira confundir, senhor

          Não queira confundir, senhor A N A L F A B E T O! Num gesto imenso de boa vontade, mesmo admitindo que no período em que o Cristianismo se alastrou pela Europa a psique do homem comum tenha projetado um “Jesus” branco de olhos azuis, restam as seguintes indagações:

          1) Por que a ICAR, à època detentora de todo o conhecimento não tratou de repor a verdade? Deixou que essa falsa percepção se introjetasse no subconsciente dos europeus brancos ignorantes e incultos(deixados nessa condição por uma Igreja manipuladora). 

          2) Por que esse vezo de cunho RACISTA seguiu adiante e mesmo nos séculos seguintes, com a humanidade resgatada das trevas da Idade Média, persistiu? Inclusive, o que é muito pior, com a conivência da própria Igreja? Tenho certeza, se és cristão, que na representação do Natal na tua casa na manjedoura tem um branco. Minha dúvida e se terá olhos azuis. 

          Antes de escrever besteira pare ao menos um segundo para refletir, meu caríssimo Pranchettttta.

  3. Acho natural que Papai-Noel,

    Acho natural que Papai-Noel, que foi inventado na Europa branca de olhos azuis, tenha nascido e se criado assim, com essas caracterísitcas. Quanto a Jeus Cristo, que não foi um boneco, mas “…SE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NÓS”, a conversa é outra. O mais importante é saber que ele existiu, e que fatos históricos foram capazes de serem relatados, sobretudo pelos seus discípulos. Muito se diz sobre Jesus, na Bíblia, como ele gostar de vinho, de comer cordeiro com os amigos, de usar túnicas e alparcatas, etc. Mas nada existe na bíblia que possa definir a cor da pele de Jesus, quanto mais a cor dos olhos. E isso, pra quem cer em Deus, não tem a menor importância. Agora, pegou muito bem, a meu ver, lá atrás terem questionado o fato de só levarem Jesus a cenas cinematográficas como um homem branco, louro e dos olhos azuis ou verdes. Porque, na verdade, ele até que poderia ter esses traços num determinado filme, e outros em filmes diversos.

    Recordo-me ter assistido ao filme O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS, acho que nos idos 70, no qual Jesus, Maria, José, e todos que participaram do que está escrito nessas páginas da bíblia, eram pessoas absolutamente como qualquer um de nós. O filme saiu em preto e branco. Jesus, lembro-me perfeitamente, era uma figura baixa, com túnica (branca), uma barba longa, como a de quase todos os judeus que ainda vemos hoje em Israel. A sua mãe, era uma senhora gorda, mulher comum demais. Eu adorei aquele filme porque, ao chegar em casa, relendo todo o dito evangelho, verifiquei que nada escapou do texto. Não me recordo quem fez esse filme, mas por certo ele foi feito em preto e branco pra evitar o questionamento sobre a cor de Jesus, entre outas coisas.

  4. Sim

    Jesus, se de fato foi um personagem histórico,  óbviamente não era branco de olhos azuis. Ele também não criou nenhuma religião. Ao contrário, criticou e abandonou a religião dominante em sua região:  o judaísmo.

    1. Marco,
      Será que Jesus

      Marco,

      Será que Jesus abandonou mesmo o Judaísmo? Não me parece. Pelo menos entendo que foi, sim, reformador(lembra da passagem “não vim mudar a Lei,,,,,,,,,,”?). Sua crítica maior ao Judaísmo pelo que posso filtrar foi exatamente seus adeptos não o aceitarem como o Messias. Uma questão central, sim, mas que no geral ele seguia as regras e os rituais do Judaísmo.

      1. Cristo abandonou o Judaismo

        Senhor JB Costa, concordo quando diz que Jesus não abandonou o Judaísmo, mas, em relação à sua opnião de que Ele o criticava por não ter sido aceito como o messias, tenho que discordar. Cristo, como o senhor sabiamente citou, era um reformador. Pretendia reformas nos fundamentos judaicos, para que esses refletissem o modo de vida essênio. Os essenios eram um grupo de cunho político-religioso à época de Jesus, que vivia sobre regras bastante ortodoxas. Por serem semelhantes em vários aspectos, alguns estudiosos afirmam que a doutrina essênia constituiu a base do cristianismo. O que sugere que Cristo tenha, provavelmente, passado parte da infância e da adolescência vivendo entre eles. 

  5. Necessidade Material!

    O que menos interessa é o tipo físico. Se era, branco, negro, judeu, árabe, ariano, extra terrestre ou até mesmo se nunca existiu não interessa! A última teoria é a de que um pensador romano inventou tudo para acalmar o histrionismo religioso da região e tranquilizar o império!

    Na realidade o que ficou de registro foi sua filosofia, suas palavras, por sinal muito parecidas com a de outros iluminados que passaram por esse planetinha, as quais são, em verdade, as soluções para todos os nossos problemas!

    Algumas pessoas precisam ver, ver a face, ver a cor, se é bonito ou feio. A falta de fé e de cérebro precede Tomé!

  6. Não persiste só a

    Não persiste só a desonestidade com relação aos aspectos físicos desse personagem bíblico. A própria “história” de Jesus(se é que existiu mesmo) é recheada de lacunas, 

    O que se sabe de Jesus é muito pouco para se firmar alguma imagem ou mesmo saber o que significou. Um personagem tão expressivo cujos registros do nascimento são vagos; não tem infância, puberdade e mocidade, e que só vai reaparecer já adulto, com trinta anos. 

    É evidente que trata-se de um mito calcado, formado, por tradição oral a partir das grandes civilizações que precederam a Hebraica.

  7. A reconstituição física de um

    A reconstituição física de um judeu de tipo médio naquela época mostra pela imagem da BBC que Jesus Cristo era a cara de Lula. Aliás, como se sabe os portugueses que vieram para o Brasil, como os muitos Silvas, principalmente para o Nordeste, eram judeus convertidos para escaparem da perseguição e morte: eram os cristãos novos.

  8. Cristo bonito

    Assim como devido a estudos antropológicos se sabe que Jesus provavelmente era moreno de escuro a claro, mas não negro, há a crítica sobre o padrão ocidental de beleza em qualquer foto que o descreva… Vejam que pela foto que “rolou” no Face, se vê que ele tinha que ser “ajeitado”, fosse branco, negro ou azul, pois se ele fosse feio ninguém ligaria para ele… Ou sim, ou não?

     

     

    Cristo, existindo ou não, é principalmente a divulgação de uma ideologia teológica e uma proposta de vida… Acredita quem quer!

    Um abraço.

  9. genética

      Yeshua de Nazareth, geneticamente somente poderia ser assemelhado a um arabe, como era comum a todos os habitantes da judéia-samaria, em sua época, ou como ainda são hj. os judeus sefaraditas oriundos do Norte da Africa.

       Assim como é muito estranho, historicamente comentando, que um judeu religioso do século I, que aos 33 anos de idade, não fosse casado e tivesse filhos, e conseguisse ser chamado de “rabi” por seus seguidores.

  10. A mensagem é maior que o mensageiro!

    Não importa se Yeshua Ben Yousseff, um dos avatares da Luz Astral era banto, sudanês, ariano, chinês, japonês, aborígene australiano, o escambau! O que importa é a mensagem: “Ame ao próximo como a ti mesmo”. C’est fini!

     

     

    Aliás, Kung Fu Tze dizia a mesma coisa bem ANTES dele, o que não invalida a iniciativa de Yeshua!

  11. Eu acho que somos massas de

    Eu acho que somos massas de manobra nas mãos  desses supostamentes inteligentes que existe a mais tempo…fomos inticados a acreditar em Papais noel, coelhinho da pascoa ,mula sem cabeça, saci perere, lobisomem,e porque não em Jesus acho sim que por dinheiro eles faria muito mais por eles os Cézares queriam ser chamados de Deus por este povinho que se diz inteligente, mas o povo queria coisa nova e ai a bola da vez foi Jesus..e ai voltaram apagar os impostos via jesus….. ai se passaram dois mil anos…todos pagando dízimos e impostos..de-lhe mais…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador