Teste: adivinhe se as manchetes são de 1964 ou de 2016

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Um questionário interativo foi criado com manchetes e títulos de destaque do Correio da Manhã, em 1964, antes do golpe do regime militar que iniciou a ditadura no Brasil, e com trechos do tradicional O Estado de S. Paulo, no dia do ato contra o governo da presidente Dilma Rousseff.
 
Misturados, o jogo produzido pelo PlayBuzz desafia o internauta a tentar diferenciar os editoriais do golpe de 64 e da crise política atual. Teste!
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em 1992 a imprensa também

    Em 1992 a imprensa também disse “Basta!” Foram publicados n editoriais com essas mesmas chamadas – nenhum deles sequer defendeu o governo constituído. Mas por alguma estranha razão ninguém aqui chama a derrubada de Collor de “golpe”. Deve ser porque os golpistas da época são hoje os maiores interessados em manter o status quo.

    1. Engana-se você. Em 1992

      Engana-se você. Em 1992 também houve golpe. Em 64, 92, 2016 é a disputa pelo poder. Acontece que estamos “no hoje”. E gostaria de não repetir Enovos erros. O que ganhamos com o destroçar o Brasil? É golpe sim. E o mote é o mesmo, corrupção e como sempre com comprovação duvidosa. É triste!

      1. Sim, tudo indica que estamos

        Sim, tudo indica que estamos caminhando mais uma vez para um Globo-golpe. A ideia de corrupção é implantada nas mentes e corações do povo. É uma idéia totalmente distorcida, pois nem em 54, nem 64 houve qualquer apuração depois que os Srs. do poder, juntamente com a classe média burra e ignorante da historia, passaram os seus Átos – Ai 1,2 ,3, 4, 5Aí, sim, passaram a cassar todos os Átos´dos outros Governantes, como agora estão tentando fazer e a caçar os filhos dessa mesma classe que os apoiou.

  2. Riso triste

    Comecei a rir a medida que lia os trechos escolhidos e não conseguia saber se eram de 64 ou 16. Mas é um riso triste, de ver que a midia não evoluiu nada de la pra la. A parte pelo vocabulario um pouco mais rebuscado nas manchetes de 64, é dificil verificar alguma diferença. Tanto João Goulart quando Dilma Rousseff são acusados das mesmas coisas, da mesma incompetência econômica e seus governos tratados de corruptos.

    Quem dera a massa tivesse acesso a informações mais proximo da realidade politica. Mas esta dificil, com tantas declarações que deformam a realidade e discursos moralistas.

    1. Analise linguistica

      Nao sabia que os itens nao aceitavam uma mudanca de botao e apertei um botao errado, portanto so consegui 8 acertos.  Como minha analise eh linguistica, tao aqui algumas dicas pra voce, Maria Luisa.  Como estou recriando meu arrazoado talvez ja nao tenha 9 acertos:

      1-Primeira.  Indecidivel pois a linguagem nao tem trairagem.  Nao lembro o que eu respondi.

      2-O “tanto/como” nao eh construcao normal nos 60 e eh meio, digamos, sofrivel.  Analfabeto de hoje.

      3-“HA TEMPOS???”.  Analfabeto de hoje.  “Pesquisas de opiniao”?!?!  Analfabeto de hoje.

      4-“Inexequiveis”.  Quem clamaria suporte publico nos anos 60 nao usaria uma palavra que nao era conhecida por 90 por cento da populacao.  E ainda por cima, o excesso de virgulas eh de hoje -a virgula brasileira eh uma aberracao a nivel mundial, cuide se, trate se, tome injecao que seja, mas NAO a use dessa maneira.  Porem…  minha literatura espirita ja era virgulamente aberrante em 1975 que seja.  Entre virgulas aberrantes de decadas de idade e “inexequiveis”, fico com o “inexequiveis”.  Eh de hoje.

      5-Palavreado antiquado, unica virgula errada, porem “brasileiros de bem” eh construcao de elite tentanto aliciar para o seu lado populacao de pobres.  Eh de hoje.

      6-Virgula errada, palavreado antiquado, nenhum alarme linguistico. Velharia.

      7-DESGOVERNO?  Eh palavra de hoje de “espirituosos” que contam piada de papagaio e tao pensando que ta abafando.

      8-Palavreado antiquado (destemperados?), nenhuma virgula errada.  Velharia.

      9-Virgula errada.  Indecidivel linguisticamente:  nao sei o que apertei mas acho que foi velharia.

      10-“Poderia ter evitado se tivesse a grandeza de ter tido”.   Tempo verbal complexo demais pra coxinha  Ninguem fala assim hoje.  Votei por velharia

      11-Evidentemente que eh ambos.

      1. Minha análise também foi de

        Minha análise também foi de nível linguístico. 8 em 10 pela forma em que foram escritas,  de resto as ideias são as mesmas…

        1. palavras

          No meu caso não foi bem uma análise. Mas reparei em alguns detalhes. A palavra “desgoverno” é de nossos tempos, e a mania de inverter a ordem do verbo quando o objeto direto é “nada” virou uma marca do antipetismo. Governo que nada fez, pessoas que nada são, e por aí vai. Acertei 9.

  3. Assustador

    Quão semelhantes as estratégias midiáticas para influenciar a mentalidade da população pela força do discurso. Uma democracia pode subverter facilmente e isso é assustador. 9/11

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador