Atividade econômica desacelera no primeiro trimestre

A atividade econômica no país apresentou retração de 0,11%, em março, na comparação com fevereiro. É o que indica o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (16).

Apesar do resultado no primeiro trimestre do ano, a economia brasileira acumula expansão de 0,29%, na comparação com os últimos três meses de 2013. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, foi registrado crescimento de 1,56%, de acordo com os dados sem ajustes já que são períodos iguais na comparação.

Em março deste ano, contra igual mês de 2013, houve queda de 0,09%. Em 12 meses encerrados em março, a expansão ficou em 2,46%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Preocupante

    Mais do que ver o acumulado nos 12 meses, que mostra um crescimento de 2,46%, o que preocupa é a tendência de redução no ritmo de crescimento.

    A atividade do trimestre ficou 1,56% acima do mesmo período do ano passado, bem menor portanto do que o acumulado nos dozes meses. Pior ainda, não só março ficou menor do que fevereiro, mas ficou estagnado com relação ao ano anterior.

    Ou seja a tendência é claramente de baixa, e isso não pode deixar de preocupar.

    Vamos ver como fica o segundo semestre; poderemos ter aumento em alguns serviços ligados ao evento da Copa, mas o risco que é para a economia como um todo as eleições sejam um evento perturbador, com influência negativa sobre a atividade econômica – afinal ela introduz um fator de incerteza que é o que o setor privado mais odeia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador