Jornal americano compara House of Cards com Brasil em 2016

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Entre os maiores fans da série norte-americana, House of Cards, estão os brasileiros. Mas além da relação de sucesso da temporada com o Brasil, o drama político de ficção atravessa as comparações. 
 
O site dos Estados Unidos Americas Quarterly se inspirou em uma reportagem do jornal Nexo para fazer uma brincadeira no formato de quiz, de perguntas e respostas, para provar as semelhanças do que ocorreu em Brasília em 2016 com a ficção.
 
O jogo interativo que brinca com a realidade do Americas Quarterly pode ser acessado aqui. Abaixo, reproduzimos a reportagem original do Nexo.
 
Sugerido por Manu Guitars
 
Do Nexo
 
Aconteceu em Brasília ou em ‘House of Cards’?
 
Série política, que estreia sua quarta temporada no próximo dia 4 de março, é frequentemente comparada a cenário brasileiro

A quarta temporada de “House of Cards”, série política produzida pela Netflix, vai ao ar no dia 4 de março. O ardiloso Frank Underwood (interpretado por Kevin Spacey), agora no cargo de presidente dos EUA, está em campanha para reeleição e deve bombardear os fãs da série com suas frases de efeito cheias de sarcasmo ditas em segredo para as câmeras. O político deve, no entanto, enfrentar as consequências de tantas inimizades feitas ao longos dos últimos três anos em sua escalada pelo poder.

Com seu enredo voltado aos bastidores da política, a série ganhou a atenção no Brasil, onde – motivado pelo conturbado momento político – seus personagens acabaram se tornando não raramente alvos de comparação com membros reais da política em Brasília.

Mas será que as comparações procedem? Tem muito de Brasília em “House of Cards” ou vice-versa? Desafiamos você a descobrir quais dos fatos abaixo se referem a fatos ocorridos em Brasília, quais estão no roteiro da série de ficção e quais deles aconteceram nos dois:

Faça o teste aqui.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Impreciso

    O jornal fez um comentário impreciso.

    A política brasileira, mormente os golpistas do PSDB/PMDB e a corja que os rodeia, é muito pior que House of Cards… 

  2. Não me surpreenderia

    se os essa turma que assumiu após o golpe se inspirasse nas ideias da série, como a da reforma do ensino por MP. Coincidentemente assisti as versões inglesa e da Netflix na época do impeachment e já havia notado a semelhança. Dada a cronologia, acho até provável esse absurdo.

  3. O site que você menciona
    O site que você menciona pertence a um famoso think tank da direita imperialista americano chamado AS COA.
    Você sabe o que um think tank? como funciona as estruturas visíveis
    e invisíveis? O que eles fazem?
    Fica a dica.

  4. Nassif
    House of Cards é teen

    Nassif

    House of Cards é teen perto do que acontece por aqui!

    Ja imaginou Frank Underwood usando a mesoclise !!!!

  5. Mas que idiotice

    É óbvio que vão comparar. O lixo enlatado do netflix foi feito sob medida pra influenciar a politica do Brasil. Não atoa são eles que estão produzindo o seriado Lixo a jato.

  6. E melhore esse site. A

    E melhore esse site. A tecnologia dele é muito ruim e arcaica pela quantidade de visita e propaganda que vocês vendem. Tá na hora de entrar na era da tecnologia e parar de ser só replicador (como essa “noticia” do netflix).

  7. Eu acho mais parecido com

    Eu acho mais parecido com Harry Potter. Tem Aquele Que Não Vale a Pena Ser Nomeado e também Aquele Que Não Pode Ser Delatado. Tem até o Presidente Umbridge e a jornalista que distorce tudo Rita (Me)Skeeter.

    House of Cards é realista demais, a nossa situação é bem mais sobrenatural.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador