FGV: cai percepção do consumidor sobre mercado de trabalho

 

Jornal GGN – O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), medido pela Fundação Getúlio Vargas recuou 0,6% entre junho e julho deste ano. Esse é o quarto resultado negativo consecutivo do índice, que avalia a percepção do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (8).

De acordo com a FGV, o resultado sinaliza uma piora das condições do mercado de trabalho no país. Entre as quatro classes de renda cosideradas pela pesquisa, a principal contribuição para o desempenho negativo do ICD veio da classe de consumidores com renda até R$ 2.100, que desceu 1,4%.

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), outro índice da FGV que antecipa tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base em entrevistas a consumidores e empresários da indústria e do setor de serviços, também teve piora: queda de 1,6% entre junho e julho passados.
 
Segundo os analistas da Fundação Getúlio Vargas, os componentes que mais contribuíram para a queda do Iaemp foram o grau de otimismo dos empresários da indústria em relação à tendência dos negócios nos seis meses seguintes (-8,8%) e o grau de satisfação desses empresários com a situação atual (-8,4%).
 
Redação

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