Energia elétrica impulsiona inflação oficial na prévia de julho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Brasil

Energia elétrica impulsiona inflação oficial na prévia de julho

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

O aumento médio de 6,77% no custo da energia elétrica no país foi o principal responsável pela inflação de 0,64% registrada pela prévia de julho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o IPCA-15. Entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho (período de apuração da pesquisa), houve reajustes da tarifas nas concessionárias de São Paulo, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Segundo o IBGE, o custo com habitação, que subiu 1,99%, foi puxado também por aumentos de preço do gás de botijão (1,36%), gás encanado (1,24%) e tarifa de esgoto (1,27%).

Outros grupos de despesa que influenciaram a prévia de julho da inflação oficial foram os alimentos, com taxa de 0,61%, e os transportes, com alta de preços de 0,79%.

O aumento de preços dos alimentos foi puxado por produtos como leite longa vida (18,3%), frango inteiro (6,69%), frango em pedaços (4,11%), arroz (3,15%), pão francês (2,58%) e carne (1,1%). Por outro lado, alimentos que tinham sentido uma alta de preços na prévia de junho devido à greve dos caminhoneiros, desta vez tiveram deflação: batata-inglesa (24,8%), tomate (23,57%), cebola (21,37%), hortaliças (7,63%) e frutas (5,24%).

A inflação dos transportes foi influenciada bastante pelo aumento da passagem aérea (45,05%). Os combustíveis, que haviam tido alta de 5,94% em junho, tiveram deflação de 0,57%, por causa da queda de preços do óleo diesel (6,29%), etanol (0,78%) e gasolina (0,37%).

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 40 ANOS DE REDEMOCRACIA E PRIVATARIAS. ERA PARA ESTE RESULTADO

    Então pegamos Preços Controlados, que supostamente deveriam ser ‘controlados’. Sobre Tarifas de Serviços que deveriam ser Públicos e tornaram-se Bilionários Negócios e Lucros Estrangeiros, e estes Preços IMPULSIONAM a Inflação. Que por sua vez é repassada a estas Tarifas e realimentam a Inflação. Num Circulo Vicioso extraordinariamente lucrativo para tais Empresas. Que Negócio Fantástico que fizemos com nossas Empresas e Economia?!! SOMOS DE UMA ESPERTEZA QUADRÚPEDE !!!!! Nosso Inigualáveis Recursos Naturais, que deveriam produzir Custos de Vida Baixissimos, Alta Competitividade de nosso Parque Industrial, Milhares de Empregos Altamente Remunerados e Excepcional Qualidade de Vida são transformados em produtos e commodities internacionais que pagamos absurdamente em preços caros e extorsivos. Somos extorquidos pelo que é nosso. SOMOS LUNÁTICOS!!! Nosso território e Economia funcionam para manter Nababesca Elite Pública parasitando AGÊNCIAS REGULADORAS, que deveriam defender Interesses Brasileiros e de seus Cidadãos. E pelo contrário, defendem Interesses Privataristas. Diretorias de Estatais que se tornaram de Capital Misto, Ministérios, Cargos Indicados,… A manutenção de altas tarifas e inigualável lucratividade alimenta esta rede mafiosa, que usa do Estado para proteger seus interesses. Mas ainda tem o pior. EMPRESAS BRASILEIRAS, Soberanas, Gigantescas, que produzem bilionários fluxos de Capital poderiam ser pulverizadas em milhões e milhões de Ações distribuídas entre a População Brasileira, que negociaria em Bolsa de Valores Nacional. Nossos farsantes AntiCapitalismo e AntiCapitalistas não permitem. E acabar com a Indústria da Pobreza? Mas juram que a combatem. Porém fazem exatamente isto em Bolsa de Valores Internacionais, onde MultiNacionais Estrangeiras beneficiadas podem controlar seu Capital e suas Leis. Além desta Casta Política poder ser parte dos Acionistas destas Estatais sem a necessidade de aparecerem. É o milagre de S / A’s em território estrangeiro. Somos roubados duplamente. Escravos de nossas riquezas e nossas empresas, sem ser donos do que é nosso. Somos muito rasos, principiantes e amadores. Entre outros defeitos. Não à toa, não somos a terra da Matemática ou Engenharia. Mas a terra das ciências sociais. Livremo-nos dos nossos próprios tropeços. É muita imbecilidade.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador