Em ‘homenagem’ a elas, Senado coloca mulheres na cozinha

Jornal GGN – O Senado Federal é moderno. Progressista. Atento às demandas dos movimentos sociais. Sensível. E encontrou uma forma de prestar homenagem às mulheres neste 8 de março: uma belíssima oficina de culinária!

É isso mesmo! A homenagem dos senadores às suas servidoras do sexo feminino é coloca-las na cozinha. Reforçando os estereótipos das funções sociais dos gêneros.

Dessa vez a Câmara dos Deputados foi mais feliz. Propôs um curso “Gênero e Atuação Legislativa”.

Porque lugar de mulher… é na política.

Enviado por Nilva de Souza

Em homenagem ao Dia da Mulher, o Senado Federal oferece oficina de culinária

Por Grasielle Castro

Do Brasil Post

Em homenagem ao Dia da Mulher, o Senado Federal anunciou na sua página interna para servidores que oferecerá oficina de culinária, intitulada Pão da Paz Interior. A mensagem irritou algumas servidoras, que consideraram a ~homenagem~ machista.

O assunto rendeu no Facebook. O problema, segundo uma funcionária da Casa, não é a oficina em si, mas o direcionamento dado ao público feminino. “Achei que no fundo tiveram boa intenção, mas faltou bom senso para identificar práticas machistas e papéis sociais. Ficou claro que estão tão acostumados com o papel mulher-cozinha que não perceberam a sutileza”, comentou.

Na página de apresentação da oficina, o Senado diz ainda que “durante o processo de produção, haverá uma analogia sobre a importância do trabalho em equipe e a necessidade de manter o equilíbrio emocional para o bom desenvolvimento das relações interpessoais”. Para a funcionária, essa descrição é revoltante por considerarem que as mulheres precisam acalmar os ânimos.

Questionado sobre o curso de culinária ligando a mulher à cozinha, o Senado respondeu que desenvolve ao longo de todo ano atividades voltadas aos servidores sem distinção de gênero. Argumentou ainda que a oficina de preparação de pães e aberta a homens e mulheres e que os treinamentos gastronômicos são os mais procurados.

A Casa também acrescentou que homenageará as 30 servidoras com maior tempo de serviço e veiculará uma série de matérias destacando o papel feminino em postos importantes de comando da instituição.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eita, também não vamos

    Eita, também não vamos exagerar, né? Há mulheres que gostam de cozinhar, uai! Só acho que eles poderiam além do curso de culinária, oferecerem também e ao mesmo tempo, um curso de troca de pneus de carro, ônibus, caminhão, trator…

  2. O curso de culinaria esta aberto aos homens da casa?

    Ta bom, Malu, ha muita gente que gosta de cozinhar. Mas oferecer essa homenagem numa data em que o intento é justamente retirar a mulher dos esteriotipos que a ela foram impostos durante séculos é brincadeira de mau gosto!

  3. Por favor,avisem-me quando

    Por favor,avisem-me quando forem abertas inscrições para a  hipotética Oficina de Ètica no Trato da Coisa Pùblica

    ou então da Oficina de Como Economizar com Mordomias.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador