Setenta anos da Batalha do Golfo de Leyte

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Motta Araujo

https://www.youtube.com/watch?v=Yj5HxdXS7_Y width:700 height:394

Em 23 de outubro de 1944 iniciou-se a maior batalha naval da Historia e que definiu a derrota do Japão na Segunda Guerra. Durou 3 dias e envolveu 800 navios o lado dos Aliados e 67 navios do lado japonês, alem de 500 aviões americanos e australianos e 300 aviões jaoneses.

A Batalha teve quatro diferentes enfrentamentos, foi comandada pelo lado Aliado pelos Almirantes Halsey (3ª Frota) e Kinkaid(7ª Frota)  e pelo lado japonês pelos Almirantes Kurita (Força Central) e Nishimura (Força Sul).

Os Aliados perderam 2.500 combatentes e os japoneses 12.500.

As perdas navais aliadas foram 3 porta aviões, 3 destryers e 200 aviões, as japonesas foram 4 porta aviões,  3 couraçados  e 300 aviões.

Foi a primeira vez que foram usados os famosos “Kamikazes” , aviadores suicidas que se jogavam contra os navios com o avião cheio de explosivos.

A Batalha do Golfo de Leyte definiu a retomada das Filipinas e liquidou com o que restava da Armada Imperial Japonesa, deixando as ilhas do Japão indefesas.

O desdobramento da batalha foi extremamente complexo pelo número de navios envolvidos e no momento das batalhas

Os próprios comandantes tinham dificuldade em acompanhar os desfechos porque o campo eram estreitos e canais entre as ilhas o que dificultava a visibilidade e alem disso os japoneses contavam com aviões baseados em terra.

Foi uma das batalhas definidoras do fim da Segunda Guerra.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pacífico

    pode até definido a guerra no pacifico mas é fato a grande guerra se deu na europa mais precisamente no leste entre

    o grande exercito alemao x exercito soviético.

    1. em ambos os fronts foram decisivos

      A Historia em que nos é ensina no Brasil acerca  remete muito mais sob a perspectiva da frente Europeia. As batalhas no Extremo Oriente são estudados com profunda ênfase até hoje nas grandes escolas marinhas de todo o mundo. Infelizmente, é escassa toda a referência historica dos embates travados nos mares do Pacifico, tão fraticida e tão  decisiva quanto a no terreno do Heartland europeu. A propósito, tiveram que explodir duas bombas atômicas no Ásia para dar cabo ao evento. O êxito soviético na Europa deveu-se, em grande medida, às escolhas estratégicas, tendo em relevo o que se passava em sua parte oriental (a questão do Pacto Nipônico-Sovietivo , de 1941).

       

      1. bombas atomicas

        explodiram as bombas para mostram para a uniao sovietica quem mandava no terreiro.o exercito vermelho estava chegando no japao.recomendo ver a serie do oliver stone “untold history of united states” .

    2. A Segunda Guerra foi mundial,

      A Segunda Guerra foi mundial, tanto que o Japão não se rendeu após o fim da guerra na Europa.

      E a guerra na Europa acabou com a rendição da Alemanha aos Aliados ocidentais em 7 de maio de 1945, na cidade de Reims. Na frente leste ocorreram mais batalhas mas a estrategia era geral, combinada entre todos os inimigos da Alemanha, nunca houve um LADO só lutando contra a Alemanha, como dizia a propaganda do Comintern entre 1946 e 1985. A URSS só conseguiu lutar porque os anglo-americanos bombardearam a Aalemnha dia e noite, todos os dias, desde Abril de 1940 até 2 de Maio de 1945. E a URSS recebeu 16 milhões de toneladas de equipamento belico dos EUA.

      Sem essa de “”a guerra foi ganha no Leste”, o que Stalin mais pedia era a invasão da Normandia.

      1. discordo

        a uniao sovietica estava lutando desde a invasao de seu pais que chegou até moscou,leningrado……sempre na defesa

        até conseguir parar a poderosa maquina de guerra alemã e ser o atacante e chegar a berlim.estados unidos e inglaterra lutava contra 20 formaçoes no maximo e a uniao sovietica contra 200 formaçoes.

  2. Discordo do monumento, muito

    Discordo do monumento, muito mais decisiva foi Midway onde a espanção niponica foi detida e começou a ser revertida, uma marinha imperial no ápice de seu poder confrontou uma marinha estadounidense desfalcada pelo ataque a Pearl Harbor, não fosse a habilidade dos decifradores de códigos os EUA poderiam ter perdido tambem essa batalha, mais ao contrário do Hawai em Midway eles é que contaram com o elemento surpresa, os japoneses perderam 4 porta aviões, uma perda insubstituivel.

  3. A batalha já estava definida antes de começar.

    Na verdade foi o maior ataque kamikase naval de uma guerra. Os navios japoneses sairam do Japão já sabendo que era uma passagem só de ida. Não havia combustivel nos navios para um retorno ao Japão. Desde o momento que os ases da aviação japonesa foram mortos nas batalhas de Midway e no moedor de carne de Guadalcanal que o Japão sabia que seu destino estava selado. O atestado de óbito se deu nas batalhas pela invasão das ilhas de Guam e Saipan, quatro meses antes da batalha no golfo de Leyte, quando ocorreu a batalha aeronaval do Mar das Filipinas e “Grande Caçada aos Perus nas marianas”. Os pilotos japoneses mal treinados (com menos de 100 horas de vôo)  e em aviões obsoletos simplesmente voavam em linha reta e deixavam-se abater como perus nas palavras dos pilotos americanos com mais de 600 horas de vôo. O caça Grumman F6F Hellcat foi o coveiro dos pilotos japoseses. http://tropasearmas.xpg.uol.com.br/Armas-F6F-Hellcat.htm

      1. Mas não definiu nada

        Sem cobertura aérea, os japoneses sabiam que era uma batalha perdida. Podemos considerar então como o grande ataque kamikase naval da guerra do Pacífico.

  4. Os japoneses

    lançaram a isca e Halsey mordeu, deixando a força principal de desembarque dos EUA à mercê dos ‘pagodes’ nipônicos, comandados por Kurita, que tinha a manivela do moedor de carne à sua disposição.

    Quem salvou o dia foram 4 destroieres caça-pau que avançaram contra os encouraçados com determinação suicida, versão norte-americana dos kamikases. Kurita ficou abalado, era pouco determinado e acabou se retirando.

    O Japão queria inflingir baixas consideráveis nos aliados, para tentar uma ‘paz honrosa’. Não deu certo.

  5. Outros “suicidas”, não japoneses

      Alemães: O 5/Kg200 “Leonidas”: destinado a ataques aereos utilizando-se a versão tripulada da “bomba-voadora V-1”, o que nunca foi feito, sua unica ação conhecida, operando como unidade, foram ataques as pontes do Rio Oder, e a “cabeça de ponte de Kustrin”, nos primórdios da Batalha de Berlin.

       2. Sonderkommando Elbe: Pilotos de caça de defesa aerea, que se comprometian a “albaroar”/”chocar-se”, contra bombardeiros inimigos, e assinavam um “termo de sacrificio” antes de suas missões, algumas vitórias aereas foram conseguidas, mas a unidade foi desfeita.

        3. “Taran” – manobra aerea russa de abalroamento de aeronaves inimigas, não necessariamente uma ação “suicida”, mas que em situações normais conduzia a destruição de ambas as aeronaves e morte dos pilotos, foi muito utilizada no inicio dos combates na frente oriental, entre 1941 e 1943.

         4. Alguns autores navais creditam a 1a ação suicida no teatro do Pacifico, não aos japoneses, mas ao Maj. (USMC) Lofton Henderson, que no comando do VMSB-241, durante a batalha de Midway, após ter sua aeronave atingida, tentou lança-la em mergulho, contra o deck do Porta-aviões japonês Hiryu.

         As operações kamikaze, organizadas pelo Alm. Onishi, em 19/10/44, quando tornaram-se efetivamente uma opção tática coordenada, prenunciaram o que seria futuramente, nas décadas seguintes, de como seria a distribuição defensiva de um grupo aeronaval nucleado em Porta-Aviões. 

  6. Batalha decisiva

    “Em 23 de outubro de 1944 iniciou-se a maior batalha naval da Historia e que definiu a derrota do Japão na Segunda Guerra.”

    Se “definiu a derrota”, as duas bombas atômicas lançadas, em agosto de 1945, foram usadas para “pisar e cuspir” no povo japonês?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador